Conheça quais são os tipos de gestão escolar

20 maio 2022
3 min

Para facilitar o cotidiano escolar, é essencial conhecer os diferentes tipos de gestão escolar e qual deles é o melhor para sua escola. 

Por isso, neste post, trazemos uma explicação sobre cada um dos tipos de gestão escolar e os principais pilares na qual ela está fundamentada. 

É importante lembrar que não existe um tipo de gestão escolar melhor ou mais completo. A escolha de uma das formas de gerir a escola deve estar alinhada ao projeto político pedagógico e à vivência de cada instituição. Portanto, existe o tipo de gestão que será o melhor para sua escola especificamente.

O que é gestão escolar? 

Antes de tudo, vale lembrar o que é o próprio conceito de gestão escolar. A gestão escolar é a forma ou modelo adotado por cada instituição para o gerenciamento e controle das principais atividades da escola.

Portanto, está na alçada do gestor escolar olhar para o todo da escola e garantir que todos os setores estejam funcionando para oferecer o melhor ensino para os alunos. 

A gestão escolar envolve não só a parte pedagógica, mas também toda área administrativa, financeira e jurídica da escola. Assim, uma gestão escolar de excelência deve estar atenta tanto aos métodos de ensino, quanto à saúde financeira da escola e administração de todo seu funcionamento.

Entenda os principais tipos de gestão escolar

Para facilitar na hora de decidir qual método empregar na escola, existe uma série de tipos de gestão escolar no qual cada escola pode se basear.

Os métodos podem e devem ser adaptados à realidade de cada escola, que vive suas próprias particularidades e tem sua própria comunidade escolar.

Portanto, o importante é olhar para cada um dos tipos de gestão escolar e definir quais os métodos e ações que cada um oferece que pode ser adaptado e inserido no contexto da sua instituição.

Confira agora os principais tipos de gestão escolar:

Gestão escolar democrática ou participativa

Neste tipo de gestão escolar, prevalece o caráter democrático das tomadas de decisão e definições das ações. Este método valoriza a participação de todos os agentes da escola, incluindo a comunidade docente, discente e as famílias.

Normalmente, na gestão escolar democrática ou participativa, é formado um conselho que irá participar das decisões a serem tomadas na escola. 

Dessa forma, farão parte desse conselho representantes dos professores, da área da coordenação, dos alunos e das famílias.

Vale lembrar que mesmo na gestão democrática, algumas decisões podem ser centralizadas na figura da direção escolar ou de conselhos especiais formados para algumas áreas ou setores da escola.

Um exemplo é o que vivenciamos durante a pandemia. A maioria das escolas formaram conselhos especiais para o combate à pandemia nas escolas e o retorno das aulas presenciais. 

Gestão burocrática e administração centralizada

Diferente da gestão democrática, na gestão burocrática centralizada tem a figura da direção da escola como único tomador de decisões. O modelo é hierárquico e a direção escolar tem total autonomia para tomar decisões e definir as principais funções da escola.

A gestão escolar burocrática e centralizada normalmente se baseia bastante nos resultados e indicadores da escola. Aliás, acompanhar os relatórios e o desempenho dos setores escolares é ótimo para garantir um bom trabalho e supervisionamento deste tipo de gestão escolar.

Vale lembrar que o nível hierárquico e autônomo que a direção escolar terá pode variar de uma escola para outra. Este não é um modelo ultrapassado ou não-funcional, pois em alguns casos adotar uma gestão mais centralizada pode garantir o sucesso da escola.

Gestão burocrática e administração descentralizada

Parecida com a gestão burocrática centralizada, a gestão descentralizada vai dividir mais a tomada de decisões por setores da escola. Além disso, o nível de autonomia de outros setores também cresce neste tipo de gestão.

Neste tipo de gestão, os papéis de cada setor ainda estão bem definidos e cada um desempenha seu papel na instituição. Mas a figura da direção escolar deixa de ser central e única para definições na escola.

Coordenadores de turno

Em qualquer um dos tipos de gestão escolar, a formação de coordenadores de turno pode ser uma boa estratégia para levar mais participação e autonomia para outros profissionais da escola.

A formação de coordenadores consiste em grupos de profissionais da escola que se revezam por turno na tomada de pequenas decisões do dia a dia. Solicitações de reuniões, preparação de um espaço da escola, algum imprevisto… Todos esses assuntos podem ser resolvidos pelos coordenadores de turno.

Essa é uma ótima forma também para aliviar um pouco das funções da gestão escolar, promovendo a divisão de tarefas na escola. 

