Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
8 benefícios e como incentivar a parceria família e escola

8 benefícios e como incentivar a parceria família e escola

26 jun 2023
4 min
Post modificado em:
26/6/2023

Gestor, como anda a participação das famílias na sua escola? No texto de hoje, listamos os principais benefícios da escola e família juntos na aprendizagem. Confira a seguir:

A importância da integração entre família e escola

O estudo "Interação escola-família: subsídios para práticas escolares", realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a UNESCO, fala sobre essa importância. Ele aponta que os resultados de aprendizagem são diretamente impactados pelo apoio que a escola recebe dos familiares.

A escola e família juntos possibilitam

“(...) a recuperação da singularidade do aluno visto no seu contexto mais amplo. (...) quando a escola melhora seu conhecimento e compreensão sobre os alunos, sua capacidade de comunicação e adequação das estratégias didáticas aumenta e, em consequência, aumentam as chances de um trabalho escolar bem-sucedido.”

E como essa colaboração entre família e escola pode potencializar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos? Quais são os benefícios e impactos dessa parceria? Confira a seguir porque é muito importante essa parceria!

8 benefícios da escola e família juntos na aprendizagem

Confira agora oito benefícios que a integração entre família e escola pode proporcionar:

1 - Os educadores têm uma maior compreensão do contexto do estudante:

Como apontamos na introdução, escola e família caminhando juntos possibilitam um maior entendimento do contexto cultural, socioeconômico e subjetivo do estudante. Esse entendimento facilita o trabalho do professor no dia a dia, que poderá pensar em trilhas de aprendizagem mais personalizadas.

Para a escola alcançar esse benefício, estabelecer um diálogo aberto com a família é fundamental! A escuta ativa é o melhor caminho para conhecer melhor a história e os valores compartilhados de cada família.

Além das interações presenciais, gestores também podem aplicar questionários e entrevistas pontuais e online. Eles irão servir para mapear as expectativas e realidades dos responsáveis, alunos e demais familiares.

2 - O estudante melhora o desempenho acadêmico:

Escola e família juntos impactam positivamente o progresso dos estudantes no desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas e no domínio dos conteúdos curriculares.

Isso acontece quando a escola e a família mantém uma comunicação regular. Ou seja, uma comunicação com trocas constantes sobre o progresso dos estudantes e seus objetivos de aprendizagem.

Envolver as famílias nas atividades e tarefas de casa é primordial! Por isso, gestor, garanta que sua equipe pedagógica esteja disponível para oferecer orientações e dicas de mediação para cuidadores e responsáveis.

Afinal, a participação dos pais na vida escolar de seus filhos pode fazer com que a aprendizagem seja muito mais significativa.

3 - Os estudantes desenvolvem melhor as suas habilidades de estudo:

Quando a família e a escola unem forças, os estudantes podem desenvolver melhor a suas habilidades de estudo. Ou seja, suas estratégias e técnicas para aprender melhor, como a gestão de tempo, planejamento de tarefas, etc.

Gestor, para alcançar esse benefício, vale encorajar os responsáveis a compartilharem os seus próprios métodos de estudo com os estudantes. Assim como orientá-los sobre a importância de manter uma rotina estabelecida e organizada.

4 - Os estudantes desenvolvem as competências socioemocionais integralmente:

Escola e família juntos ajudam a construir um ambiente educativo de comunicação aberta e respeitosa. Um espaço onde as emoções e sentimentos dos estudantes podem ser acolhidos.

A equipe pedagógica da escola pode disponibilizar recursos de apoio e aconselhamento para estudantes e suas famílias. Através de parcerias com profissionais ou programas estruturados de educação socioemocional que podem ser implementados em casa.

5 - Promove a integração de aprendizagens e saberes:

Gestor, que tal trazer as famílias para participar de projetos interdisciplinares que promovam reflexões sobre atividades cotidianas (cozinhar, por exemplo)? Ou, quem sabe, convidar os responsáveis para desenvolverem um projeto comunitário junto com os estudantes?

Conectar conteúdos e habilidades aprendidos na escola com situações da vida cotidiana é fundamental! Quando as famílias participam desse movimento, a integração de aprendizagens e saberes de dentro e fora da escola se torna ainda mais significativa.

