.webp)
São muitas as expectativas criadas para o ano que se aproxima, mas para dar início às reuniões e conversas sobre o próximo ano letivo, é fundamental estabelecer as etapas do planejamento escolar.
O que se quer alcançar, quando e como? Pensando nisso, de que modo os dados de aprendizagem serão trazidos nas reuniões de planejamento? As famílias serão ouvidas? E os estudantes?
Quem participa, a quem se dá a palavra e o que será priorizado, são algumas das perguntas que precisam ser respondidas o quanto antes, e devem estar divididas em etapas no planejamento escolar. Lembre-se que estruturar o planejamento é uma ação estratégica!
Sabemos que cada escola, a partir da sua realidade, vai criar o seu próprio formato, ampliando ou reduzindo cada etapa. Mas diversos especialistas confirmam: 5 etapas do planejamento escolar precisam ser efetuadas para que este seja democrático, eficiente e de qualidade!
Antes de abordarmos as 5 etapas, vale entendermos o que a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definem sobre o tema. Também iremos mapear quais são os principais tipos de planejamento escolar que encontramos nas instituições de educação. Leia a seguir:
O que dizem a LDB e a BNCC sobre o planejamento escolar?
A LDB compreende o planejamento escolar como uma competência dos profissionais docentes. É de responsabilidade da instituição garantir aos profissionais da educação períodos destinados ao planejamento, dentro da sua carga horária de trabalho.
Para a BNCC, documento norteador do currículo educacional nacional, tem-se estabelecido que o planejamento escolar deve ser feito de acordo com a realidade de cada instituição, respeitando seu contexto regional e social.
O documento de planejamento deve ser flexível, a fim de considerar os modelos de ensino presencial e híbrido, para que os educadores possam adaptá-lo quando necessário.

Quais são os tipos de planejamento?
Planejamento educacional:
É o planejamento relativo às políticas públicas de educação, visando mobilizar objetivos comuns à política nacional.
São direcionamentos que determinam e orientam metas, estratégias e diretrizes a todos os âmbitos administrativos. Um exemplo é o Plano Nacional de Educação que compreende os anos de 2014 a 2024.
Planejamento curricular:
Diz respeito a tomada de decisão dos conteúdos que serão ensinados aos estudantes, levando em conta o formato e a ordem em que serão trabalhados.
Nesse processo, são traçadas as experiências de aprendizagem que os discentes devem vivenciar, diluídas em cada área do conhecimento.
Planejamento de ensino:
Está relacionado a adequação dos conteúdos à realidade e necessidades dos estudantes. Esse planejamento organiza e orienta a ação dos professores visando tornar a aprendizagem mais engajadora para os alunos.
É no planejamento de ensino que serão discriminados os objetivos gerais e específicos, a justificativa de cada conteúdo e a ementa das áreas de conhecimento.
Planejamento escolar:
É um processo que antecede o trabalho pedagógico. É um plano de ação que orientará a prática docente durante todo o ano letivo.
Nele, a gestão pedagógica e o corpo docente organizam e mobilizam estratégias para que a prática docente dialogue com os documentos oficiais educacionais e com o Projeto Político Pedagógico da escola. É sobre ele que falaremos aqui.
Conheça as 5 etapas do planejamento escolar
Para a Revista da Pós Graduação de Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, chamada Itinerarius Reflectionis, um planejamento escolar está sujeito a quatro erros:
1) Não considerar os desafios que impactaram a aprendizagem do ano anterior, podendo ser desafios regionais e sociais;
2) Copiar, sem reflexão, o planejamento precedente;
3)Realizar o planejamento de forma isolada, sem diálogo com a comunidade escolar;
4) Elaborar o planejamento sem considerar o Projeto Político Pedagógico da escola.
Desse modo, para que você não cometa nenhum desses erros, veja as 5 etapas de planejamento escolar que descrevemos abaixo:
Primeira etapa do planejamento escolar: definir objetivos
Em uma das primeiras etapas do planejamento escolar, é necessário estudar e discutir a Base Nacional Comum Curricular. Compreender os objetivos traçados por ela, principalmente observando as habilidades e competências a serem desenvolvidas em cada segmento.
O Projeto Político Pedagógico da escola deve ser considerado, assim como as orientações da LDB e do Plano Nacional de Educação, a fim de que a filosofia e propósito da escola sejam seguidos em diálogo com os documentos de orientação nacional.
Segunda etapa do planejamento escolar: analisar
Faça uma análise profunda de tudo que foi vivenciado pela escola. Revisitar os registros dos acontecimentos, reuniões e encontros ocorridos durante o ano letivo ajuda a pensar em insights e desafios.
Analise as propostas, projetos e eventos ocorridos, a atuação dos educadores, dos outros colaboradores e o envolvimento das famílias. Além disso, explore as avaliações dos discentes, os resultados das turmas, índice de aprovações em cada segmento, as faltas e evasão escolar.
Considere na sua análise os dados de cancelamento e efetivação de matrículas, assim como o contexto econômico em que os alunos estão inseridos.
Essa é uma etapa fundamental para criar estratégias e pensar em atividades de intervenção a possíveis desafios.

Terceira etapa do planejamento escolar: dialogar
Dar voz aos atores da comunidade escolar ajuda a compreender perspectivas e desafios que podem não ser possíveis de enxergar da posição que você ocupa.
Além disso, dividir decisões importantes tende a aumentar a confiança na instituição, o sentimento de pertencimento e reconhecimento.
Outro benefício da etapa da escuta ativa é a ampliação do engajamento e do vínculo entre as partes. Ter o direito de falar reconhecido, em um ambiente tão importante como a escola, ajuda a alinhar expectativas.
O diálogo fortalece a etapa do planejamento escolar, resultando em uma execução mais assertiva.
Quarta etapa do planejamento escolar: estruturar as ações
Nesta etapa, após fazer o diagnóstico aprofundado e traçados os objetivos, é chegado o momento de desenhar as estratégias. Para isso, considere quais eventos responderão às perspectivas traçadas, quais tecnologias educacionais e recursos serão necessários.
A partir da análise e da escuta, construa um cronograma objetivo, claro, flexível e, sobretudo, coerente. Sem esquecer de considerar quantos feriados haverão no ano e a disponibilidade dos professores. Além disso, distribua responsabilidades e determine os prazos.
Quinta etapa do planejamento escolar: avaliar seu planejamento
No momento final é importante avaliar o plano de ação, produto do planejamento escolar.
Essa etapa vai orientar a coordenação pedagógica e professores a compreender a que distância se está dos objetivos traçados no início do ano. Dessa forma, a avaliação do planejamento escolar é um exercício contínuo de reflexão que deve ser feito durante todo o ano.
E para ampliar a reflexão sobre as etapas do planejamento escolar, leia: Saiba como fazer um planejamento escolar eficiente. Nesse texto você vai encontrar diversas dicas e um material exclusivo da Árvore para te apoiar em um dos momentos mais importantes de uma instituição de ensino.