Como São José dos Campos transformou a leitura em sala de aula com Árvore Livros

26 abril 2022
2 min

Promover a leitura em sala de aula nem sempre é uma tarefa fácil. É por isso que a Prefeitura de São José dos Campos conta com a Árvore Livros desde 2018. Em todos esses anos de parceria foram muitos os frutos colhidos.

Confira neste post um pouco mais sobre as conquistas da formação de leitores na cidade.

Leitura em sala de aula com o apoio do digital

Nas escolas municipais de São José dos Campos, a plataforma Árvore Livros está disponível para todos os alunos dos 4º, 5º e 6º anos. Com o acesso a mais de 30 mil títulos, os estudantes frequentam salas de leitura e transitam entre os formatos físico e digital nas bibliotecas.

Assim, os milhares de livros em diferentes formatos permitem que os educadores realizem a formação de leitores em aulas, projetos e momentos próprios para a leitura. Além disso, esse diálogo entre físico e digital também garante a continuidade do ensino híbrido nas escolas municipais da região.

Fotos: Adenir Britto/PMSJC

Caso de sucesso real: a leitura em sala de aula na Emef Profº Waldemar Ramos

Em uma das escolas da cidade, a Emef Profº Waldemar Ramos, já são mais de 85% de acesso à plataforma de leitura, com 750 obras lidas, de acordo com matéria divulgada no site da prefeitura.

A sala de leitura da escola recebe o nome da célebre escritora Cecília Meireles e os cerca de 800 estudantes podem acessar as diferentes obras físicas e digitais disponíveis na sala. E os estudantes garantem: “tanto o livro físico quanto o digital têm seu valor e ajudam a aprender mais, passar o tempo e se divertir”.

Árvore Livros nas palavras dos estudantes

A leitura em sala de aula com o apoio da Árvore Livros tem engajado bastante os alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos. Reunimos por aqui os depoimentos de alguns estudantes da Emef Profº Waldemar Ramos divulgados na matéria.

A aluna mais leitora neste ano, Beatriz da Silva Freitas, de 10 anos, conta nas suas palavras como é sua experiência com a leitura: “é muito bom ler porque a gente aprende bastante coisa, entra em cada história e parece que está viajando, a imaginação vai longe. Quero ler muito para um dia escrever contos”. Em relação especificamente à Árvore Livros, a principal vantagem para a estudante é poder “indicar livros para os amigos e escolher o que mais gosta de ler”.

Já Miguel André Vilas Boas, também com 10 anos, ressalta que “a Árvore Livros é como um jogo virtual, que tem objetivos, opções e diversão”. Portanto, esse depoimento mostra que a leitura pode ser divertida.

Por fim, Yasmin Araujo Waltrick, 10 anos, garante que “é muito fácil mexer na plataforma, tem várias opções e cada livro ajuda a escrever melhor”.

Bons resultados na rede com a Árvore

Hoje, a Árvore Livros está disponível para 49 escolas e mais de 11.200 alunos. Conforme matéria divulgada no site da prefeitura, só no último ano foram mais de 195 mil livros emprestados, 82 mil livros lidos e mais de 40 mil horas de leitura.

A plataforma de leitura digital é utilizada pela rede de ensino de São José dos Campos desde 2018. Os alunos têm acesso a mais de 30 mil títulos e diversas ferramentas e materiais de apoio pedagógicos para auxiliar na formação dos alunos de 4º, 5º e 6º ano.

Além disso, os professores podem utilizar trilhas de leitura, projetos e sequências didáticas alinhadas à BNCC para incentivar a leitura cada vez mais entre os estudantes da rede.

Árvore para promover leitura em sala de aula

A Árvore atende diferentes segmentos escolares e, para utilizá-la na sua escola, é necessário se tornar parceiro da plataforma.

Com as ferramentas disponíveis na Árvore Livros é possível trabalhar diferentes gêneros textuais e o professor é capaz de aliar o digital ao trabalho em aula, promovendo ainda o ensino híbrido e a educação midiática.

Para saber mais sobre, acesse o site da Árvore.

No items found.
Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

alunos lendo juntos
Leitura

Leitura colaborativa: como usar essa prática pedagógica em sala de aula?

Com o nosso conteúdo, você fica sabendo o que é a leitura colaborativa e como essa prática pode ser utilizada em sala de aula.

Continuar
criança lendo
Leitura

Formação de leitores na prática em concurso literário sobre mulheres inspiradoras

Em agosto deste ano aconteceu o concurso Mulheres que transformam. Confira como realizar a formação de leitores na prática e como foi o concurso.

Continuar
pai e filho lendo
Leitura

Incentivo à leitura: veja a importância dos pais!

Como os pais podem participar da formação de leitores? Qual a importância e influência que exercem com crianças e jovens? Confira neste post!

Continuar
Menina indígena
Leitura

10 livros sobre índios e cultura indígena para ler com seus alunos

Conheça 10 livros sobre índios e cultura indígena que pode usar em sala de aula. São livros de contos, lendas, cultura e reflexões para ler com seus alunos

Continuar