Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Qual é a importância da comunicação entre família e escola?

Qual é a importância da comunicação entre família e escola?

3 nov 2021
2 min
Post modificado em:
16/9/2022

‍Para ajudar a entender a importância da comunicação entre família e escola, começamos com uma charada: o que é, o que é, exerce maior influência sobre o desempenho do aluno do que a qualidade do ensino que ele recebe na escola?

Vamos dar um tempinho para você pensar nas opções de resposta. Preparado para a surpresa?

Uma pesquisa realizada por três universidades — Universidade Estadual da Carolina do Norte, Brigham Young University e Universidade da Califórnia, em Irvine —, revelou que “o envolvimento da família é um fator com maior impacto no desempenho acadêmico de um aluno do que a qualidade do ensino que a escola oferece.”

Por isso, neste conteúdo, nós tratamos deste tema. Continue a leitura para compreender melhor a importância da comunicação entre as escolas e as famílias dos estudantes.

Como conseguir o envolvimento das famílias com a rotina escolar

A grande questão para muitos administradores de instituições de ensino é “como conseguir o tão sonhado envolvimento da família com a escola”. Adiantamos que ele não tem relação direta com presença física, embora essa seja também uma maneira de se mostrar parceiro. 

O recurso mais poderoso que a instituição de ensino pode utilizar para ter a comunidade familiar comprometida com o processo de ensino-aprendizagem é a comunicação. 

O dia a dia na escola, com tantos afazeres, processos, demandas ininterruptas e acontecimentos inesperados a todo momento pode ser intenso. Por isso, priorizar a importância da comunicação entre família e escola faz toda a diferença nos resultados obtidos pelos alunos ao longo da vida acadêmica. 

Família e escola: assista às dicas para engajar a comunidade escolar

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Baixe agora!

Boas práticas para melhorar a comunicação entre família e escola

Algumas sugestões para desenvolver e manter uma boa comunicação entre pais e escola são:

Ofereça dicas para estreitar a relação da família com a aprendizagem do aluno

Busque sugerir, de acordo com o calendário escolar, dicas práticas que ajudem a reforçar o papel que a família tem no processo de aprendizagem dos filhos e na relação que eles desenvolvem com os estudos.

Muitos pais tendem a achar que só podem colaborar com o aprendizado de seus filhos se tiverem conhecimento sobre o conteúdo em questão. Isso gera distanciamento daqueles que temem não ter a resposta correta ou o domínio das matérias escolares.

Por isso, enviar dicas periódicas com foco naquilo que todos os pais podem fazer é capaz de aliviar a pressão e aproximar os pais de seus filhos, oferecendo o suporte que realmente faz diferença.

A organização de uma rotina saudável, com noites completas de sono, momento da lição e dos estudos estabelecidos ao longo da semana são pontos que ajudam a melhorar o desempenho escolar.

As brincadeiras em família e o equilíbrio no tempo de tela também garantem a melhora da saúde física e emocional de crianças e adolescentes. Esses aspectos estão ao alcance das famílias, mas ainda falta conscientização de forma geral.

Escute no Podcast da Árvore: A importância da família na formação leitora

Mantenha contato com a comunidade escolar

O contato entre pais e instituição de ensino deve ocorrer por diversos meios, considerando o perfil da comunidade escolar.

É preciso estar atento, pois utilizar apenas um canal dificilmente gera envolvimento das famílias. Por outro lado, quanto mais meios forem utilizados, maiores as chances dos comunicados chegarem a um número cada vez maior de pais e responsáveis. 

Mesmo o comunicado impresso, que pode parecer ultrapassado, ainda é uma boa forma de interação. Por isso, vale imprimir algumas poucas cópias para aqueles tutores que demonstram não ter familiaridade ou fácil acesso aos meios digitais.

Confira também nossa página com conteúdos voltados para as famílias!

Tenha uma comunicação transparente

Não limite sua comunicação a ocorrências negativas ou avisos formais sobre cumprimento de datas, horários e regras da escola.

Afinal, é preciso comunicar acontecimentos leves, experiências e momentos positivos vivenciados pelos alunos na escola. Dessa forma, pais e responsáveis poderão saber que o filho está sendo acompanhado não somente em relação a notas, gerando uma conexão com as famílias e aumentando o desejo de reciprocidade com a escola.

Dedique algum tempo para relatar às famílias aspectos positivos na interação das crianças e dos adolescentes com colegas e professores: isso faz todo sentido e ajuda a prevenir conflitos e ausência das famílias.

Ainda com o foco no envolvimento dos pais, lembre-se de que comunicação é o que o interlocutor entende e não aquilo que você desejava dizer. Na prática, isso significa utilizar um vocabulário acessível, sem abuso de termos técnicos do campo pedagógico que só fazem sentido para educadores.

O mesmo vale para a construção das frases e tamanho dos parágrafos. Quanto mais simples a construção, maior a possibilidade de que a mensagem seja compreendida e gere sensação de pertencimento por parte dos pais e de familiares dos alunos. 

O tempo investido na comunicação com as famílias traz retornos duradouros para a escola: comunidade escolar envolvida e se sentindo parte fundamental no sucesso dos filhos!

Agora que você sabe qual é a importância da família na escola, saiba mais sobre como as redes sociais podem facilitar a comunicação escolar por meio da divulgação de informações com clareza e precisão.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da Gestão Escolar

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Você pode gostar também

Gestão da Educação Pública: indicadores para Secretarias

Confira no post os principais indicadores para Secretarias que a Gestão da Educação Pública precisa acompanhar!

Continuar
Gestão Escolar

9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler!

Reunimos aqui dicas de livros sobre gestão escolar fundamentais para você que quer aprofundar seus conhecimentos na sua área de atuação ou formação.

Continuar