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A importância da parceria entre família e escola

A importância da parceria entre família e escola

4 min

parceria entre família e escola

Qual o papel das famílias na vida escolar dos estudantes? No texto de hoje vamos falar da importância da parceria entre família e escola na formação integral dos estudantes.

Qual a importância da parceria entre família e escola?

Uma pesquisa realizada por três universidades — Universidade Estadual da Carolina do Norte, Brigham Young University e Universidade da Califórnia, em Irvine —, revelou que “o envolvimento da família é um fator com maior impacto no desempenho acadêmico de um aluno do que a qualidade do ensino que a escola oferece.”

A família é quem exerce a maior influência no desempenho escolar do estudante. Por isso, investir em uma relação próxima, com limites bem estabelecidos na parceria entre família e escola, é essencial para garantir resultados positivos no maior objetivo da escola: a formação integral dos estudantes.

Quais os papéis da família e da escola na formação dos estudantes?

Para que o resultado seja positivo, como descrito acima, é preciso que cada ator saiba seu papel nesse processo. E, para isso, também é fundamental que sejam conhecidos os limites dessas atuações.

Talvez a palavra de ouro aqui seja essa: limite. Afinal, muitos dos desentendimentos que acontecem na parceria entre família e escola têm origem nessa fronteira, entre o que é esperado dos familiares e o que é função dos educadores da instituição de ensino.

No que diz respeito ao papel das famílias na parceria entre família e escola, ressaltamos as ações mais importantes:

  • Conhecimento da proposta pedagógica da escola: antes de matricular o aluno na escola, cabe às famílias buscarem se informar sobre a proposta pedagógica, os professores, o material didático e outros detalhes. Tudo isso vai garantir que as famílias não sintam que estão sendo “pegas de surpresa'' em relação a uma prática ou atividade no decorrer do ano letivo.

  • Acompanhamento escolar: a presença ativa das famílias é fundamental para suavizar os desafios que aparecem no processo de aprendizagem, entendendo que esses desafios fazem parte do processo educativo e das atividades escolares.

  • Participação ativa nas reuniões e outras atividades: estar ciente das práticas pedagógicas, do calendário letivo, dos resultados dos estudantes e outras questões mais específicas. Essa presença das famílias na escola é também um direcionador da relação que o estudante constrói com a instituição.

Já o papel das escolas pode ser exemplificado pelos pontos abaixo:

  • Garantir uma comunicação eficiente: esse é o recurso mais poderoso que a instituição de ensino pode utilizar para ter a comunidade familiar comprometida com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Espaço acolhedor: famílias querem sentir-se ouvidas e acolhidas cotidianamente, principalmente em períodos delicados para elas ou para o mundo, como foi a pandemia. Assim, para garantir que o responsável vá participar das reuniões, o primeiro passo é um ambiente escolar que seja inclusivo, acolhedor e aberto.

  • Esclarecer o papel das famílias: cabe à escola dar o direcionamento para as expectativas de participação dos familiares no dia a dia. Tanto para que eles não se sintam desconfortáveis, pois não existe a necessidade de que os pais participem da aprendizagem através da explanação de conteúdo, quanto para que esses familiares saibam respeitar o papel dos educadores e suas propostas pedagógicas.

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Benefícios da parceria entre família e escola

Com essa parceria bem estabelecida, todos da comunidade escolar ganham. A escola passa a contar com as famílias para apoiar e dar continuidade ao processo de aprendizagem dos estudantes para além dos limites físicos da instituição de ensino.

As famílias criam uma relação de confiança com a escola, cientes da intencionalidade pedagógica das propostas de ensino aplicadas. E sabendo que podem contar com a gestão para serem acolhidos e apoiados em situações delicadas.

Mas, claro, o maior beneficiado da parceria entre família e escola é o estudante! É ele quem vai sentir que casa e escola são os ambientes complementares, onde ele passa a maior parte do seu tempo e, portanto, precisam ser acolhedores, formativos e, acima de tudo, espaços de afeto. Melhorando, assim, o rendimento escolar.

Confira também nossa página com conteúdos voltados para as famílias!

Como promover a parceria entre família e escola?

Existe uma grande questão para gestores escolares sobre como conseguir o engajamento e participação das famílias na formação de seus estudantes. Existem algumas maneiras de estreitar essa relação e tornar os familiares agentes ativos nesse processo.

Já falamos acima sobre a importância da escola se colocar como um espaço acolhedor, que recebe e escuta as famílias. Que ouve suas dúvidas e questionamentos e esclarece com paciência e respeito. Mas para além disso, é possível promover atividades que tragam os familiares para dentro da escola.

