Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Dinâmica para reunião de pais: confira 9 exemplos

Dinâmica para reunião de pais: confira 9 exemplos

30 nov 2022
3 min
Post modificado em:
30/11/2022

Neste post você vai encontrar dicas para transformar um dos momentos mais importantes para as escolas: a presença das famílias. Destacamos 9 dinâmicas para reuniões de pais  que vão deixar o encontro mais espontâneo, estimulante e acolhedor.

O que é e qual a importância da dinâmica na reunião de pais?

As dinâmicas são práticas muito conhecidas e utilizadas em vários espaços sociais como em igrejas, reuniões familiares e tantas outras ocasiões. Atualmente, tornou-se comum serem utilizadas também em processos seletivos, na avaliação de candidatos. 

No entanto, seu uso, geralmente, está associado à proposta de passar aos seus integrantes uma mensagem de forma clara, leve e divertida, em que cada uma apresenta um objetivo específico.

Especificamente nas escolas, as dinâmicas para reuniões de pais vão quebrar o gelo, fomentando reflexões. Chamando a atenção, principalmente, para ações que precisam ser aprimoradas pelos responsáveis. E por fim, incentivar uma participação mais ativa em todo o encontro.  

9 exemplos de dinâmica para reunião de pais: 

Pensando nesses objetivos que tornam esses momentos mais descontraídos, trouxemos 9 exemplos de dinâmica de reunião de pais mais famosas na internet. 

Além de conscientizar os pais para o valor da parceria entre a família e a escola, elas prometem ajudá-los a pensar seu papel de atenção e cuidado com os filhos. Ações mais que necessárias para o desenvolvimento pleno dos alunos.

1 - Dinâmica da caixa dos desafios 

Gestor, conhece a brincadeira da dança da cadeira? A dinâmica  para a reunião de pais que vamos apresentar agora é bem parecida! Organize as famílias em uma grande roda e escolha uma música, toda vez que a canção parar de tocar, os pais terão de abrir uma caixa de desafios.  

Na caixa, em pequenos papéis, escreva as dificuldades mais comuns à escola e ao dia a dia dos pais, como notas vermelhas, questões de saúde, problemas de relacionamento com os filhos, entre outros. 

Quando a música pausar, o responsável com que a caixa estiver, deve abrí-la, ler o desafio e propor uma solução. Ao final da dinâmica, parabenize-os pelas propostas criadas e exponha que alguns desafios na criação dos filhos precisam ser encarados. Por mais desafiadores que sejam, as famílias devem estar presentes, encorajadas e preparadas para os apoiarem.

2- Dinâmica dos balões

Na reunião de pais, todos devem se organizar em roda, encher uma bexiga e amarrá-la. Cada balão representa um aluno. A professora deve ficar no meio do círculo e selecionar um outro professor para ser seu ajudante.

Ainda na roda, os pais vão começar a jogar os balões para o alto. A ideia é que nenhuma bexiga caia no chão. O papel do ajudante é tocar em um familiar de cada vez, que deve deixar o círculo e se sentar. 

À medida que vão deixando a roda, e não for mais possível manter os balões no ar, o professor deve parar a dinâmica e levar às famílias a uma reflexão: mostrar que sem o apoio das famílias e um trabalho conjunto, o sucesso escolar não é possível. 

3- Dinâmica da bala

Entregue uma bala para cada familiar, sua embalagem deve ser a que abre dos dois lados. Solicite que tentem manuseá-la com apenas uma mão. 

Após todo o esforço e tentativas empreendidos na atividade você, gestor, deve iniciar uma discussão considerando a união e harmonia como fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. A dinâmica para reunião de pais, deve levá-los a comparar a bala com seus filhos. 

A  analogia a ser feita é a seguinte: a mão que abriu a bala é a instituição escolar e a outra, que apoia a ação, é a família. Em que, sem o apoio de ambas, a ação se torna impossível. Essa é mais uma dinâmica que incentiva a colaboração entre os pais e a escola.

4- Dinâmica do espelho

Para a dinâmica de reunião de pais, decore uma caixa e fixe um pequeno espelho em sua parte interna. Não revele aos participantes o que há dentro dela, diga apenas que guarda algo de grande valor, que merece muito carinho, e é muito especial para os alunos. 

