![família e escola](https://cdn.prod.website-files.com/61155c49f7b752051f9f05b0/64ed04435e813763bb3e70a0_familia-escola%20(1).webp)
Gestor, a sua escola tem integrado as famílias às rotinas dos estudantes? No post de hoje, vamos mostrar 8 autores que podem te ajudar nessa missão.
Escola + família = parceria de sucesso!
Na esfera familiar a criança tem o primeiro contato com linguagens de afeto e do seu idioma materno. Seu desenvolvimento cognitivo começa, então, bem antes do início da vida escolar.
Já na escola, o repertório sociocultural da criança se expande. Ela passa a conviver com pessoas diversas e tem a oportunidade de aprender coletivamente em atividades pedagógicas bem planejadas.
Nessa rotina de ensino-aprendizagem, a família cumpre um papel central de apoio, incentivo e acompanhamento.
Aos gestores, por sua vez, cabe o incentivo à integração entre as famílias e a escola. Para que esse objetivo seja alcançado, a Literatura pode ser uma grande aliada na formação continuada de educadores e conscientização de pais e responsáveis.
Confira, a seguir, 8 autores especialistas no assunto, que apontam caminhos para melhorar a interação escola-família.
1- Para acolher famílias: Roberta e Taís Bento
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Roberta e Taís Bento são mãe e filha educadoras com uma vasta experiência em mediação de conflitos e orientação de famílias com foco em aprendizagem. Roberta é graduada em Letras e Taís em Pedagogia.
Essas formações complementares deram origem a potentes publicações. Uma delas é o livro Socorro, meu filho não estuda!, que procura acolher e auxiliar pais e mães preocupados com a relação das crianças com os estudos.
Na última página do livro, as autoras destacam a chave dessa relação. Segundo elas, todas as dicas apresentadas foram testadas e comprovadas, mas dependem da crença dos pais na capacidade que seus filhos têm de aprender. Forte, não?
Você também pode conferir a participação das duas no podcast da Árvore, o Plantando Histórias, que rendeu um papo super bacana sobre o papel da família na formação leitora: https://www.arvore.com.br/podcast/a-importancia-da-familia-na-formacao-leitora
2- Para reconhecer as funções da família e da escola: Rosely Sayão
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Rosely Sayão é psicóloga e consultora educacional com ênfase em convívio familiar e escolar saudáveis. Colunista de jornais como Band News FM, Estadão e Folha de São Paulo, ela compartilha conhecimentos preciosos sobre como dialogar com crianças e adolescentes.
Seu livro Educação sem Blá-blá-blá (2016) apresenta uma coletânea de textos que abordam de forma leve iniciativas que pais e professores podem colocar em prática para formar crianças responsáveis e felizes.
Já no livro Família: modos de usar (2006), Sayão se une a Julio Groppa Aquino para discutir o papel das famílias na educação de jovens para a cidadania contemporânea.
Nesta última publicação, em uma conversa estruturada em formato de entrevista, Sayão (2006) reforça que pais ou responsáveis não devem terceirizar a criação de jovens a instituições de ensino que prometem soluções fáceis para questões complexas.
A parceria entre escola e família é, pois, uma via de mão dupla.
3- Para integrar famílias e escolas: Maria Luiza Canedo
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Outra psicóloga dedicada à Educação é Maria Luiza Canedo. Professora e pesquisadora da PUC-Rio, um de seus temas de interesse é justamente a relação família-escola.
A autora também integrou a equipe de campo do estudo Interação escola-família: subsídios para práticas escolares (2009), publicado pelo MEC e pela UNESCO.
Em seu livro Família e escola: interações densas e tensas (2018), Canedo apresenta os resultados de uma pesquisa que envolveu pais, professores e alunos de redes públicas e privadas de ensino.
O capítulo 5 do livro se destaca pela análise de ações de gestores para inserir a família na escola. Canedo (2018) cita reuniões de pais e responsáveis, associações de pais, e conselhos escolares como espaços ora de interlocução, ora de disputas.
