Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Encerramento do ano letivo: 9 dicas de como organizar

Encerramento do ano letivo: 9 dicas de como organizar

2 maio 2023
4 min
Post modificado em:
2/5/2023

Como se preparar para o encerramento do ano letivo? Compartilhamos dicas que vão fazer toda diferença no planejamento da sua escola. Confira:

Por que é importante planejar o encerramento do ano letivo?

A rotina da escola é muito movimentada, com uma variedade de atividades acontecendo ao mesmo tempo no calendário escolar. Durante todo o ano, ela fica repleta de movimento, com estudantes e educadores circulando pelas suas salas e corredores.

Mas isso tudo acaba com a chegada do final do ano, certo? Ainda não! O movimento da escola não para por aí! Engana-se quem pensa que o encerramento do período letivo equivale ao fim das atividades. Há ainda muito a realizar!

Para se antecipar e não deixar coisas importantes passarem no fechamento do ano escolar, é preciso organização e planejamento prévio.

Como sabemos, educar é um processo e os finais alimentam novos começos. O encerramento do ano letivo é simbólico: é um momento de finalização, de balanço, mas também de semear novos inícios.

Além disso, com o planejamento, há mais garantia de que todos os agentes da comunidade escolar sejam contemplados. Logo, estudantes, professores e famílias se sentirão muito mais valorizados ao fim do ano.

O papel da gestão no encerramento do ano letivo

Os gestores têm um papel muito importante no encerramento do ano escolar. Enquanto estudantes e professores finalizam atividades e trabalho escolar em sala de aula, é da gestão a responsabilidade de organizar relatórios, culminâncias, documentação e outros.

Com o planejamento antecipado da gestão, os recursos para cada atividade são levantados e alocados. Isso dá tempo de priorizar o que é mais significativo e até de reavaliar alternativas quando necessário. Vale a pena não deixar para a última hora!

Uma dica é considerar as atividades de encerramento já no planejamento do início do ano letivo. Assim como calendarizar todas as ações importantes, deixando alguns espaços para flexibilizações e alterações de rotas.

Dentre as responsabilidades da gestão na preparação do final ano letivo, está também a de delegar atividades para sua equipe. Por exemplo: a última reunião de pais, último plantão pedagógico do ano, confraternização com as famílias e mais!

Organizar um final de ano especial na escola, que contemple aspectos pedagógicos, valorize famílias e funcionários é fundamental para uma boa gestão escolar.

Dicas para gestão no encerramento do ano letivo

Vimos que o encerramento do ano letivo contempla uma diversidade de atividades e detalhes que a equipe gestora precisará olhar de perto.

Para planificar bem o final de ano, o que é preciso mapear? Compartilhamos nove dicas para apoiar a gestão no momento da organização. Veja a seguir:

1 - Organize as avaliações finais da escola e o conselho de classe

As últimas avaliações de recuperação e as provas finais acontecem sempre no final do ano letivo. Essas datas devem ser consideradas em calendário desde o início do ano.

Além disso, é nesse período que o último conselho de classe também acontece. É o conselho responsável pelo balanço dos resultados do ano e discussão de casos específicos de estudantes.

A depender da situação, avalia-se se estudantes que ainda não alcançaram média de aprovação devem reprovar ou não. É uma avaliação delicada e o momento pede muita atenção.

Por isso, cabe à gestão e sua equipe a organização dos detalhes de cada um desses momentos da escola. É preciso reservar dias do calendário e assegurar a estrutura necessária para que tudo funcione bem.

2 - Converse com a equipe sobre o ano que termina

Depois de um ano intenso de atividades, nada melhor do que conversar com a equipe de educadores e funcionários para avaliar o que funcionou bem e o que pode melhorar.

É hora de avaliar infraestrutura, utilização dos espaços, dinâmicas de reuniões, quantidade de encontros e outros aspectos importantes do cotidiano escolar. Eles funcionaram bem ao longo do ano? O que deve continuar e o que modificar?

A depender do tamanho da escola, a conversa pode acontecer de formas bem diferentes. Podem ser reuniões por áreas e coordenações, grupos de trabalho ou ainda com toda a equipe reunida.

Aqui o mais importante é fortalecer o espaço de escuta. Além de levar em conta as observações e avaliações de professores e funcionários na melhoria dos processos de gestão escolar.

3 - Revisite o histórico de documentação e organize o que for mais importante

Ao longo do ano, a escola absorve e gera muitos dados e documentos. São registros de atividades pedagógicas, históricos, fichas de matrícula, dentre outros.

O encerramento do ano letivo é um momento importante também para revisar esses documentos. Com apoio da equipe, é preciso avaliar o que deve permanecer no registro da escola e o que pode ser descartado.

