Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Quais são os desafios da gestão do cotidiano escolar?

Quais são os desafios da gestão do cotidiano escolar?

17 jan 2023
4 min
Post modificado em:
17/1/2023

Neste texto destacamos os principais desafios da gestão do cotidiano escolar e os aspectos que toda liderança deve considerar. Confira!

O que é gestão do cotidiano escolar?

A gestão do cotidiano escolar envolve a capacidade de planejar e mobilizar recursos, meios, tecnologias e esforço humano com o objetivo de contribuir para a aprendizagem dos estudantes.

Para a doutora em educação Heloísa Luck, em seu livro Dimensão escolar e suas competências, a gestão do cotidiano escolar é:

“[...] o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas para a implementação de seu projeto político-pedagógico, compromissado com os princípios da democracia e com os métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo (soluções próprias, no âmbito de suas competências), de participação e compartilhamento (tomada de decisões conjunta e efetivação de resultados) e autocontrole (acompanhamento e avaliação com retorno de informações).” (Lück, 2009, p. 24)

Em outras palavras, isso significa elaborar um plano pedagógico eficiente que traga o estudante para o centro da aprendizagem. É preciso ainda pensar em desenvolver autonomia, competências para a cidadania e atuação em sociedade.  

A gestão do cotidiano escolar precisa, ainda, considerar a individualidade dos alunos. Assim, a escola terá práticas que fazem sentido no dia a dia escolar, aliando a prática e a teoria.

guia de rematrícula escolar
Guia completo

Passo a passo para a campanha de rematrícula!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar em uma campanha de rematrícula de sucesso.

Baixe agora!

Qual a importância da gestão do cotidiano escolar?

Para Heloísa Luck, é no cotidiano que acontecem as práticas, as relações, os conflitos, e os episódios rotineiros.

É nele que estão as regularidades, práticas repetidas, sem regras explícitas que muitas vezes não são questionadas. É no estudo do cotidiano que se faz possível conhecer de fato a realidade da escola.

Assim, a importância da gestão do cotidiano escolar está na sensibilidade de pensar todos esses aspectos e considerá-los para suas análises e decisões.

É  imprescindível que uma liderança tenha sensibilidade para enxergar essas nuances. Assim, será possível aperfeiçoar processos. Afinal, irá pensar em como esse dia a dia traduz os empasses e dificulta o alcance das metas a longo prazo.

É na gestão do cotidiano que o gestor justifica a missão e valores da escola. O porquê ela existe e seu propósito naquela região em que está inserida. Além das perspectivas e os princípios básicos que norteiam as ações da escola são repensados e revalidados.

A importância da gestão do cotidiano escolar está também na construção e implantação dos projetos pedagógicos. Além da escolha de recursos tecnológicos e outras ações que vão ao encontro das necessidades de aprendizagem dos estudantes.

Quais os desafios da gestão escolar?

Veja abaixo alguns dos principais desafios da gestão do cotidiano escolar:

Atentar-se ao contexto regional

É fundamental buscar entender a região a que pertence a escola, aproximar-se dos moradores e das ações promovidas pela comunidade. Compreender as problemáticas sociais e estabelecer parcerias com instituições locais pode contribuir para que os alunos conheçam sua própria comunidade e se envolvam com ela.

Mas, para além disso, o desafio de estar conectado ao contexto regional da escola tem a ver com conhecer os próprios alunos, prever e entender suas dificuldades.

Acompanhar dados e planejar

Analisar e sistematizar os dados da escola são grandes desafios da gestão do cotidiano escolar.

Além de exigir organização, esse processo demanda constância e métodos. Só assim serão extraídas as informações necessárias para o acompanhamento do desempenho dos alunos. Além de verificar a qualidade de ensino dos educadores.

Os dados produzidos pela escola são essenciais para apoiar nas estratégias elaboradas, cumprir as ações previstas  no calendário escolar e as metas do ano.

Promover um ambiente educacional harmonioso

Um outro desafio da gestão do cotidiano escolar é manter a harmonia entre pais, professores, colaboradores e alunos. É preciso mediar conflitos e fazer com que todos estejam atentos e dedicados.

Para isso, é necessário criar um ambiente saudável e acolhedor. De modo que todos se sintam parte, tenham as suas demandas ouvidas e seu trabalho reconhecido.

Desse modo, oportunizar reuniões periódicas com sua equipe é o caminho para tornar a escola cada vez mais inclusiva e harmoniosa. Além de manter uma postura aberta para feedbacks e opiniões.

