Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Recesso escolar: o checklist para a volta às aulas

Recesso escolar: o checklist para a volta às aulas

2 de setembro de 2021
3 minutos
Post modificado em:
3/2/2023

A volta às aulas após o recesso escolar é um momento de muitas expectativas, tanto para professores, quanto para diretores, coordenadores, alunos e também responsáveis. Afinal, ninguém sabe muito bem quais desafios terão pela frente e, especialmente para a gestão escolar, essa é uma etapa importante, que exige muito cuidado e atenção.

Pensando nisso, destacamos cinco dicas para ajudar você a transformar o momento do retorno ao ambiente escolar em uma inspiração capaz de proporcionar um semestre acolhedor e de muito aprendizado. Confira mais sobre o assunto a seguir!

O que é recesso escolar?

Chamamos de recesso escolar o intervalo entre os semestres letivos ou anos didáticos. Nesse momento, professores e alunos estão de férias, não tendo compromissos relacionados ao calendário escolar.

Geralmente, ele coincide com o mês de julho, entre semestres, e o período entre dezembro e janeiro, com o fim do ano letivo.

Confira o checklist para a volta às aulas após o recesso escolar

Agora que você já sabe o que é o recesso escolar, chegou a hora de conferir cinco dicas para fazer com que o retorno a esse ambiente se torne um período de acolhimento e aprendizado.

1 – Receba os alunos com muito afeto

Faça do primeiro dia de volta às aulas um momento de descontração e afeto. Afinal, essa pode ser uma super oportunidade para ouvir e conhecer ainda melhor seus alunos e alunas!

Atente-se aos seus interesses e experiências, aproveitando para compartilhar as suas próprias vivências! A troca é fundamental para a criação de um ambiente de confiança e acolhimento.

Leia também: Volta às aulas: veja como o gestor escolar pode se preparar durante o recesso

2 – Incentive a leitura na volta do recesso escolar

Você pode aproveitar a volta do recesso escolar para incentivar as principais competências do bimestre. Que tal estimular o interesse pela leitura a partir de suas experiências de férias?

Pode ser uma notícia que impactou o momento de férias ou mesmo a companhia da família que não era visitada há tempos. Essas vivências podem ser aproveitadas para a leitura de livros incríveis.

Além disso, você pode propor a discussão de assuntos que circundam o mundo, indicando, inclusive, livros para as férias escolares. Estar atento às notícias é importante para o trabalho em sala de aula.

Aproveite e assista: 5 dicas para trabalhar diferentes gêneros textuais em sala de aula

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

3 – Envolva a comunidade escolar: pais e alunos

Conversar com os responsáveis é uma excelente maneira de entender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e apoiar as famílias em relação ao ensino híbrido ou remoto.

Afinal, é muito importante compreender as adversidades enfrentadas pelos estudantes. Além disso, é através deste olhar que a escola encontra o melhor caminho para lidar com os obstáculos de aprendizado, podendo, então, atendê-los.

A comunicação e a integração com o corpo pedagógico também deve ser aprimorada, relembrando as atividades e projetos traçados para o restante do ano. Dessa forma, deve trazer à tona os objetivos do projeto político-pedagógico da escola, muito importantes para o funcionamento pleno da instituição.

Assim, a integração fortalecida entre toda a comunidade escolar facilita a interdisciplinaridade ao originar uma relação mais fluida e eficiente.

Finalmente, reforçamos que a gestão escolar precisa estar atenta às dificuldades não só dos alunos e das alunas, mas também dos professores, a fim de construir uma verdadeira rede de apoio na escola.

4 – Resgate assuntos abordados antes do recesso escolar

Resgatar os conteúdos abordados no ano escolar anterior deve fazer parte do plano de ação do diretor durante a volta às aulas. Alguns hiatos de aprendizado podem existir, então, é importante dedicar um momento para revisão das principais dúvidas.

E essa revisão pode ser uma avaliação escolar. Dessa maneira, não necessariamente precisa ser uma prova, podendo ser uma proposta lúdica e descontraída.

5 – Utilize ferramentas digitais

Traga novidades! O dinamismo da era da internet exige que a sala de aula seja cada vez mais conectada com as novas tecnologias. Além disso, a pandemia também trouxe mudanças essenciais nesse sentido.

Por isso, alie o conteúdo da sua disciplina com ferramentas digitais na sala de aula! Afinal, elas podem fazer da aula um momento muito mais proveitoso e lúdico.

Baixe gratuitamente nosso Planejamento Escolar 2023

Com todas essas dicas, temos certeza que terá uma volta às aulas acolhedora e inclusiva. Aproveite e assine a nossa newsletter para estar por dentro das últimas novidades sobre o mundo da educação!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Gestão escolar e educação antirracista: descubra relação

Você sabe qual a importância da gestão escolar para a promoção de uma educação antirracista na escola? Confira neste post!

Continuar
Gestão Escolar

Como orientar os pais sobre uso de telas na infância?

Você é da gestão escolar e precisa de ajuda para orientar os pais sobre o uso de telas na infância? Confira o post!

Continuar