É a hora também de checar se todos os diários de classes, históricos de alunos, relatórios foram entregues à Secretaria. Caso falte algum documento, ainda dará tempo de localizá-los e organizá-los da melhor forma possível.

4 - Faça uma análise do ano letivo que está terminando

O tempo passa muito rápido na escola! E o encerramento do ano letivo é também um período de balanço geral.

Cabe à gestão analisar as experiências e resultados do ano de forma estruturada. Além de condensar tudo de modo que a equipe possa acessar quando necessário. Gestor, que tal produzir um relatório das ações desenvolvidas na escola durante o ano?

Quais foram os pontos positivos e negativos das principais atividades? O projeto político pedagógico está sendo aplicado no dia a dia? Quais as abordagens pedagógicas mais potencializaram a aprendizagem ao longo do ano?

Para que o relatório seja bem assertivo, lembre-se: é importante fazer registros e gerar dados das atividades no período em que forem realizadas. No fim, tudo o que for relevante deve ser considerado na análise final da gestão.

5 - Prepare a escola para o período de matrícula

Geralmente, a campanha de matrícula começa antes do encerramento do período letivo de fato. Prática essencial, ela ajuda a reter estudantes, conquistar novos alunos e manter a escola funcionando.

Para que ela seja eficiente, a gestão deve levar em conta:

  • Preparação da equipe para atuar na campanha;
  • Análises quantitativas, com metas de matrícula e retenção;
  • Levantamento dos números de matrículas disponíveis;
  • Calendarização do período de campanha, com espaço para prorrogação se preciso;
  • Divulgação nas redes sociais e canais de comunicação do período de rematrícula;
  • Ações especiais de matrícula;

Com atenção a esses pontos e ao contexto da escola, essa etapa pode acontecer de forma mais tranquila e organizada.

6 - Elabore um plano de gestão para o próximo ano

Com base no feedback das equipes e na análise do ano que termina, chegou a hora de elaborar um plano de gestão para o próximo ano escolar.

O que deve constar nesse plano de ação? Ele deve priorizar tudo que funcionou na escola e que deve continuar sendo valorizado. Além disso, precisa incluir também ajustes de rotas e algumas novidades.

O plano não precisa ser seguido com rigor absoluto, mas deve pautar ações e guiar o planejamento escolar para o ano seguinte.

7 - Organize uma mostra com trabalhos e momentos marcantes do ano

O objetivo principal da escola é promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Ao longo do ano, muitas atividades especiais acontecem em cada turma e etapa escolar, com produções impressionantes!

Para valorizar o caminho trilhado, uma dica é realizar uma mostra de trabalhos e momentos marcantes do ano letivo. Esse momento pode contar com registros de atividades, com produções artísticas e científicas das turmas, registros fotográficos e em vídeo, e muito mais.

Convide toda a comunidade para visitar! É uma forma de valorizar cada estudante e educador que vivencia a escola e celebrar as conquistas daquele ano letivo. Nenhum ano é igual ao outro!

8 - Faça uma confraternização com estudantes e famílias e também com professores e funcionários

A escola é construída por muitas pessoas! Estudantes, familiares, professores, funcionários das mais diferentes áreas: todos são muito importantes para a escola!

No encerramento do ano letivo, algo que não pode faltar é festa. Primeiramente, organize a confraternização com estudantes e famílias com apoio e participação de dos funcionários da escola.

Depois, cabe à gestão também organizar um momento específico de confraternização com a equipe, reunindo aqueles que trabalham e constroem diariamente a escola.

Lembre-se de prever recursos e reservar datas para esses momentos de confraternização desde o início do ano letivo. Assim, todos podem também reservar a data e garantir presença no encontro.

9 - Compartilhe uma mensagem especial de encerramento

Antes de encerrar oficialmente o ano letivo, prepare uma mensagem especial para a comunidade escolar.

Ela pode retomar momentos marcantes do ano ou ainda reforçar mensagens positivas sobre a escola e o ano que passou. É um momento para agradecer a todos e fortalecer os laços de afeto.

Compartilhe a mensagem nas redes sociais da escola, nos canais de comunicação ou ainda em cartões personalizados físicos ou digitais para as famílias, estudantes e educadores. Educar também é emocionar e afetar!


Gestor, esperamos que esse conteúdo possa apoiar o encerramento do ano letivo na sua escola. Temos certeza que ajudará também na preparação para o próximo ano letivo.

Para aprofundar e inspirar novas ideias, veja também um checklist de volta às aulas. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Dicas para começar o seu ano letivo com o pé direito

Começar o ano letivo da maneira certa é essencial para alunos, professores e para a gestão escolar. Confira cinco dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Continuar
Gestão Escolar

Como trabalhar a saúde mental na escola: 7 dicas práticas

Você sabe por que e como trabalhar a saúde mental na escola? Conheça o importante papel das instituições de ensino e confira 7 dicas práticas.

Continuar