Escuta ativa: como aprender a desenvolver essa habilidade?

23 jun 2022
2 min

A comunicação verbal está muito presente no nosso cotidiano e, na maioria das vezes, se torna algo tão automático que acabamos não prestando atenção na forma como nos comunicamos com o outro.

Muitas vezes podemos não dar a atenção necessária à pessoa que está falando ou mesmo estar com os pensamentos em outro lugar e isso pode passar uma impressão ruim para quem fala.

Entender o que é a escuta ativa pode ajudar significativamente a melhorar a forma na qual nos comunicamos e como ouvimos o outro que funciona tanto na vida pessoal, quanto profissional.

Para entender mais sobre essa técnica simples, mas poderosa, continue a leitura!

O que é escuta ativa?

A escuta ativa é a capacidade que uma pessoa tem de ouvir com atenção plena o que o outro tem a dizer, sem distrações e com foco total no que é dito pelo interlocutor.

Essa forma de escuta permite que o ouvinte não seja passivo na conversa, mas sim que demonstre interesse genuíno na mensagem, tornando a comunicação muito mais eficiente e com atenção.

Durante os processos de comunicação é comum não absorvermos tudo o que é dito por quem fala, seja por falta de atenção, concentração ou excesso de informações. Por isso, praticar a escuta ativa é tão importante!

Vejamos algumas dicas de como desenvolver a escuta ativa e aplicá-la na vida pessoal e profissional.

5 dicas para desenvolver a escuta ativa

1. Escute a pessoa com atenção

O principal ponto da escuta ativa é a atenção. Por isso, durante uma conversa procure estar presente, demonstrando atenção no que está sendo dito. Evite mexer no celular, desviar o olhar e fazer gestos que mostram não estar interessado no assunto.

Ao contrário, esteja atento com o olhar, utilize expressões curtas como “sim”, “não”, “isso faz sentido”, “isso realmente é muito importante”, entre outras.

2. Use a linguagem corporal

A linguagem corporal, muitas vezes, fala mais do que as próprias palavras. Por isso, tenha postura, faça movimentos com a cabeça, mostrando seu interesse no assunto e mantenha os olhares fixos.

Por outro lado, evite a má postura, bocejos, desvios de olhar e gestos em excesso. Isso pode passar uma mensagem de desinteresse.

3. Evite falar sobre você

Quando estamos conversando é normal nos identificarmos muito com o que o outro diz, nos deixando empolgados e com vontade de contar nossas próprias histórias.

No entanto, espere o momento certo para falar sobre suas experiências. Ouça com atenção primeiro e pratique as dicas anteriores para tornar a comunicação mais empática e eficiente.

4. Faça perguntas ao interlocutor

Outra maneira de praticar a escuta ativa na conversa é estimular o interlocutor com o uso de perguntas abertas. Dessa forma, a pessoa trará novos pontos de vista a partir da pergunta feita.

5. Confirme o que você escutou e dê feedback

Por fim, sempre dê feedbacks ao interlocutor sobre tudo o que foi dito, com seus pontos de vista, elogios ou críticas construtivas.

Isso enriquece a conversa e novos assuntos poderão surgir a partir do que for falado ao final.

No ambiente profissional, por exemplo, isso é muito importante na relação entre líder e liderado, tornando-a mais próxima e verdadeira no dia a dia.

Importância da escuta ativa na escola

Falando de ambiente escolar, a escuta ativa se torna uma técnica fundamental para o relacionamento com qualquer público, desde alunos, educadores e famílias. Portante, é essencial que a gestão escolar utilize essa técnica.

Assim, dentro da formação profissional do gestor, essa técnica deve ser utilizada para melhorar a comunicação entre os colegas de trabalho e liderança.

Entre os benefícios da escuta ativa no desenvolvimento profissional, podemos citar:

  • aumenta a confiança entre as pessoas;
  • evita mal-entendidos;
  • torna a comunicação empática;
  • melhora o clima organizacional;
  • estimula o trabalho em equipe;
  • aumenta o sentimento de segurança.

Podemos concluir que a escuta ativa é importante dentro de todo e qualquer ambiente, além de ser uma importante aliada no desenvolvimento profissional e pessoal. É algo que deve ser estimulado desde cedo, com crianças e adolescentes, tornando o seu aprendizado de escuta muito mais empática e genuína com o outro.

Gostou de saber mais sobre a escuta ativa? Para mais conteúdos como este, leia nosso blog e aprenda muito mais!

Esse foi um texto produzido pela Proz Educação, ensino técnico de referência que tem como propósito levar educação de qualidade, que gera emprego real aos estudantes.

No items found.
download de material ebook competências socioemocionais

E-book

Competências Socioemocionais

Confira nosso ebook com dicas de como a leitura pode ajudar a trabalhar as competências socioemocionais com seus alunos.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

6-vantagens-do-aplicativo-de-comunicacao-escolar
Gestão Escolar

6 vantagens do aplicativo de comunicação escolar

Descubra 6 formas de melhorar sua comunicação entre escola, aluno e a família utilizando aplicativo escolar. Clique e confira quais são os apps.

Continuar
sala de aula interativa
Gestão Escolar

6 ideias para criar salas de aula interativas em sua escola

Confira nesta postagem seis ideais inovadores para garantir salas de aula interativas na sua escola. Com isso, você vai garantir uma aprendizagem significativa!

Continuar
Sistema de Gestão Escolar Beneficia a Elaboração de Relatórios
Gestão Escolar

5 Motivos Para Implementar um Sistema de Gestão Escolar

Conheça os benefícios trazidos por um sistema de gestão escolar e descubra porque vale a pena investir em um para sua instituição de ensino.

Continuar
professora usando tablet em sala de aula
Gestão Escolar

Uso do tablet na educação: veja os principais benefícios

Você sabe todos os benefícios que o uso do tablet na educação pode gerar? Confira neste post!

Continuar