Blog da Árvore
Gestão Escolar
Interação escola-família e o direito à educação

Interação escola-família e o direito à educação

28 de setembro de 2021
5min
Post modificado em:

A participação da família no processo de aprendizagem tem sido destacada como uma das bases para garantia de uma educação significativa para o estudante. Por isso, evidências em diferentes escalas, da global à local, indicam que a participação familiar no ambiente escolar proporciona maior engajamento e produz melhores resultados. Logo, a aproximação entre a escola e a família pode se tornar um mecanismo para garantia de uma educação que atenda às necessidades de cada indivíduo. Neste texto, vamos abordar a relação escola-família, seus benefícios e as formas de garantir que este processo ocorra de forma mais dinâmica. 

Sumário

  • O que é a relação escola-família. 
  • Os benefícios da aproximação entre a família e a escola.
  • Como promover a relação escola-família na prática. 

O que é a relação escola-família

A relação escola-família parte do princípio de que a promoção de uma educação integral, para a vida, deve levar em consideração a diversidade dos estudantes. Além disso, ela visa garantir a proteção de crianças e adolescentes. Logo, esta relação significa uma aproximação entre a escola, que integra a vida coletiva e comum dos estudantes, e a família, campo da vida privada na qual cada um exerce sua individualidade. 

As formas de promoção desta relação são diversas, desde a ida de professores às residências dos estudantes em situação de risco, até a promoção de ações que levem os responsáveis a participar do cotidiano escolar. Portanto, os impactos da intensificação dessa relação são enormes, ao mesmo tempo, ações simples podem garantir maior bem estar e segurança para o desenvolvimento individual de cada um.. 

É preciso ressaltar que a legislação brasileira, por meio do ECA e da LDB, tem como princípio a garantia da educação para todas as crianças e adolescentes. Para isso, eles preveem a interação entre escola e família, além da participação do Estado através de outros mecanismos, como o Conselho Tutelar e Secretarias de Educação.

Os benefícios da aproximação entre a família e a escola

A importância da relação escola-família surge da diversidade do corpo estudantil que constrói uma escola, os estudantes são diferentes e precisam que essas diferenças não só sejam respeitadas, mas façam parte do processo de educação. Assim, a escola deve garantir o acesso igualitário à educação para todas e todos. Assim, uma escola não é um espaço somente de transmissão de conhecimento, ela é o local de construção da própria identidade, entendendo que cada indivíduo é transpassado pela realidade do local onde vive e pela cultura cotidiana na qual está inserido. Desta forma, é importante ressaltar que a relação escola-família é uma via de mão dupla, em que a escola precisa conhecer a realidade do estudante, ao mesmo tempo em que a família deve se sentir acolhida pelo ambiente escolar. 

Assim, a aproximação entre o mundo privado de cada estudante e a escola possibilita à família a participação nas escolhas educacionais que envolvem a criança. Ao mesmo tempo, permite que a escola e o próprio Estado exerçam seu papel na proteção integral da criança e do adolescente, já que é possível identificar situações de vulnerabilidade e violência de forma sistemática e eficiente. Portanto, através desse movimento de aproximação é possível construir práticas educacionais alinhadas com a diversidade dos estudantes e garantir que os jovens tenham o acompanhamento e proteção necessários para o seu desenvolvimento integral. 

Como promover a relação escola-família na prática. 

As propostas de interação escola-família podem seguir muitos caminhos, o mais importante é que não se configurem como propostas pontuais, elas devem ser um esforço cotidiano. Pensando nas possibilidades de interação, é preciso destacar as duas vias que constituem este processo: a abertura da escola para a família e a inclusão da escola nas comunidades em que os estudantes estão inseridos e vivem. 

Reafirme o aspecto comunitário do espaço escolar

Logo, para garantir que a família faça parte do processo de educação é preciso reafirmar a escola enquanto espaço comunitário. A escola não está desconectada de seu entorno, por isso, deve ser aberta a ampla participação da comunidade. Contudo, esses momentos não devem ser restritos às feiras ou atividades não regulares, a escola deve garantir um calendário contínuo que permita esta interação

Promova a participação da família em todo processo de educação

Além disso, a participação familiar não deve se restringir ao espaço escolar, mas também ao processo de educação de cada aluno. Uma solução seria criar dias temáticos em que os responsáveis pudessem entender como é o dia a dia da escola e se engajar em ações para melhorá-la. 

Busque compreender a realidade dos estudantes

A abertura da escola para família não é a única forma de interação entre estes dois universos. É preciso que a escola esteja atenta às individualidades de cada estudante. Por isso, promova momentos em que professores, orientadores e coordenadores possam conhecer o ambiente em que os estudantes vivem e entender um pouco mais sobre a dinâmica familiar na qual estão inseridos. 

Além disso, não esqueça de que a escola também é responsável pela segurança do estudante, em qualquer situação de risco, contacte a autoridade responsável. Por fim, não esqueça de utilizar a empatia como artifício para a promoção de uma escola que tenha funções para além do processo de ensino e aprendizagem. 

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Sistemas de Gestão Escolar: Entenda Como A Tecnologia Pode Ser Sua Aliada!

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na administração das escolas? Confira neste artigo como isso pode acontecer por meio dos sistemas de gestão escolar.

Continuar
Gestão Escolar

Campanha de matrícula escolar: como reter alunos

Quer captar novos alunos e reter os atuais? Confira neste artigo como realizar uma ótima campanha de matrícula escolar.

Continuar
Gestão Escolar

A importância da avaliação qualitativa nas escolas

Neste texto, você vai descobrir o que é a avaliação qualitativa e como ela pode ser importante para o cotidiano escolar.

Continuar