Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Como organizar um plantão pedagógico?

Como organizar um plantão pedagógico?

24 mar 2023
4 min
Post modificado em:
24/3/2023

No texto de hoje vamos discutir por que realizar o plantão pedagógico da escola é tão importante. Além de dar dicas para organizá-lo com sucesso. Confira!

O que é um plantão pedagógico?

O plantão pedagógico é um recurso muito importante para estimular a aprendizagem de cada estudante. Ele é também um meio para fortalecer a relação da escola com a comunidade.

O plantão é principalmente uma ferramenta de acompanhamento escolar, que apoia o desenvolvimento de estudantes de forma individual. Além investir na importância das famílias participarem da educação de seus filhos e acompanharem seus progressos.

Em resumo, são encontros periódicos entre educadores e famílias para discutir a situação de cada estudante. Nesses encontros, os educandos e as educandas são olhados com singularidade e de forma integral.

Esses encontros podem acontecer no contraturno, em horários específicos combinados com as famílias e até de modo online. Mas uma coisa é certa: é uma oportunidade incrível de interação escola-família!

O plantão pedagógico é também conhecido como plantão escolar. Ele é importante para conectar as vivências de cada estudante às suas experiências escolares, fortalecendo um elo entre a escola e a família.

Como diferenciar o plantão pedagógico da reunião com as famílias?

O plantão pedagógico é diferente da reunião de pais. Na reunião, gestores e educadores apresentam de forma mais geral o projeto pedagógico da escola, comunicados, fazem alinhamentos e atividades coletivas.

Já no plantão pedagógico, cada família tem um tempo específico para conversar com os professores sobre seus filhos e filhas. Os responsáveis podem entender como está a situação na escola, desde avaliação, comportamento, participação e outras experiências.

Os plantões também possuem uma duração específica. Educadores disponibilizam uma agenda ampla de horários na escola e famílias se adaptam a essas datas e horários, de acordo com suas rotinas. A escola fica bastante movimentada!

Plantão pedagógico: qual é o papel da gestão escolar?

A gestão escolar liga todos os agentes da escola a um objetivo único. Esse objetivo é tornar aquele o melhor espaço possível para a aprendizagem e desenvolvimento de cada estudante. Assim, é importante que lidere a organização do plantão pedagógico.

É função da gestão garantir a organização e distribuição das atividades, a divulgação da ação e avaliação da qualidade dos encontros. O gestor ou gestora precisa mapear todos os detalhes logísticos de organização do plantão pedagógico.

Cabe à gestão engajar educadores e funcionários na realização de plantões pedagógicos bem estruturados. Além de criar todas as condições possíveis para que as famílias participem e se sintam acolhidas.

Gestores, lembrem-se: o acolhimento é muito importante!

Organização do plantão pedagógico: como fazer?

A primeira parte da organização deve começar já no início do ano letivo. É nessa hora que será levantado o calendário dos encontros e os principais recursos para viabilizá-los.

Nesse ponto, vale também delegar atividades para as equipes responsáveis.

Depois, mais perto da data, é a hora da preparação do plantão pedagógico em si. Isto é realizado com tarefas práticas, mobilização do time que havia sido delegado, organização de detalhes e divulgação do encontro.

No dia do encontro, as famílias circularão pelos corredores da escola. E os professores estarão à postos para atender cada uma da melhor forma possível, trazendo detalhes da vivência de seus filhos na escola. Tudo isso com apoio da gestão!

Ao final de cada plantão, os gestores podem fazer um balanço da ação. Neste balanço, poderão refletir sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado nos encontros seguintes.

Dicas para realizar um plantão pedagógico de êxito

Como montar um plantão pedagógico na prática? Gestor, as dicas a seguir vão dar um panorama do que fazer para realizar um plantão pedagógico de sucesso. Vamos adentrar um pouco mais? Confira:

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!

Definição de calendário

Comece mapeando quantos plantões podem ser realizados por ano e faça um levantamento inicial de tudo que será necessário. Não deixar os principais detalhes para as vésperas é essencial!

Para definir a data é bom levar em conta os dias de exames e as entregas de boletins das turmas. À medida que as datas forem se aproximando, é hora também de consolidar os horários de cada encontro, para divulgação e organização.

No caso das avaliações bimestrais, por exemplo, vale realizar o plantão pelo menos duas semanas antes das provas finais. Isso permite que as famílias possam ajudar seus filhos, com base nas informações compartilhadas pelos professores.

Pode ser interessante também definir dias diferentes para cada etapa que a escola atende, assim como dar preferência ao turno da noite. É confirmado que familiares conseguem estar mais presentes nesse turno, por conta dos horários de trabalho.

Avaliar a possibilidade de também fazer rodadas do plantão de forma online pode ser uma estratégia interessante para garantir engajamento das famílias. E assim atrair familiares com agenda mais corrida pela flexibilidade de horário e a possibilidade de participar de casa ou outro lugar.

Alinhamento com a equipe de professores

Escutar e acolher professores na preparação do plantão pedagógico é importante para a escola. Professores integrados e com espaço de escuta se tornam mais engajados nas atividades coletivas.