Vale a leitura, que você encontra facilmente no acervo da Árvore junto com vários outros textos que podem contribuir para informar a sua equipe.
4- Para mediar a aprendizagem em casa e na escola: Marcos Meier
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Marcos Meier é psicólogo, palestrante e professor de Matemática com atuação bastante sólida na formação de pais, gestores e professores.
Em parceria com Gislaine Budel, foi co-autor do livro Mediação da aprendizagem na Educação Especial (2013), finalista do prêmio Jabuti. A publicação procura apresentar caminhos para lidar com dificuldades de aprendizagem de estudantes com ou sem deficiência.
Já em diálogo direto com as famílias dos alunos, Meier publicou Desligue isso e vá estudar!- Orientações práticas para os pais (2015).
Leia mais: 8 benefícios da escola e família juntos na aprendizagem
5- Para ressignificar a relação família-escola: Ieda Abbud
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- Quais os impactos da pandemia e do isolamento social no desenvolvimento de crianças?
- Como engajar famílias em atividades escolares?
- Como apoiar a estruturação de uma rotina familiar saudável?
Esses foram alguns dos questionamentos que a psicóloga e coordenadora pedagógica Ieda Abbud procurou discutir em Escola, família e crianças- continuidade e regularidade (2020), disponível no acervo da Árvore.
O livro faz parte da coleção A Educação Infantil e a pandemia e dá voz a pais que procuraram encorajar seus filhos a participarem de atividades propostas por uma equipe pedagógica no auge da Covid-19.
Algumas ferramentas descritas pela autora podem inspirar planejamentos pedagógicos atuais e futuros.
6- Para repensar a relação família-escola na era da tecnologia: Mário Sergio Cortella
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Mario Sergio Cortella é professor, filósofo e ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo. Além disso, é convidado recorrente em programas de TV e debates sobre a Educação no Brasil.
No livro Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes, Cortella (2014) aborda os desafios da Educação formal e informal diante da emergência de inovações tecnológicas e conflitos geracionais.
Ao longo dos capítulos, o autor aponta como a equipe pedagógica e as famílias são fundamentais para a construção democrática de um bom projeto político pedagógico.
Segundo Cortella (2014), limites, conhecimento e afeto caminham juntos em uma formação integral.
7- Para compreender a Educação da família e da escola como um direito da criança: Maria Auxiliadora Dessen
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Psicóloga e professora aposentada da UnB, Maria Auxiliadora Dessen contribuiu para diversos projetos de pesquisa sobre a relação entre família e escola.
Um de seus artigos, escrito em co-autoria com Ana da Costa Polonia (2007), descreve as funções sociais de responsáveis e outros agentes escolares. Segundo as pesquisadoras, cada qual acrescenta repertórios necessários à socialização, letramento, leitura e escrita de crianças e adolescentes.
8- Para lidar melhor com queixas escolares: Fernanda Golghetto
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Fernanda Golghetto é psicóloga clínica e costuma atender famílias e casais.
Em seu livro A relação família-escola: um olhar sistêmico sobre a queixa escolar, a autora relata os resultados de um estudo que desenvolveu com crianças do Ensino Fundamental, suas professoras e respectivos responsáveis.
Algumas queixas relatadas pelos participantes a Golghetto incluíram dificuldades das crianças com leitura e escrita, agressividade no trato com os colegas de escola e deficiências intelectuais.
Além disso, ela identificou certo desamparo em falas das famílias entrevistadas. Essa análise nos leva a refletir sobre estratégias e caminhos mais eficientes para nos comunicarmos com todos os agentes da comunidade escolar.
A publicação é, enfim, um convite a docentes e gestores escolares, para que se tornem mediadores de esperança, mesmo em meio a desigualdades.
Gestor, esperamos que esse texto tenha contribuído para a sua formação. Para se aprofundar ainda mais no tema família-escola, você pode baixar gratuitamente o nosso e-book Escola também é casa: https://www.arvore.com.br/materiais/ebook-escola-tambem-e-casa