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Gestão Escolar
Campanha de matrícula escolar: como reter alunos

Campanha de matrícula escolar: como reter alunos

16 set 2021
5 min
Post modificado em:
9/6/2022

A campanha de matrícula escolar é um momento muito importante para as escolas. Afinal, é a partir dela que as vagas são preenchidas e inicia-se o planejamento do próximo ano letivo.

Mas qual é a melhor maneira de realizar a campanha de matrícula escolar? Como captar novos alunos e reter os atuais? Neste post, trazemos um pouco do panorama e dicas de como organizar a campanha de matrícula da sua escola.

O que é uma campanha de matrícula escolar?

A campanha de matrícula escolar é o momento do ano que a escola informa sobre as novas vagas para o próximo ano letivo. O objetivo é captar novos alunos para a escola e garantir a rematrícula dos alunos atuais.

Durante o período, a gestão escolar precisa dialogar com pais e alunos para manter o engajamento, avaliar o interesse e convencer na escolha pela escola ideal.

É fundamental montar um plano de ação para captação e retenção, pensando quais pontos precisam estar presentes: garantir uma boa presença digital, abrir diálogo entre os responsáveis e a instituição de ensino, passar os melhores argumentos e diferenciais da escola, etc.

Por que a campanha é importante?

A captação de alunos não é uma tarefa fácil, assim como o período de rematrícula é também desafiador. Portanto, captar a atenção das famílias e realizar o convencimento pela sua instituição de ensino precisam estar no centro das atenções da gestão escolar.

Além disso, a captação de novos alunos conta com muita competição: são diversas escolas concorrendo pelos estudantes. Mostrar os diferenciais da escola é importante nesse momento.

Como realizar uma boa campanha de matrícula escolar?

Abaixo, trazemos algumas dicas para você montar uma excelente campanha de matrícula escolar. Confira:

Mostre os valores e diferenciais da sua escola!

O primeiro passo para uma campanha de matrícula escolar de sucesso é definir quais os principais valores e diferenciais da sua escola. Afinal, a partir deles você conseguirá estruturar a narrativa da sua campanha.

Portanto, vale dar um passo atrás e realizar esse mapeamento. Sua escola possui ensino bilíngue? Tem o foco na formação de leitores? Preocupa-se com as competências socioemocionais dos seus alunos?

É importante também ressaltar quais as metodologias de ensino que sua escola utiliza. Isso porque alguns pais buscam instituições com metodologias específicas e podem encontrar a sua escola como uma das opções.

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Divulgue sua campanha de matrícula escolar de forma atraente para as famílias

Após definir os valores e diferenciais da sua escola, chegou o momento de divulgá-los junto com as datas e prazos da sua campanha de matrícula escolar. Explore aqui diferentes formatos além dos comunicados oficiais em e-mail ou agenda escolar.

Que tal realizar um bate papo sobre o tema com as famílias? Ou ainda preparar um vídeo especial para aquele ano, com depoimentos e imagens dos alunos? Encantar as famílias, além de repassar os valores e diferenciais da escola, pode ser um fator decisivo na retenção.

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Invista também em site e redes sociais!

É necessário também atualizar a redes sociais e o site da escola, para eles também transmitam a narrativa da campanha de matrícula escolar, além dos pontos fortes e diferenciais da escola.

Assim, dê uma geral e atualize seu site, construa postagens atraentes para os perfis da escola e ressalte todo potencial que a escola tem para esse período. Afinal, novas famílias podem acabar encontrando seus conteúdos através de uma busca online.

Dica importante: mantenha também o endereço da escola atualizado no Google! Isso por ajudar famílias da região a encontrarem opções próximas.

Invista em tecnologia e inovação para se diferenciar

Você sabia que a falta de inovação nas escolas é um dos principais fatores que deixa as famílias descontentes com as mesmas? De acordo com pesquisas, isso faz com que a família acabe buscando outra opção.

Assim, tente adotar novidades para o próximo ano letivo. Que tal investir em tecnologias educacionais? Novas ferramentas e plataformas digitais de ensino podem ajudar a se destacar, além de potencializar o processo de aprendizagem.

Fique de olho também na retenção

Como já falamos aqui no texto, é importante também olhar para a retenção dos atuais alunos da escola para evitar a evasão. Assim, além de realizar a comunicação da campanha de matrícula escolar, é preciso pensar em eventos e ações de acolhimento dos alunos e família durante todo o ano para garantir a fidelização.

Um ponto importante é também ter funcionários na secretaria e coordenação da escola treinados para a retenção de alunos. Dessa forma, caso haja algum caso de evasão, eles estarão prontos para tentar reverter a situação.

Empatia, acolhimento e facilidade na campanha de matrícula

Portanto, para finalizar, é importante ter empatia e acolher as famílias, nesse período e durante todo o ano. Só assim, elas se sentirão parte da escola e estarão fidelizadas.

O que sua escola pode fazer para facilitar a campanha de matrícula? Adiantar datas, facilitar formas de pagamento, atender as dúvidas e anseios das famílias e realizar reuniões com os responsáveis são alguns exemplos de ações simples e eficazes.

Realize uma campanha de marketing educacional

O marketing digital pode ser um grande aliado das instituições de ensino na hora de captar alunos. No mercado educacional, essa tem sido uma tendência e diferencial.

Nesse sentido, vale a pena conferir mais sobre dicas de marketing educacional no nosso post. No artigo, você encontra tudo que precisa saber para começar uma campanha e definir seu público alvo.

As principais dicas são investir nos canais digitais, como redes sociais, e-mail marketing e blog, e mostrar os valores e diferenciais do seu corpo docente, das instalações de sala de aula e toda estrutura que sua escola oferece para cada aluno da educação básica.

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