Dependendo do formato do plantão pedagógico, será atendido apenas um segmento ou todos? Se for atendido apenas um segmento, seria interessante formar grupos menores de professores. Os grupos deveriam ter áreas correlatas ou atuar na mesma série ou campo do conhecimento. Assim, eles poderiam trabalhar juntos.

Cabe à gestão conversar com professores de forma coletiva. Partilhar avisos gerais. Dar todo o apoio possível para garantir a presença dos educadores no encontro. Muitas vezes o encontro acontece no contraturno ou à noite.

A gestão é também uma facilitadora. Logo, deve fornecer materiais e recursos para facilitar o trabalho dos professores no dia do plantão.

Dica: imprimir históricos, relatórios escolares, disponibilizar tablets ou computadores para consulta digital e de relatórios de plataformas educacionais. Isso contribui para um trabalho de qualidade da equipe de professores.

Preparar a escola para o dia

Para um plantão de êxito, a gestão precisa mobilizar o apoio de muitos funcionários. Desde a portaria, supervisão, à equipe de limpeza e muito mais. Com participação coletiva, são muitas as chances de um plantão pedagógico ser bem sucedido.

Com bastante antecedência, vale definir e checar detalhes como:

  • Agenda de funcionários presentes no dia do plantão.
  • Recepção e lanches: a escola disponibilizará lanches para educadores e famílias? Quem vai organizar a distribuição e cada detalhe da tarefa?
  • Quais salas estarão disponíveis para o encontro e onde cada professor do plantão fará seus atendimentos?
  • Disponibilizar cartazes, avisos diversos e funcionários para guiar familiares às salas relativas aos segmentos.
  • Abastecer de recursos e ferramentas de pesquisa os espaços de atendimento pedagógico aos familiares.
  • A escola vai deixar alguma lembrança ou mensagem para as famílias ao final? Em caso positivo, deve pensar em como distribuí-las para os familiares presentes no dia.

Caso a escola decida fazer dias de plantão online deve se preocupar também com:

  • Definição da plataforma onde os encontros serão realizados.
  • Divisão de salas online para professores e critérios para essa decisão.
  • Dinâmicas de acolhimento para os familiares que chegarem ao encontro online, antes de direcioná-los para as salas virtuais dos professores.
  • Atenção para não formar filas de familiares sem conseguir conversar com professores.
  • Divulgar links virtuais e tutoriais de acesso, se necessário, para facilitar a participação das famílias.

Divulgação do evento às famílias

A participação expressiva das famílias é fundamental para que o plantão pedagógico da escola alcance seus objetivos e seja um sucesso.

Por isso, é importante investir em estratégias de comunicação. Quais os principais meios de comunicação online com os familiares?

É hora de construir um plano de comunicação do evento. Envie convites individuais para as famílias. Divulgue nas redes sociais da escola. Coloque cartazes no murale envie comunicados.

Uma dica é delegar a divulgação do plantão para alguns funcionários específicos. Eles podem ser da equipe de comunicação da escola ou da secretaria. Mas não esqueça de passar nas salas ou enviar avisos também via alunos e professores!

No dia do plantão pedagógico

Chegou o dia do plantão! A escola é um espaço de troca, de encontro, de aprendizado. E no dia do plantão pedagógico não é diferente disso!

Receba bem educadores, funcionários e principalmente as famílias. Se possível, decore o espaço com intencionalidade, para facilitar o deslocamento de todos. Além de garantir a sensação de pertencimento e divulgar o que há de melhor na escola.

Aproveite para criar um clima positivo nos corredores e incentivar as conversas entre as famílias que tenham chegado juntas.

Divida o trânsito de familiares por horários. Deixe tudo pronto para quem chega com pressa. Assim, você garante uma boa experiência.

Após o plantão pedagógico

Depois desse trabalho coletivo, nada melhor do que avaliar a experiência!

Convide seus professores e funcionários para trocas específicas sobre o plantão pedagógico, onde possam compartilhar vivências, descobertas e trocas marcantes.

No plantão, é comum também que as famílias se aproximem e contem histórias pessoais. Essas histórias podem ajudá-los a olhar com mais singularidade para cada estudante.

E que tal fazer um relatório do plantão pedagógico? Para registrar quais famílias participaram, analisar quais turmas estavam mais movimentadas e muito mais!

Parabenize também o time envolvido pela dedicação e engajamento. Divulgue nas redes sociais fotos do evento, reforçando mensagens de agradecimento às famílias presentes! A escola é ponte!


Gestor, esperamos que esse conteúdo apoie a realização do próximo plantão pedagógico da escola. Veja mais dicas de interação escola-família aqui. Até mais!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Violência contra o professor: qual o papel da gestão?

Como lidar com a violência contra o professor na escola? O que a gestão escolar deve fazer para tratar da questão? Descubra agora!

Continuar
Gestão Escolar

Escuta ativa: como aprender a desenvolver essa habilidade?

Você sabe o que é escuta ativa? E a importância dela para se relacionar com alunos e educadores? Confira no nosso post!

Continuar