Gestão escolar online

A tecnologia pode ajudar e muito o trabalho da gestão escolar. Hoje, já temos à disposição uma série de sistemas de gestão escolar que oferecem soluções para o trabalho do gestor.

Com um sistema de gestão, é possível automatizar algumas funções, como cobrança de mensalidades, ou enxergar os resultados de ações, através de relatórios e dados gravados na memória.

Além da implementação de um sistema de gestão escolar, o trabalho pode ser facilitado pela tecnologia para a realização de reuniões com diferentes setores da escola. Desde a pandemia, as reuniões online têm sido uma opção para facilitar o diálogo e a presença em diferentes compromissos.

Principais áreas da gestão escolar

Para todos os tipos de gestão escolar, é importante olhar também para as principais áreas que estarão envolvidas com o trabalho de gerenciar uma escola. Como falamos anteriormente, o gestor escolar deve olhar para todos os setores escolares.

Trazemos, portanto, as principais áreas da gestão escolar:

Gestão pedagógica

A gestão pedagógica deve olhar para os métodos de ensino e as abordagens pedagógicas em sala de aula. É papel desta área aprimorar as práticas de ensino e garantir um processo de aprendizagem eficaz para os alunos.

Além disso, a gestão pedagógica deve elaborar o projeto político pedagógico da instituição e garantir sua aplicação no dia a dia da escola.

Gestão financeira e administrativa

A parte de gestão financeira e administrativa irá coordenar todas as atividades financeiras da escola e garantir uma saúde nas finanças.

Portanto, é importante que esta área esteja atenta aos gastos e à verba recebida. Em escolas particulares, é a área que também ficará responsável pela cobrança das mensalidades e negociação das inadimplências.

Gestão de recursos humanos

Em algumas instituições de ensino, a área de recursos humanos está separada de outras áreas, como a pedagógica e a administrativa. É o setor responsável pelas contratações e desenvolvimento profissional de todos os funcionários da escola. 

Dessa forma, é importante ter em mente que todos os cargos de uma escola são importantes para seu funcionamento. Além dos professores, é preciso também garantir um bom trabalho para merendeiras, inspetores e auxiliares que fazem parte do dia a dia escolar.

Além disso, é importante que essa área ainda tenha bastante troca com a área pedagógica, para garantir a contratação de profissionais alinhados aos valores pedagógicos da escola.

Gestão jurídica

A gestão jurídica da escola pretende garantir o bom funcionamento de todo setor jurídico e que envolva a regulamentação de processos. 

Portanto, é este setor que olhará para contratos, processos e declarações da escola. Isso tanto com funcionários, fornecedores externos e prestadores de serviços, como para os responsáveis dos alunos.

Cabe ressaltar a importância desta área a partir da necessidade de adoção da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nas escolas. Hoje, alguns profissionais jurídicos já estão capacitados para adaptar todos os processos da escola às normas da LGPD.

Gestão da comunicação escolar

A gestão da comunicação da escola é toda parte que envolve o marketing educacional, os meios de comunicação com toda comunidade escolar e a promoção de ações e eventos da escola. 

Nem sempre as escolas têm esse setor tão definido, mas é possível que um grupo de profissionais da escola fique responsável pelas tarefas desta área.

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de gestão escolar, que tal continuar a leitura no nosso blog? Confira no artigo quais são as principais características de um bom gestor escolar!

No items found.
Quero na Minha Escola

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

6-vantagens-do-aplicativo-de-comunicacao-escolar
Gestão Escolar

6 vantagens do aplicativo de comunicação escolar

Descubra 6 formas de melhorar sua comunicação entre escola, aluno e a família utilizando aplicativo escolar. Clique e confira quais são os apps.

Continuar
sala de aula interativa
Gestão Escolar

6 ideias para criar salas de aula interativas em sua escola

Confira nesta postagem seis ideais inovadores para garantir salas de aula interativas na sua escola. Com isso, você vai garantir uma aprendizagem significativa!

Continuar
professor incentivando alunos a ler no tablet
Gestão Escolar

Incentivo à leitura nas escolas: qual o papel da gestão?

No texto de hoje vamos compartilhar estratégias para que o incentivo à leitura nas escolas seja uma ação conectada e trabalhada durante todo o ano letivo.

Continuar
professora usando tablet em sala de aula
Gestão Escolar

Uso do tablet na educação: veja os principais benefícios

Você sabe todos os benefícios que o uso do tablet na educação pode gerar? Confira neste post!

Continuar