Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Como definir a proposta pedagógica da sua escola?

Como definir a proposta pedagógica da sua escola?

15 jun 2023
4 min
Post modificado em:
15/6/2023

A proposta pedagógica é o que orienta as práticas de uma escola! Gestor, quer dicas para construir uma proposta em diálogo com a comunidade escolar? Confira:

O que é uma proposta pedagógica?

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelece que as instituições de ensino têm a incumbência de elaborar e executar, democraticamente, as suas propostas pedagógicas.

A proposta pedagógica de uma escola é a sua identidade. Ela inclui os valores, o propósito, os objetivos pedagógicos e as diretrizes curriculares da instituição.

Núcleo central do Plano Político Pedagógico (PPP), é ela que norteia a prática educativa como um todo. Por isso, deve estar alinhada com as legislações educacionais vigentes.

Para promover uma aprendizagem consistente e significativa, uma proposta pedagógica deve estar pautada em princípios democráticos. Nesse sentido, ela deve ser estabelecida através de uma profunda e constante troca com a comunidade e a gestão escolar. Veja como:

A proposta pedagógica e Paulo Freire

Patrono da educação brasileira, o educador pernambucano inspira as propostas pedagógicas de escolas de todo o Brasil, e dos mais diferentes contextos sociais.

Freire defende uma pedagogia da consciência e da autonomia. Ela deve ser baseada em práticas dialógicas. Essas práticas devem levar a realidade, história e cultura do educando para dentro do processo educativo.

A concepção freireana de educação busca também construir uma relação horizontal entre professor-estudante, educador-educando.

Focada no desenvolvimento do pensamento crítico, da curiosidade e da criatividade do estudante, uma proposta pedagógica não se limita à transmissão de conteúdos. Tal como defendido por Paulo Freire. Ela incentiva o educando a problematizar, questionar e transformar a sua realidade!

Como podemos nos inspirar no pensamento freireano para elaborar a proposta pedagógica de uma escola? A resposta é bem simples: o ponto de partida deve ser o diálogo!

Como deve ser elaborada a proposta pedagógica de uma escola?

A proposta pedagógica é um documento norteador para todos os envolvidos no fazer educativo. É um documento vivo, que deve ser revisado e atualizado periodicamente. Por isso, gestor, as ações listadas a seguir devem ser contínuas e acontecer paralelamente.

Confira quais são os pontos que você deve considerar ao elaborar a proposta pedagógica da sua escola:

Envolvimento da comunidade escolar

O primeiro passo para a construção da proposta pedagógica envolve analisar o contexto em que a escola está inserida. Ouvir a comunidade escolar e compreender a sua realidade social, econômica, política e cultural é uma etapa fundamental e incontornável!

Gestor, é importante organizar momentos para ouvir as experiências e expectativas da comunidade escolar. Estas experiências devem incluir as famílias, estudantes, professores e demais funcionários da escola. Deste modo, haverá um diálogo eficaz entre a escola e a comunidade.

Que tal organizar reuniões periódicas para debater a proposta pedagógica com alguns representantes de cada grupo? Você também pode aplicar questionários ou realizar entrevistas para um levantamento de dados mais assertivo.

Pontes com a comunidade local

Os orgãos públicos e institutos de pesquisa locais podem apoiar a pesquisa. Eles também podem mapear informações socioeconômicas, demográficas e indicadores educacionais do município. Outras informações também podem ser mapeadas na instituição de ensino.

Vale também um mapeamento cultural do entorno! Explorar os aspectos culturais e manifestações artísticas da comunidade tornará a proposta pedagógica mais contextualizada.

Além disso, estabelecer parcerias com instituições culturais, como museus, universidades e centros de cultura. Isso pode oferecer recursos valiosos para a execução dos objetivos pedagógicos da escola.

Definição dos objetivos pedagógicos

Quais são as expectativas da comunidade escolar em relação à aprendizagem? Quais habilidades e competências descritas na BNCC serão as norteadoras do trabalho pedagógico na escola? Quais objetivos pedagógicos podem promover uma educação inclusiva e que valorize a pluralidade?

Essas são somente algumas questões para incentivar o debate. Gestor, a definição dos objetivos pedagógicos é um ponto essencial na construção da proposta pedagógica. São eles que apontam qual será a função social da escola naquela comunidade.

Os objetivos pedagógicos dizem onde a escola quer chegar. São eles que orientam quais deverão ser as diretrizes curriculares, os conteúdos e as metodologias que serão utilizados pela escola.

Definição das diretrizes curriculares

Os objetivos pedagógicos e os currículos dos segmentos devem estar alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também deve-se assegurar que se adequem ao cotidiano da prática docente e ao contexto escolar em questão.

Para a revisão e aprimoramento constantes das diretrizes curriculares, os professores são atores indispensáveis. Afinal, são eles que mediam e orientam todo o processo de ensino e aprendizagem.

Por isso, gestor, viabilizar a formação continuada dos seus professores garante que a proposta pedagógica estará sempre atualizada!

O plano de implementação

Quais estratégias, ações, metodologias e recursos serão utilizados para implementar a proposta pedagógica? Qual é o cronograma das principais ações do ano? Algum projeto específico envolve a capacitação de professores?

Gestor, o planejamento é uma etapa essencial para garantir o sucesso da implementação de uma proposta pedagógica.

É importante assegurar que a escola possui a infraestrutura, os materiais didáticos e demais recursos necessários. Nesse sentido, deve-se listar as ações e atividades que precisam ser realizadas para alcançar cada uma das metas estabelecidas.

Descreva as ações de forma detalhada, levando em consideração recursos humanos e financeiros disponíveis.

Não esqueça de calendarizar ações, definir prazos e atribuir responsabilidades, isso irá garantir um fluxo de trabalho mais assertivo. Ah, e deixar um espaço para flexibilização é fundamental!

Acompanhar, avaliar e aprimorar!

Após definir o plano de ação, é importante definir também como a escola vai acompanhar. Além de avaliar o progresso e o impacto da proposta pedagógica.

Busque utilizar diferentes formas de avaliação da aprendizagem, como projetos, portfólios, processos de autoavaliação e coleta de feedback das famílias.

Criar espaços de discussão e replanejamento com os professores também são estratégias interessantes. Programe análises periódicas dos resultados obtidos, identificando também os pontos de melhoria e de continuidade.

Gestor, lembre-se que o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica devem ser processos contínuos e integrados à rotina escolar. Ao criar uma cultura de monitoramento e aprimoramento, você estará garantindo uma educação de qualidade!


Esperamos que as nossas dicas tenham apoiado a construção da proposta pedagógica de sua escola. Leia também o nosso artigo O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)? Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

8 dicas para preparar sua equipe pedagógica

Neste post, reunimos dicas dos nossos especialistas sobre como preparar a equipe pedagógica do seu colégio. Confira!

Continuar
Gestão Escolar

7 ideias para criar uma sala de aula interativa

Uma sala de aula interativa permite desenvolver a consciência crítica dos alunos e requer comprometimento do gestor escolar e da equipe pedagógica. Saiba mais.

Continuar