A caixa deve ser passada na mão de cada familiar, a comoção levantada pela surpresa de se verem, pode gerar um sentimento muito positivo para lembrá-los da sua importância como pais na vida dos seus filhos.

5- Dinâmica do desenho

Entregue papel, lápis de cor e giz de cera aos responsáveis, pré estabeleça um tempo, e solicite que desenhem algo para uma pessoa muito especial. Após concluírem a tarefa, recolha os desenhos, rasgue-os e jogue-os na lixeira. Isso mesmo! Jogue fora todos os desenhos.

É certo que esse movimento vá gerar espanto e indignação, mas é por uma boa causa. Explique que a ideia era sensibilizá-los a refletir algumas ações que executamos sem perceber. Como, por exemplo, quando a criança vem nos mostrar algo, uma tarefa, um desenho, e nos afazeres do dia a dia, não damos a atenção necessária. 

Por isso, você deve lembrá-los na reunião de pais, de como é fundamental o incentivo e atenção das famílias. Esse cuidado ajuda no seu processo de autonomia, autoestima e reconhecimento de afeto.

Leia também: [On/Off] O digital e o físico como aliados

6- Dinâmica dos rostinhos

Nessa dinâmica para reunião de pais, crie um cartaz a partir de uma pequena parte dos rosto de todos os alunos e peça para que os identifique. Em cada figura deve haver um espaço para que se escreva o nome do estudante a que pertence a imagem. 

A proposta é um incentivo às famílias a se atentarem um pouco mais ao desenvolvimento e crescimento dos alunos. Diga como a atenção é essencial e que cada detalhe importa.

7- Dinâmica “desenhando conforme a orientação”

Nesta dinâmica para reunião de pais, a ideia é ajudar a compreenderem que o desenvolvimento de cada estudante é único e pessoal. Para tanto, compartilhe lápis e papel, o objetivo é que obedeçam a tudo que for orientado por você, gestor.

Solicite que desenhem objetos aleatórios, como um dado, uma árvore pequena, uma escada grande. Sinta-se à vontade para usar sua criatividade. Ao final dessa etapa, conduza-os a compararem seus desenhos com os de outras famílias.

Dessa forma, poderão observar que mesmo que orientados da mesma forma, o resultado nunca é idêntico. Explore os desenhos e discuta como cada criança tem seu próprio tempo no processo de aprendizagem.

8- Dinâmica da teia de barbante

O que acha de incentivar a troca e conexão entre as famílias e responsáveis por meio de uma dinâmica para reunião de pais? Sabemos que alguns medos e insegurança podem ser os mesmos para muitos deles. 

Assim, com um rolo grande de barbante, oriente-os a se sentarem em círculo e que cada um compartilhe um desejo ou um medo sobre a criação dos filhos. De modo aleatório, na medida que apresentarem vontade de falar, devem ir passando o rolo adiante.

O intuito é que uma teia se forme com várias conexões e você, gestor, explore como essas interligações mostram que não estão sozinhos. Essas conexões entre eles podem ser uma oportunidade para formar uma rede de pais que se apoia e enfrenta desafios juntos, com o apoio da escola.

9- Dinâmica do mural

Aproveite o mural da sala para deixá-lo bem decorado para a dinâmica de reunião de pais. Dê um pequeno pedaço de papel em formato de coração para as famílias e convide-os a escreverem um recado para seus filhos. 

A ideia é que ao retornarem para a sala, os estudantes encontrem os recados escritos pelos seus responsáveis. E assim, incentivar o vínculo e o afeto entre os estudantes e suas famílias.

Gestor, o que achou das dinâmicas para reunião de pais que trouxemos aqui? Já escolheu a sua? Esperamos que seja um momento de acolhimento e aprofundamento do vínculo entre as famílias e a escola.

Agora, cumprida a tarefa de motivar os pais e responsáveis, o que acha de conferir mais dicas para encorajar seus professores? Leia 12 dicas imperdíveis para motivar o professor.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Dicas para começar o seu ano letivo com o pé direito

Começar o ano letivo da maneira certa é essencial para alunos, professores e para a gestão escolar. Confira cinco dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Continuar
Gestão Escolar

Como trabalhar a saúde mental na escola: 7 dicas práticas

Você sabe por que e como trabalhar a saúde mental na escola? Conheça o importante papel das instituições de ensino e confira 7 dicas práticas.

Continuar