Na  gestão do cotidiano escolar deve-se também estar aberto ao feedback dos alunos. É essencial acolher  a perspectiva dos estudantes sobre a qualidade das aulas, as dificuldades no aprendizado, e os conflitos com os demais estudantes e professores. Afinal, são informações que podem influenciar a tomada de decisão e a projeção de mudanças.

Valorizar os membros da equipe

É fundamental valorizar e reconhecer o trabalho dos membros da equipe. Assim como desafiá-los em novas atuações, espaços e tarefas, dando oportunidade para que se desenvolvam.

Isso significa também estimular a formação continuada. O incentivo material e de tempo são essenciais para que o professor se sinta encorajado para buscar novos conhecimentos.

Estimular a participação das famílias

Sabemos que o engajamento das famílias impacta diretamente no rendimento escolar dos alunos.

Por isso, no cotidiano da gestão escolar, é indispensável buscar formas para manter o engajamento das famílias. Isso se faz a partir de uma comunicação transparente e o reforço contínuo da importância de sua atuação no desenvolvimento dos estudantes.

Compartilhe com as famílias o Projeto Político Pedagógico da instituição. Mas, principalmente, o dia a dia da escola, os recursos tecnológicos utilizados, as atividades desenvolvidas, as práticas pedagógicas e o calendário do ano letivo.

Manter um fluxo financeiro saudável

Um dos maiores desafios do cotidiano escolar é ter um controle de caixa organizado. É preciso compreender como a curva dos gastos e ganhos se comporta ao longo do tempo. Além de criar estratégias para a captação de recursos.

Ter esse instrumento em mãos vai te ajudar a ter uma comunicação mais assertiva com as famílias. Tanto para enfrentar os atrasos de pagamento como para oferecer descontos ao quitarem as mensalidades.

Além disso, um controle de caixa saudável é um recurso de análise e previsibilidade dos gastos. Tudo isso ajuda a fazer investimentos mais seguros na qualidade do ensino da sua instituição.

Alinhamento com as políticas nacionais

No cotidiano da gestão escolar deve-se estar atento às políticas educacionais. É importante estar em conformidade com as diretrizes e metas elaboradas pela União e coordenadorias estaduais.

Para isso, é necessário acompanhar os objetivos traçados, estudos elaborados e principais indicadores nacionais. O que deve ser feito em conjunto com a equipe docente, visando mobilizar esforços para implementação na escola.

Incluir ferramentas de tecnologia digital na sala de aula

É papel da escola preparar o aluno para o mundo moderno e estimular o uso adequado e consciente da tecnologia. Desenvolver nos estudantes habilidades da cultura digital para que consigam discernir as informações e ter uma postura crítica frente a elas é fundamental!

Aliás, os recursos digitais devem ser aliados às práticas de ensino e ao projeto pedagógico. Uma vez que podem ser grandes parceiras na personalização do ensino. Essas são ferramentas que podem facilitar  a identificação das dificuldades de cada estudante.

Além disso, a dimensão lúdica de muitos recursos tecnológicos tende a prender a atenção e engajar as turmas nas aulas. Tudo isso contribui para uma aprendizagem mais significativa.  

Retenção e captação de alunos

A captação e retenção de alunos não é uma tarefa fácil no cotidiano da gestão escolar. É na campanha de matrícula que se concentra grande parte desse esforço.

O primeiro passo para uma campanha de matrícula escolar de sucesso é definir quais os principais valores e diferenciais da sua escola.

Após reunir todos os aspectos que valorizam a sua escola, compartilhá-las com as famílias é uma ótima estratégia!

Criar mecanismos de partilha para além dos muros da escola pode ser um fator decisivo na retenção. Eles podem ser vídeos, folders, depoimentos e outros canais.


Gestor, para continuar pensando nos desafios da gestão do cotidiano escolar, leia Gestão escolar com excelência: como desenvolver. Nesse texto você vai encontrar uma entrevista riquíssima, repleta de inspiração e reflexões para o seu dia a dia. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia de rematrícula escolar

Guia completo

Passo a passo para a campanha de rematrícula!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar em uma campanha de rematrícula de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Dicas para começar o seu ano letivo com o pé direito

Começar o ano letivo da maneira certa é essencial para alunos, professores e para a gestão escolar. Confira cinco dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Continuar
Gestão Escolar

Como trabalhar a saúde mental na escola: 7 dicas práticas

Você sabe por que e como trabalhar a saúde mental na escola? Conheça o importante papel das instituições de ensino e confira 7 dicas práticas.

Continuar