Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?

O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?

28 de junho de 2021
5 min
Post modificado em:
4/11/2022

A Lei Nacional de Diretrizes e Bases (LDB) entrou em vigor em 1996 e, desde então, as escolas brasileiras são responsáveis por produzir um documento que apresente suas propostas político-pedagógicas: o Projeto Político Pedagógico (PPP).

O PPP, portanto, deve ser construído em conjunto com a comunidade escolar, funcionando como uma espécie de documento de identidade. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre:

  • marcos legais do Projeto Político Pedagógico;
  • a Lei Nacional de Diretrizes e Bases e os PPPs;
  • o que é o projeto político pedagógico e qual a sua importância;
  • pontos principais da construção de um PPP;
  • a relação entre o PPP, a gestão democrática escolar e a comunidade.

Os marcos legais do Projeto Político Pedagógico

A constituição brasileira de 1988 estabelece princípios para a educação nacional, garantindo o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas nas escolas públicas e privadas de todo o país.

O documento também reforça a autonomia das instituições de ensino para constituir seus projetos pedagógicos, e o período de consolidação da Constituição Federal é um marco pelas lutas pela redemocratização em muitos níveis.

Ouça no Plantando Histórias: Projetos de Inovação e tecnologia na educação

A Lei Nacional de Diretrizes e Bases e os PPPs

A Lei Nacional de Diretrizes e Bases é responsável por construir as bases da educação nacional. Além disso, a legislação estabeleceu que todas as escolas do país são responsáveis pela elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP).

Na prática, a LDB requer que o projeto político pedagógico aponte as diretrizes do processo de ensino e o perfil que a escola pretende construir, indicando as ações que serão tomadas para atingir os objetivos gerais da instituição.

Nesse sentido, ele visa à construção de cidadãos por meio da educação integral – por isso é político – a partir das propostas pedagógicas de cada escola. Assim, a instituição deve, por lei, construir um PPP e garantir sua execução.

Ainda de acordo com a LDB, o PPP deve ser elaborado não só por gestores, mas por docentes e funcionários também, além de contar com a ampla participação da comunidade escolar.

Nesse sentido, a LDB foi uma conquista da educação brasileira, já que estabelece metas da educação nacional e atribui responsabilidades a cada um dos atores educacionais brasileiros. Desta forma, aponta as funções de professores, escolas e sistemas de ensino públicos e privados de todo país.

Na legislação, o PPP aparece como atribuição de estabelecimentos de ensino e docentes e cada um destes atores é responsável por elaborar e garantir que as ações necessárias ao cumprimento do PPP sejam tomadas.

O que é o projeto político pedagógico e qual a sua importância?

O que é o PPP? O Projeto Político Pedagógico recebe este nome por:

  1. estabelecer ações a serem executadas por um período de tempo determinado;
  2. identificar o ambiente escolar como um espaço capaz de formar cidadãos conscientes e críticos, atuantes na sociedade;
  3. definir e organizar todos os processos relacionados ao ensino e à aprendizagem.

Por isso, ele permite a gestão do projeto educativo e organiza a dinâmica pedagógica escolar no nível da sala de aula ao estabelecer o perfil do professor, habilidades que devem ser desenvolvidas e processos de promoção e avaliação da aprendizagem dos estudantes.

Além disso, no nível da escola como um todo, o PPP define a identidade da instituição de ensino e a organização do trabalho pedagógico, refletindo o dia a dia escolar e o que pretende-se construir com ele.

Para isso, ele deve combinar um plano de ações, o diagnóstico dos alunos afetados pela escola e o contexto local, considerando os envolvidos no processo educacional e as diretrizes pedagógicas que norteiam o trabalho.

Ouça no Plantando Histórias: Projetos educacionais para mais engajamento

O PPP, então, é um documento obrigatório para todas as escolas. Apesar disso, muitos gestores e diretores não o assumem como prioridade e, por isso, perdem a oportunidade de promover mudanças na forma que sua entidade escolar ensina e educa.

Sabendo quem é responsável pelo PPP, cabe uma pergunta: do que este documento é constituído? De forma geral, todo projeto é responsável por indicar a direção para onde se deseja ir e o PPP, por sua vez, é permeado pela ideia de promoção de uma educação democrática.

Quais são os itens que compõem o PPP, importante instrumento da gestão escolar?

A ideia geral de um PPP pode confundir o gestor na hora de propor e elaborar seu projeto, o que torna importante ressaltar alguns pontos essenciais para que seu PPP seja claro e reflita os anseios da comunidade escolar como um todo.

Um pilar essencial é a conexão com o entorno e com a realidade local e, por isso, o texto deve começar pela caracterização do território e pelos motivos para que sua escola esteja inserida nele. Lembre-se que as ações e propostas pedagógicas devem estar conectadas à comunidade, um ótimo exercício para a definição dos propósitos da sua escola.

A identificação da escola também inclui informações como CNPJ, nome do diretor e do coordenador pedagógico, bem como valores e crenças da instituição. Além disso, é possível retratar, em um breve relato, a história da escola e mudanças pelas quais tenha passado.

O PPP precisa apresentar uma proposta curricular que contemple a formação de professores e os componentes que serão abordados a partir das diretrizes nacionais curriculares. Ademais, o projeto deve incluir a estrutura administrativa da unidade escolar, contando com os diretores e coordenadores.

Algumas escolas criam comissões para elaboração do PPP, outras só abrem a possibilidade de participação por outros meios. Independente da modalidade escolhida, o processo deve ser democrático, claro, objetivo e coerente.

Ele também deve apresentar as diretrizes da escola e um plano de ação com estratégias que irão possibilitar o alcance dos objetivos traçados e os setores responsáveis por elas.

Assista também: Como montar o Planejamento Pedagógico adaptado às novas realidades

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

O PPP, a gestão democrática escolar e a comunidade

O PPP é um documento de identidade e, por isso, deve espelhar a comunidade escolar como um todo. Seu conteúdo precisa ser atualizado constantemente, sem deixar de lado a reelaboração do projeto, como espaço de construção do conhecimento.

As escolas estão mudando suas diretrizes cotidianamente e é importante, como um bom gestor escolar e visando à gestão democrática, estar aberto à participação de todos os colaboradores no processo. Afinal, o PPP é uma conquista da educação brasileira. Não permita que ele se torne um documento pouco representativo ou um projeto engavetado.

Se você gostou de saber o que significa o Projeto Político Pedagógico, já compreendeu qual a finalidade do PPP e quer ter acesso a mais conteúdos importantes da área da educação, assine nossa newsletter! Assim, você pode se manter por dentro das notícias mais importantes do universo educacional. 

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão da Educação Pública: indicadores para Secretarias

Confira no post os principais indicadores para Secretarias que a Gestão da Educação Pública precisa acompanhar!

Continuar
Gestão Escolar

9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler!

Reunimos aqui dicas de livros sobre gestão escolar fundamentais para você que quer aprofundar seus conhecimentos na sua área de atuação ou formação.

Continuar