Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Volta às aulas: veja como o gestor escolar pode se preparar durante o recesso

Volta às aulas: veja como o gestor escolar pode se preparar durante o recesso

17 jan 2022
2 min
Post modificado em:
5/8/2022

form-QME-blogposts

Para gestores de instituições de ensino, o período de férias escolares tende a ser de muito trabalho. E a quantidade de demandas e as expectativas para o próximo ano podem fazer com que algumas necessidades sejam esquecidas ou deixadas para depois, sobrecarregando o início do período letivo.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas muito úteis sobre o que pode ser adiantado e o que não deve deixar de ser feito no período que antecede o retorno das aulas. Confira. 

Faça uma autoavaliação

‍Fazer uma reflexão crítica sobre nossas ações e reações é imprescindível para uma prática consciente e afetiva, principalmente no universo da educação. Afinal, mesmo não atuando em sala de aula, o gestor escolar exerce um impacto direto sobre os alunos e, por isso, é preciso se autoavaliar constantemente.

Aproveite o período antes da volta às aulas para repensar ações e relações com demais profissionais, pais e alunos no ano letivo anterior. A comunicação interna, como a solicitação de feedbacks dos professores e demais atores da escola, pode ajudar muito!

Invista em formação continuada

Faz parte do universo da educação estar em constante movimento para expandir perspectivas e aprimorar habilidades e práticas. 

É interessante separar um tempo durante o recesso escolar para se dedicar à formação continuada: palestras, seminários e cursos ajudam a aprimorar suas habilidades e melhorar sua performance no cotidiano da instituição de ensino.

Pense no espaço físico da escola

O período de férias pode ser utilizado para a realização de reformas necessárias à estética da escola, mas também é possível repensar a estrutura do ambiente, a fim de que ela se torne mais inclusiva. 

E se a sua dúvida é “como organizar a escola?”, considere que as instituições de ensino devem ser ambientes acessíveis e acolhedores, estando de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146/2015. Por isso, utilize o período antes da volta às aulas para construir ou reformar rampas, estruturar o banheiro, melhorar a mobilidade nas salas e demais espaços de lazer. 

Além disso, é preciso priorizar a segurança, revisando instalações, extintores e a qualidade de grades e outros materiais de ferro e vidro.

Planeje a divulgação da escola

O período de férias escolares é um ótimo momento para focar na campanha de matrículas e rematrículas. Para isso, vale a pena promover uma força-tarefa de divulgação, incluindo ações de marketing escolar, como a atualização das redes sociais.

Compartilhe depoimentos de alunos aprovados em grandes vestibulares, de ex e atuais alunos satisfeitos, e também de pais e professores, a fim de alavancar a visibilidade e a confiança da sua escola. Como resultado, poderá haver aumento do número de renovações de matrículas e de novos estudantes.

Dica extra:

Você pode contratar um profissional de mídia para cuidar das redes da escola. Assim, com apoio especializado, sua escola terá maior visibilidade, bem como seus eventos e suas atividades. Esse pode ser um ótimo investimento!

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

Acolha os novos alunos

A movimentação de matrículas costuma ser intensa no fim e no início do ano, sendo comum ver pais e alunos ansiosos para conhecer mais de perto o espaço escolar. Por isso, por que não aproveitar esse momento para pensar em uma recepção bem especial?

Você pode promover, antes das aulas começarem, uma comunicação mais afetuosa, que mostre a importância da participação de todos durante o ano letivo. Outra dica é oferecer um cartão de boas-vindas no momento da distribuição dos uniformes.

Também é indicado listar as principais vias de contato da escola e compartilhar os profissionais que fazem parte da instituição.

Receba professores e funcionários

O vínculo entre o corpo administrativo e docente deve ser fortalecido durante todo o ano. Afinal, ele contribui para a melhoria do fluxo de atividades da escola e para o aperfeiçoamento da comunicação, reduzindo conflitos e ruídos. 

As férias podem ser um momento ideal para pensar em ações que reforcem esse laço por meio do acolhimento dos profissionais da sua escola no próximo ciclo. A valorização do trabalho é fundamental para que cada um, de professores a secretários, passando pelos profissionais de limpeza e de alimentação, se sinta respeitado e reconhecido.

Dica extra:

Você pode desenvolver pequenas ações, como a entrega de kits confeccionados pela escola e o oferecimento de cafés e almoços. Além de acolhê-los, use esses momentos para lembrá-los da importância do seu papel, do projeto político pedagógico e da filosofia da escola.

Leia também: 5 dicas de como aplicar a gestão democrática na escola

Combata a síndrome de burnout

A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pelo desgaste profissional que leva ao estresse crônico e à tensão emocional. A síndrome de Burnout em professores é causada principalmente pela atuação ocupacional em um ambiente de alta competitividade e sobrecarga de tarefas.

É fato que a valorização dos profissionais da escola passa, essencialmente, pelo respeito à sua saúde mental. Por isso, é fundamental que a gestão escolar elabore estratégias para combater o acúmulo de atividades, oferecendo melhorias nas condições de atuação dos professores e incentivando seu bem-estar.

Leia bons livros

A prática da leitura pode ser prejudicada diante da correria de matrículas e demais responsabilidades no período de recesso. No entanto, antes da volta às aulas, ler um bom livro durante as férias será revigorante . 

Além de ser um momento de distração, a literatura tem o poder de acalmar e renovar as energias, para você concluir essa etapa a todo vapor. 

Agora que você já sabe como se preparar para a volta às aulas, assine nossa newsletter e tenha acesso a notícias importantes sobre o universo educacional. Mantenha-se informado e aprenda caminhos capazes de transformar a educação!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Violência contra o professor: qual o papel da gestão?

Como lidar com a violência contra o professor na escola? O que a gestão escolar deve fazer para tratar da questão? Descubra agora!

Continuar
Gestão Escolar

Controle de caixa escolar: 12 dicas de como fazer

Trouxemos dicas que vão contribuir na elaboração e acompanhamento dessa tarefa, garantindo a saúde financeira e a qualidade de ensino da sua instituição.

Continuar