Seguem as nossas dicas:

  • Inovação na reunião de pais: vale pesquisar novas dinâmicas e ações que dialoguem com os interesses da comunidade escolar. Antes da reunião, pesquise entre os familiares dos alunos, o que cada um espera vivenciar no encontro e crie a programação do dia levando em conta, se possível, esses detalhes.

  • Pesquisa de satisfação: ainda sobre a promoção de um espaço de escuta, realizar pesquisas periódicas com as famílias é uma prática a se considerar. Com perguntas que podem ir desde às configurações familiares, a gostos literários, opções de entretenimento e condições socioeconômicas, a pesquisa pode ser aplicada uma ou duas vezes ao longo do ano, de acordo com os objetivos e planejamento da gestão. Os resultados vão ajudar na tomada de importantes decisões coletivas e no desenvolvimento de iniciativas que dialoguem com as famílias de seus alunos.

  • Clube de leitura: na Árvore, acreditamos que a leitura transforma! E pode transformar também a parceria entre família e escola. Um Clube do Livro pode ter encontros remotos ou presenciais e contar com sugestões de livros vindos das famílias, dos educadores e dos alunos. Com rodas de conversas, debates sobre os títulos e alguma produção criativa ao final, que possa ser compartilhada com toda a comunidade escolar.

  • Palestras e seminários: tem alguma questão causando burburinho nas reuniões? Que tal convidar um especialista na área para falar sobre o tema com as famílias? Os próprios familiares podem ajudar na organização desses eventos, através de suas redes de contato e disponibilidade para apoio na execução.



Gestor, quer mais dicas de como potencializar a parceria entre família e escola na sua instituição? Baixe o nosso e-book “Escola também é casa”, para te ajudar a construir uma relação de confiança e colher bons frutos na formação dos estudantes. Até o próximo texto!

Benefícios da parceria entre família e escola

Com essa parceria bem estabelecida, todos da comunidade escolar ganham. A escola passa a contar com as famílias para apoiar e dar continuidade ao processo de aprendizagem dos estudantes para além dos limites físicos da instituição de ensino.

As famílias criam uma relação de confiança com a escola, cientes da intencionalidade pedagógica das propostas de ensino aplicadas. E sabendo que podem contar com a gestão para serem acolhidos e apoiados em situações delicadas.

Mas, claro, o maior beneficiado da parceria entre família e escola é o estudante! É ele quem vai sentir que casa e escola são os ambientes complementares, onde ele passa a maior parte do seu tempo e, portanto, precisam ser acolhedores, formativos e, acima de tudo, espaços de afeto. Melhorando, assim, o rendimento escolar.

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Como promover a parceria entre família e escola?

Existe uma grande questão para gestores escolares sobre como conseguir o engajamento e participação das famílias na formação de seus estudantes. Existem algumas maneiras de estreitar essa relação e tornar os familiares agentes ativos nesse processo.

Já falamos acima sobre a importância da escola se colocar como um espaço acolhedor, que recebe e escuta as famílias. Que ouve suas dúvidas e questionamentos e esclarece com paciência e respeito. Mas para além disso, é possível promover atividades que tragam os familiares para dentro da escola.

Seguem as nossas dicas:

  • Inovação na reunião de pais: vale pesquisar novas dinâmicas e ações que dialoguem com os interesses da comunidade escolar. Antes da reunião, pesquise entre os familiares dos alunos, o que cada um espera vivenciar no encontro e crie a programação do dia levando em conta, se possível, esses detalhes.

  • Pesquisa de satisfação: ainda sobre a promoção de um espaço de escuta, realizar pesquisas periódicas com as famílias é uma prática a se considerar. Com perguntas que podem ir desde às configurações familiares, a gostos literários, opções de entretenimento e condições socioeconômicas, a pesquisa pode ser aplicada uma ou duas vezes ao longo do ano, de acordo com os objetivos e planejamento da gestão. Os resultados vão ajudar na tomada de importantes decisões coletivas e no desenvolvimento de iniciativas que dialoguem com as famílias de seus alunos.

  • Clube de leitura: na Árvore, acreditamos que a leitura transforma! E pode transformar também a parceria entre família e escola. Um Clube do Livro pode ter encontros remotos ou presenciais e contar com sugestões de livros vindos das famílias, dos educadores e dos alunos. Com rodas de conversas, debates sobre os títulos e alguma produção criativa ao final, que possa ser compartilhada com toda a comunidade escolar.

  • Palestras e seminários: tem alguma questão causando burburinho nas reuniões? Que tal convidar um especialista na área para falar sobre o tema com as famílias? Os próprios familiares podem ajudar na organização desses eventos, através de suas redes de contato e disponibilidade para apoio na execução.



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