Volta do recesso escolar: checklist de como receber os alunos

A volta do recesso escolar é um momento de muitas expectativas. Ninguém sabe muito bem quais desafios terão pela frente. Assim, certamente para a gestão escolar, é uma etapa importante que exige muito cuidado e atenção.

Pensando nisso, destacamos seis dicas para fazer do retorno ao ambiente escolar uma inspiração para um semestre acolhedor e de muito aprendizado. Confira!

1 – Receba os alunos com muito afeto

Faça do primeiro dia de volta às aulas um momento de descontração e afeto. Afinal, essa pode ser uma super oportunidade para ouvir e conhecer ainda melhor seus alunos e alunas!

Atente-se aos seus interesses e experiências trazidas. Ah! E compartilhe você também suas experiências! A troca é fundamental para um ambiente de confiança e acolhimento

2 – Incentive a leitura na volta do recesso escolar

Você pode aproveitar a volta do recesso escolar para incentivar as principais competências do bimestre. Que tal incentivar o interesse pela leitura a partir de suas experiências de férias? E elas não precisam ser uma viagem para Cancun!

Pode ser uma notícia que impactou o momento de férias. Ou mesmo a companhia da família que não se visitava há tempos. Essas experiências podem ser aproveitadas para a leitura de livros incríveis.

Além disso, você pode propor a discussão de assuntos que circundam o mundo. Estar atento às notícias é importante para o trabalho em sala de aula.

Leia também: Desenvolva o hábito de leitura em seus alunos com estas 7 dicas

3 – Envolva os responsáveis

Converse com os responsáveis! Busque entender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino híbrido/remoto. Compreender as adversidades enfrentadas pelos estudantes é muito importante.

Afinal, é através deste olhar, que a escola encontra o melhor caminho para lidar com os obstáculos de aprendizado. E, assim, é claro, melhor atendê-los.

4 – Resgate assuntos abordados antes do recesso escolar

Faça um resgate dos conteúdos abordados nos semestre anterior. Alguns hiatos de aprendizado podem existir em razão do ensino híbrido ou remoto. Por isso é importante um momento de revisão das principais dúvidas.

E essa revisão pode ser uma avaliação. Dessa maneira, não necessariamente precisa ser uma prova. Afinal, você pode realizar a avaliação de forma lúdica e descontraída.

5 – Utilize ferramentas digitais

Traga novidades! O dinamismo da era da internet exige que a sala de aula seja cada vez mais conectada com as novas tecnologias. Além disso, a pandemia também trouxe mudanças essenciais nesse sentido.

Por isso, alie o conteúdo da sua disciplina com ferramentas digitais! Afinal, elas podem fazer da aula um momento muito mais proveitoso e lúdico.

6 – Envolva todo o corpo pedagógico

Busque aprimorar a comunicação e integração com o corpo pedagógico. Relembrar as atividades e projetos traçados para o restante do ano. Além disso, relembre os objetivos do projeto político-pedagógico da escola. Eles são muito importantes para o funcionamento pleno da instituição.

Assim, a integração fortalecida entre os professores facilita a interdisciplinaridade. Pois a relação acontece com mais fluidez e eficiência.

Finalmente, reforçamos que estar atento às dificuldades não só dos alunos e das alunas, mas também dos professores. Afinal, a integração é muito importante para que se construa uma rede de apoio na escola.

Com todas essas dicas temos certeza que terá uma volta às aulas acolhedora e inclusiva.  Excelente volta às aulas!

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

download de material ebook competências socioemocionais

E-book

Competências Socioemocionais

Como a leitura pode ajudar seus alunos a se desenvolverem?

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

sala de aula interativa
Gestão Escolar

6 ideias para criar salas de aula interativas em sua escola

Confira nesta postagem seis ideais inovadores para garantir salas de aula interativas na sua escola. Com isso, você vai garantir uma aprendizagem significativa!

Continue lendo
professora realizando avaliação qualitativa com aluno
Gestão Escolar

A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar

Neste texto, você vai descobrir o que é a avaliação qualitativa e como ela pode ser importante para o cotidiano escolar.

Continue lendo