Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como a leitura melhora a relação da família na escola?

Como a leitura melhora a relação da família na escola?

30 ago 2023
5 min
Post modificado em:
30/8/2023
leitura melhora a relação da família na escola

Confira como a leitura em família pode ser uma grande aliada no fortalecimento da relação entre família e escola.

Qual a importância da leitura para participação da família na escola?

A leitura é uma fonte inesgotável de aprendizagem, informação e vínculos. Ela está presente em muitos momentos do nosso cotidiano. Desde quando acordamos e olhamos a hora e a temperatura no celular, passando pelas mensagens que trocamos e notícias que consumimos.

Além disso, textos literários costumam incentivar a criatividade e ampliação do nosso repertório sociocultural. Por isso, Mikhail Bakhtin, um famoso crítico literário russo, definiu a Literatura como um encontro de culturas que se complementam.

Por essas razões, é fundamental que crianças e adolescentes cultivem desde cedo o hábito de lerem criticamente os mais variados gêneros discursivos. Para que esse objetivo da Educação integral seja atingido, escolas e famílias devem atuar juntas.

Neste post, vamos discutir de que forma a leitura pode ser uma ponte para a parceria entre escolas e famílias dos estudantes. Você vai entender melhor:

  • como a leitura pode ser uma boa ferramenta para aproximar as famílias da sua escola;
  • como utilizar a leitura para incentivar a participação de famílias na rotina escolar;
  • como a Árvore aproxima as famílias por meio da leitura.

Como a leitura aproxima as famílias da escola?

Gestor, para organizar uma campanha de matrícula de sucesso, é necessário comunicar de forma eficiente a proposta pedagógica e os diferenciais da sua escola.

A boa notícia é que a leitura atravessa todos os componentes curriculares. Por isso, a equipe pedagógica pode usar a leitura como uma chave para encantar as famílias do início ao fim do ano letivo.

As perguntas a seguir podem ser úteis para contornar possíveis objeções das famílias à matrícula. Além de aumentar a taxa de retenção de alunos já inscritos. São questionamentos que ajudam a construir um bom plano de ação para acolher pais e responsáveis, respondendo a seus anseios.

  • Como os projetos interdisciplinares compartilhados já no calendário escolar do primeiro semestre estimulam a leitura ativa?
  • Quais os benefícios da leitura em família para diálogos saudáveis com crianças e adolescentes? Como a escola pretende ajudar nesse processo?
  • Como a escola faz a curadoria de obras literárias que contribuem para a formação integral das turmas?
  • Quais ferramentas tecnológicas estão disponíveis para a comunicação entre as famílias e a escola? E quais recursos tecnológicos são usados para potencializar o ensino inovador?
  • Que eventos comemorativos podem ser realizados para compartilhar as leituras e trabalhos escolares dos estudantes? Quais datas são mais adequadas para saraus literários, feiras de ciências e mostras culturais?
  • Como as atividades de leitura propostas pela escola estão conectadas com as demandas do mercado de trabalho e exames vestibulares?
  • Como exemplificar, para as famílias, iniciativas pedagógicas de leitura que procuram superar dificuldades de aprendizagem?

Leia também: 8 autores que falam sobre família e escola

Como a leitura pode incentivar a participação das famílias na rotina escolar?

Uma excelente estratégia para incluir as famílias na rotina escolar é sugerir a mediação de textos literários em casa. Isso pode ser feito, por exemplo, relembrando-as as jornadas de heróis e heroínas da ficção. Elas nos ajudam a lidar com dificuldades da vida e auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Gestores podem incentivar responsáveis a destinarem alguns minutos da semana para a contação de histórias e brincadeiras com os pequenos. Já com jovens adolescentes, notícias e livros podem fomentar conversas preciosas sobre temas voltados para o amadurecimento.

Para que pais e responsáveis se sintam acolhidos na comunidade escolar, também é preciso convidá-los a interagir com outros agentes escolares e espaços da instituição. A sua escola tem, por exemplo, uma biblioteca que possa ser frequentada pelas famílias?

Ademais, o que acha de eventos abertos à comunidade, como visitas guiadas e feiras temáticas? Os próprios estudantes podem se organizar junto à equipe docente para narrar suas experiências e descobertas escolares em exposições.

Recursos visuais (como pinturas e maquetes) e interativos (como QR codes para acesso a textos multimídia) podem tornar essas experiências ainda mais imersivas. Confira aqui algumas iniciativas pedagógicas desse tipo, propostas pela nossa comunidade de Semeadores de Leitura.

Como a Árvore aproxima as famílias com a leitura

“É gostoso ouvir o seu filho falar: ‘Eu gosto de ler’. A Árvore veio como um tesouro para a nossa família.”

Com essas palavras, Danielle de Oliveira, mãe do Danilo, resumiu sua experiência com o cultivo do hábito de leitura em casa por meio da Árvore. Sua fala demonstra como estudantes felizes e comprometidos com a leitura tendem a atuar como agentes de transformação e esperança para além dos muros da escola.

A nossa plataforma gamificada engaja alunos e familiares no processo de ensino-aprendizagem.

Os alunos são convidados a reflorestar o habitat do Otto, nosso mascote, conforme avançam suas leituras e tarefas. As famílias e professores, por sua vez, podem acompanhar toda a evolução dos estudantes em relatórios exclusivos sobre títulos acessados, tarefas concluídas e tempo de tela.

Além disso, a nossa plataforma conta com Trilhas de Leitura cuidadosamente planejadas por uma equipe de especialistas em Educação com sugestões de atividades lúdicas e interativas, direcionadas para dentro e fora da sala de aula.

Com linguagem acessível e uma variedade de atividades facilmente adaptáveis, as Trilhas podem ser realizadas em casa e de forma autônoma pelas famílias.

Nosso acervo de mais de 40 mil títulos inclui, ainda, publicações que procuram informar toda a comunidade escolar para cooperar em prol de um ensino de qualidade. Temas como dificuldades de aprendizagem, conflitos escolares e fases do desenvolvimento humano são facilmente encontrados com mecanismos de busca na plataforma.

Tudo isso com a garantia de um ambiente digital seguro para crianças e adolescentes.

Pais, responsáveis, gestores e professores podem respirar aliviados com as nossas tecnologias de proteção de dados e recomendações de textos com curadoria adequada à faixa etária de cada segmento.

Esses são apenas alguns dos fatores da Árvore que contribuem para amparar e abraçar a diversidade de famílias, docentes, discentes e gestores através do superpoder da leitura.


Quer se aprofundar mais no valor da participação das famílias na rotina escolar? Acesse o nosso texto “A importância da parceria entre família e escola”. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

Quadrinhos combinam com literatura na escola?

No artigo de hoje debateremos se quadrinhos combinam ou não com literatura na escola. Confira!

Continuar
Leitura

9 dicas de como montar a lista de leitura escolar

Veja 9 dicas de especialistas pedagógicos para montar a lista de leitura escolar perfeita para sua escola.

Continuar