6 - A elaboração da proposta pedagógica da escola se torna mais eficiente:

O projeto pedagógico da escola deve estar sempre atualizado e em consonância com as necessidades locais. Escola e família juntos podem trabalhar em prol de uma proposta pedagógica mais assertiva. Uma proposta que reflete a identidade e o contexto da comunidade escolar.

Promover assembléias e encontros regulares com os responsáveis é um excelente caminho para manter o debate em torno da proposta pedagógica sempre vivo!

Além disso, você pode realizar pesquisas de diagnóstico para entender melhor as expectativas e demandas das famílias.

7 - Estudantes sentem-se motivados e engajados na aprendizagem:

A parceria entre família e escola fortalece os vínculos de confiança entre os principais ambientes educativos: a casa e a sala de aula.

Quando o estudante vê escola e família juntos, ele percebe que todos estão investidos em seu processo de ensino e aprendizagem. Isso contribui para um sentimento de valorização, incentivando também o engajamento e a motivação do estudante.

Gestor, realizar feiras de ciências, de arte ou clubes de leitura são ótimas formas de envolver ativamente pais e responsáveis!

8 - Estabelece uma cultura escolar de colaboração e acolhimento:

Escola e família juntos na aprendizagem criam uma cultura escolar de colaboração e acolhimento, onde todos se sentem valorizados e incluídos, compartilhando responsabilidades.

Para promover uma cultura escolar colaborativa no ambiente escolar, gestores podem organizar oficinas ou fóruns de discussão direcionados para os responsáveis. Esses encontros podem abordar, temas como: leitura em família, educação socioemocional, estratégias de apoio à aprendizagem, etc.

Como aproximar as famílias da escola?

Confira agora estratégias eficazes para aproximar as famílias da escola, promovendo uma relação sólida que beneficia diretamente o sucesso dos estudantes.

1. Comunicação Clara e Constante:

A base para qualquer parceria bem-sucedida é a comunicação eficaz. Estabeleça canais de comunicação claros, como boletins informativos eletrônicos, grupos de mensagens e reuniões regulares. Mantenha as famílias informadas sobre eventos escolares, conquistas dos alunos e oportunidades de envolvimento.

2. Eventos Escolares Participativos:

Organize eventos escolares que incentivem a participação ativa das famílias. Feiras culturais, noites de jogos educativos e reuniões temáticas são ótimas maneiras de criar um ambiente acolhedor e envolver os pais no processo educacional de seus filhos.

3. Crie um Programa de Voluntariado:

Incentive a participação dos pais como voluntários na escola. Criar um programa estruturado de voluntariado não apenas auxilia nas operações diárias da escola, mas também fortalece os laços entre famílias e educadores. Os pais se sentirão mais conectados e investidos na comunidade escolar.

4. Utilize Tecnologia a seu Favor:

Aproveite as ferramentas tecnológicas para manter os pais atualizados sobre o progresso acadêmico de seus filhos. Portais online, aplicativos móveis e plataformas de comunicação digital são recursos valiosos para compartilhar informações sobre avaliações, frequência escolar e projetos especiais.

5. Realize Sessões de Orientação e Workshops:

Organize sessões educativas para os pais, abordando temas relevantes, como métodos de estudo, a importância da leitura em casa e estratégias para apoiar o aprendizado dos filhos. Workshops práticos podem capacitar os pais a se envolverem de maneira mais significativa no processo educacional.

6. Crie Grupos de Discussão Online:

Estabeleça grupos online para promover a interação contínua entre pais, professores e administração escolar. Esses espaços fornecem uma plataforma para compartilhar informações, discutir desafios e trocar ideias sobre como melhorar a experiência educacional dos alunos.


Gestor, escola e família juntos tornam a aprendizagem muito mais significativa!

Esperamos que esse texto tenha apoiado as suas reflexões sobre o tema. Não deixe de acessar também a nossa página Conexão Família. Por lá, você encontra materiais sobre como a leitura e a tecnologia podem conectar família, escola e estudante. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

O desafio da gestão escolar com excelência: como desenvolver

O desafio da gestão escolar está relacionado a mudanças na sociedade e na educação. Confira este artigo e saiba como adaptar a sua instituição de ensino.

Continuar
Gestão Escolar

Conselho de classe: 15 dicas de como organizar na escola

O conselho de classe é um momento muito importante para todos da comunidade escolar. Confira, neste artigo, 15 dicas para organizar os da sua instituição.

Continuar