Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
6 maneiras de deixar sua biblioteca mais atraente

6 maneiras de deixar sua biblioteca mais atraente

12 jun 2018
2 min
Post modificado em:
4/7/2021

Criar bibliotecas envolventes é ideal para incentivar a leitura no ambiente escolar. Hoje, com a tecnologia, é possível transformar o espaço de leitura da sua escola numa biblioteca mais atraente sem precisar fazer um investimento monstruoso. Mas o que torna este espaço realmente irresistível? Separamos algumas dicas que te ajudarão nesta tarefa!

1 - Quebre a imagem de austeridade

A biblioteca precisa atrair os alunos, então, nada de criar um ambiente muito "sério". Procure tons claros nas paredes e uma boa iluminação para auxiliar na concentração dos alunos.

Manter as condições de higiene e segurança do local também é essencial para que o usuário se sinta bem recepcionado naquele ambiente. Além disso, um mobiliário confortável pode ser um incentivo e tanto para que o aluno termine mais um capítulo.

2 - Busque entender o tipo de conteúdo que seus alunos procuram

Para criar bibliotecas realmente incríveis o seu foco deve ser conteúdo, pois, não adianta ter um espaço físico enorme e não oferecer aos alunos o que eles procuram em termos de literatura. Os clássicos não devem ser esquecidos, mas integrar títulos de literatura infanto-juvenil mais recentes e conectados com esse público pode atrair muitos leitores novos.

Um acervo rico vai ser essencial na hora de conquistar esse público. Por isso, explore a possibilidade de aumentar a quantidade de títulos em sua biblioteca com livros digitais, que oferecem melhor custo-benefício e não possuem como limitação o número de exemplares disponíveis.

3 - Promova o contato com os livros para tornar a biblioteca mais atraente

É preciso que os alunos entendam que não há nada os impedindo de conhecer novos títulos, autores e séries. Os livros devem ser acessíveis e o funcionamento da biblioteca fácil de ser entendido até mesmo pelos pequenos.

As regras de empréstimo e devolução precisam ficar claras e isso deve ser trabalhado como uma cultura. Incentive também a preservação do acervo, para que os alunos convivam com conceitos de cidadania desde o princípio.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

4 - Tenha profissionais capacitados para ajudar os alunos

Um obstáculo que costuma se impor aos iniciantes é encontrar os títulos que eles procuram. Isso faz com que seja essencial que o professor conduza os alunos a biblioteca, para que eles conheçam o espaço e aprendam como se encontrar ali.

Conte com profissionais de biblioteconomia capacitados para tirar as dúvidas dos jovens. Eles terão a habilidade de definir como a organização da biblioteca deve ser, desde detalhes de como: manter os livros infantis em prateleiras mais baixas ao prazo entre empréstimos. Um bom bibliotecário é antes de tudo um grande leitor que tem prazer em apresentar esse mundo aos seus alunos.

5 - Use a internet a seu favor

On-line temos acesso a tudo e com livros não seria diferente. Sua biblioteca provavelmente oferece computadores para o uso dos alunos, mas ela sabe aproveitar todo o potencial destas máquinas? Acesso às redes sociais não deve ser a prioridade da biblioteca escolar.

Procure integrar a internet às atividades pedagógicas com foco no aprendizado e em novos conteúdos que não estão disponíveis no material didático padrão. Aquela ideia de um concurso de literatura entre os alunos, por exemplo, pode se tornar uma atividade pedagógica que envolva toda a classe.

Cada aluno pesquisa um pouco mais sobre um conteúdo específico individualmente (ou em grupos pequenos) e posteriormente pode haver uma troca de experiências entre toda a turma. Os alunos apresentam suas descobertas e aprendem juntos.

6 -Adeque os horários de funcionamento as necessidades do público

Não adianta, se a sua biblioteca estiver aberta somente nos horários de aula é provável que ela fique vazia. Por isso, ela deve estar aberta nos intervalos de aula e por, pelo menos, algum tempo que antecede o início das aulas e se estende para além do seu final.

Manter a biblioteca ativa na hora certa fará toda diferença na hora de torná-la um espaço de convivência agradável e cada vez mais atraente para seus pupilos. Como a sua escola está se preparando para deixar a biblioteca mais atraente para os pequenos leitores? Se quiser saber mais sobre o tema, leia nosso artigo com dicas de como digitalizar a biblioteca da sua escola.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Veja os 6 benefícios do tablet na educação

Conheça 6 vantagens do tablet na educação, e como a utilização dessa tecnologia em sala de aula pode ajudar no desenvolvimento do aprendizado.

Continuar
Gestão Escolar

Como trabalhar a saúde mental na escola: 7 dicas práticas

Você sabe por que e como trabalhar a saúde mental na escola? Conheça o importante papel das instituições de ensino e confira 7 dicas práticas.

Continuar