Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Educação Integral e formação para vida na prática

Educação Integral e formação para vida na prática

26 de maio de 2021
5 min
Post modificado em:
1/3/2022

Você ainda desconhece os benefícios da educação integral? Apesar de constar nas diretrizes educacionais do país e estar alinhada às necessidades do século XXI, esta modalidade de ensino ainda é distante do cotidiano das escolas brasileiras. Confira mais neste post!

Sumário
  • Educação integral x Educação de tempo integral
  • O currículo na Educação Integral
  • Benefícios desta modalidade
  • Como aplicar na prática  
  • Educação Integral e o Novo Ensino Médio

Educação integral x educação de tempo integral

Você sabe a diferença entre educação integral e educação em tempo integral? O aumento do tempo do aluno na escola não é sinônimo de adesão ao modelo de educação integral, que tem um projeto curricular amplo permitindo aos estudantes o preparo para as múltiplas dimensões da vida contemporânea. Assim, o foco é o aluno e sua relação com a família e o entorno. Já o ensino em tempo integral é aquele em que os jovens permanecem na escola por mais de 7 horas diárias.

Para Fernanda Colmenero, mestra em Educação pela PUC-Rio e coordenadora de projetos sociais no CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável - a educação integral tem “um olhar constante e atento para o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida nestas crianças. Para além de português e matemática, é fundamental permitir às crianças que experimentem  novos tempos e espaços de aprender”.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!

Educação Integral no Brasil

O projeto remete à proposta de Anísio Teixeira, ainda na década de 1950. Para o educador, a relação entre escola e comunidade é essencial para efetivação do processo educacional. Na década de 1980, Darcy Ribeiro retomou o projeto no Rio de Janeiro, com a criação dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs. Nas duas experiências a escola deveria estar conectada ao contexto do aluno e às habilidades necessárias para realizar tarefas cotidianas.

A educação integral está presente na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e no  Plano Nacional de Educação - PNE, que prevê que até 2024 mais da metade das escolas públicas brasileiras ofereçam tempo integral. Na prática, é uma meta da educação brasileira.

Leia mais: Avaliação escolar: como definir os melhores caminhos para o processo

O currículo na Educação Integral

O projeto tem o objetivo de garantir que o ensino inclua a formação ampla para vida. Logo, a questão principal é: como elaborar um currículo que compreenda as necessidades multidimensionais da formação? O Centro de Referência da Educação Integral entende que as bases da modalidade são: equidade, inclusão, sustentabilidade e contemporaneidade.

Por isso, o currículo deve compreender o aluno como sujeito histórico e complexo. Uma proposta curricular pautada neste tipo de educação deve ofertar a interdisciplinaridade, fazer sentido para o aluno e seu território, partir de práticas de experimentação, promover um ambiente democrático,  estimular a proatividade e ser adaptável às necessidades de cada um.

Benefícios desta modalidade

A modalidade é comprometida com a contemporaneidade e com a formação humana em todas as suas faces. Para Paulo Freire é necessário a garantia da centralidade do indivíduo no processo educacional, o aluno não pode ser objeto, ele deve ser o sujeito da própria educação.

A promoção de uma escola mais inclusiva na qual os alunos se vêem como partes fundamentais do ambiente escolar é central na proposta. Ao garantir significado para vida, há o comprometimento com a formação de indivíduos autônomos, com maior repertório cultural, aptos a lidar com as diferenças e conectados às demandas atuais da sociedade.

Como aplicar na prática  

A adoção nas escolas pressupõe uma mudança na cultura escolar que envolva o currículo, as formas de avaliação e a gestão da escola. Portanto, é importante que a gestão seja participativa e que a avaliação seja simplificada, permitindo a autoavaliação e ocorrendo de forma transparente.

Outro ponto central é a relação entre escola e território. A comunidade escolar não se forma somente por agentes internos. Por isso, a escola não pode ser uma ilha, ela deve estar aberta à comunidade e a possibilidade de engajamento estudantil, proporcionando a formação cidadã voltada para transformação social.

Dica: Incentive a participação democrática estimulando a criação de grêmios estudantis, centros acadêmicos e clubes temáticos.

Educação Integral, BNCC e o Novo Ensino Médio

A BNCC e o Novo Ensino Médio estão comprometidos com a oferta de um ensino integral focado no desenvolvimento de habilidades e competências que sejam úteis para a formação humana por completo. O Ensino Médio brasileiro ainda tem como desafio o combate à evasão escolar. O Novo Ensino Médio apresenta o aumento da carga horária total cursada, com oferta de novas disciplinas e itinerários formativos, construção de um currículo individualizado e desenvolvimento de Projetos de Vida.

Neste sentido, a modalidade é vista como solução para garantia de um processo de ensino e aprendizagem que prepare para a vida, para o trabalho e combata a evasão escolar.

Agora você já conhece um pouco mais sobre a educação integral, sua história e seus benefícios para o cotidiano escolar. Por ser uma meta da educação brasileira, a modalidade deve estar no horizonte das escolas do país. Para isso, não esqueça da importância de criar um ambiente conectado à realidade, aberto ao diálogo e democrático.

Se quiser receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Fique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

Descubra o que é mobile learning e quais os benefícios para sua escola. Acesse agora o post!

Continuar