Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Plataforma de educação: como utilizar bem na escola?

Plataforma de educação: como utilizar bem na escola?

10 ago 2023
4 min
Post modificado em:
10/8/2023

Quais são os benefícios do uso de uma plataforma de educação? E qual é o papel do gestor em sua integração à rotina escolar? Saiba mais a seguir!

O uso de plataformas na escola:

Hoje, milhões de pessoas estão conectadas à internet. No mundo contemporâneo, plataformas de todos os tipos são verdadeiras mediadoras das práticas sociais e culturais cotidianas.

Quando falamos do ambiente escolar, as plataformas digitais são mais do que simples ferramentas. Com múltiplos propósitos e abordagens, esses recursos tecnológicos apresentam uma ampla diversidade de funcionalidades.

As plataformas digitais são essenciais nas escolas inovadoras, pois oferecem recursos para melhorar a gestão administrativa e ferramentas pedagógicas.

Gestor, você já pensou como ferramentas digitais de gestão financeira podem apoiar o seu controle de caixa? Ou como uma plataforma que disponibiliza agendas e comunicados pode facilitar e fortalecer a conexão com as famílias?  

O que é uma plataforma de educação?

As plataformas digitais podem ajudar na operação e organização da instituição de ensino. Elas também podem tornar o ensino e aprendizagem mais personalizados e inclusivos.

Uma plataforma digital de educação é uma ferramenta que possibilita uma interação significativa entre professores, alunos e ambientes virtuais de aprendizagem. As plataformas educacionais oferecem uma série de recursos que podem enriquecer a experiência educativa em instituições de ensino.

Ademais, os estudantes de hoje vivem em um mundo onde o letramento digital é crucial. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância de cultivar o uso crítico, ético e produtivo das tecnologias digitais.

Uma plataforma de educação voltada para a educação básica não contempla somente os objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares. Ela também oferece um terreno fértil para o desenvolvimento de habilidades da cultura digital!

Qual é o papel dos gestores na implementação de uma plataforma de educação?

O papel da gestão é fundamental na implementação eficaz e do uso de plataformas digitais na sala de aula.

A equipe gestora é a responsável por conduzir o planejamento estratégico necessário. Isso para integrar a plataforma ao currículo, ao plano político-pedagógico e ao cotidiano da instituição.

Gestor, o bom uso de uma plataforma de educação depende do engajamento dos professores!

Em colaboração com a equipe docente, gestores devem avaliar a acessibilidade da plataforma para a comunidade escolar. É importante estudar como os recursos pedagógicos disponíveis na plataforma podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes.

Também é essencial organizar formações periódicas para toda a equipe docente. A compreensão aprofundada das ferramentas de uma plataforma é indispensável para que o docente incorpore a ferramenta na sua prática e processos avaliativos.

Além das dimensões pedagógicas, os gestores também devem se preocupar com os aspectos pragmáticos da implementação. Devem avaliar, por exemplo, o funcionamento do suporte técnico da plataforma em questão. Assim, irá garantir que ele esteja pronto para atender às demandas da escola.

A análise da conformidade da plataforma de educação com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também é fundamental. Afinal, a segurança de dados e informações sensíveis dos membros da comunidade escolar é prioridade para qualquer gestor.

Enfim, o papel do gestor vai muito além da implementação técnica. Ele é quem direciona o uso da plataforma de educação para garantir o seu alinhamento com os objetivos educacionais. O que irá promover um uso eficaz, seguro e frutífero!

Quais são os benefícios de uma plataforma de educação?

Mas e na prática? O que uma plataforma de educação pode oferecer para apoiar o processo de ensino e aprendizagem?

Gestor, a seguir listamos os principais benefícios que uma plataforma de ensino pode proporcionar e dicas para utilizá-los da melhor forma. Confira!

Acervo de conteúdos pedagógicos

Plataformas educacionais podem oferecer conteúdos nos mais diversos formatos, indo do texto ao audiovisual. Aqui em Árvore, nos preocupamos muito com a pluralidade: disponibilizamos livros e audiolivros ricos em bibliodiversidade!

Esse acesso a múltiplas linguagens atende às diferentes preferências e estilos de aprendizado dos estudantes. Ele potencializa a construção do conhecimento de maneira mais inclusiva e personalizada.

Por exemplo, a plataforma YouTube Edu reúne um amplo acervo de material audiovisual. O acervo aborda uma vasta variedade de temas, desde a história do império inca até o funcionamento do sistema respiratório humano.

O conteúdo pedagógico de uma plataforma educacional apoia toda a comunidade escolar! Que tal organizar um festival de documentários com as turmas de Ensino Médio usando o YouTube Edu? Ou viabilizar um clube literário com a sua equipe docente usando a Árvore?

A plataforma de educação pode ajudar no planejamento e na seleção de conteúdo para as aulas ou eventos da sua escola.

Quer saber como? Veja aqui de que maneira a assessoria pedagógica da Árvore apoiou a Festa de Literatura e Inovação do Colégio Magno.

Relatórios de aprendizagem

Muitas plataformas de educação contêm recursos para o acompanhamento do processo de aprendizagem de cada estudante. Por exemplo, aqui em Árvore, o nosso relatório de leitura permite a visualização do comportamento dos leitores.

Em nossa plataforma gamificada, professores e gestores podem acompanhar:

  • quais são os livros mais indicados;
  • a porcentagem de leitura de um aluno em um único livro;
  • quantas horas de leitura a escola contabiliza;
  • quais são as turmas mais leitoras;
  • a média de livros lidos;
  • e muitas outras funcionalidades!

Através dos relatórios de aprendizagem, a equipe pedagógica da escola poderá recalcular rotas. Além de adaptar estratégias de ensino e de avaliação para cada aluno ou grupo de alunos. Além disso, gestores podem utilizar os relatórios para dar um retorno ainda mais assertivo e informado para as famílias.

Ambientes engajadores e gamificados

Para o sucesso da implementação de uma plataforma de educação na escola, não é necessário somente o engajamento dos educadores: dos estudantes também! Pesquisas comprovam que ambientes educativos gamificados transformam o aprendizado em uma atividade dinâmica e prazerosa.

O uso de elementos de jogos no processo de ensino motiva os alunos a se envolverem ainda mais em atividades pedagógicas. Esses elementos podem ser recompensas, regras e pontos de conquista

Um exemplo de sucesso é o Kahoot, plataforma que possibilita que educadores criem o seu próprio jogo online. Segundo a Revista Exame, em 2020, mais de 1 bilhão de pessoas, em mais de 200 países, competiram em algum game dentro da plataforma Kahoot.

Aqui em Árvore também temos provas de que a gamificação realmente funciona. Com a nossa Floresta, aumentamos de forma significativa o índice de leitura na plataforma. Confira aqui!

Espaços seguros de aprendizagem e compartilhamento

O compartilhamento de experiências e a criação de vínculos são pontos fundamentais em qualquer processo de aprendizagem.

Por isso, uma plataforma educacional desenvolvida com intencionalidade pedagógica proporciona um espaço virtual seguro. Espaço onde os alunos podem participar de fóruns de discussão, compartilhar ideias e colaborar em projetos.

Plataformas como a Google Classroom facilitam a comunicação entre estudantes e professores. Elas promovem a troca e interação em tempo real e de forma remota.

Aqui na Árvore, os estudantes adoram indicar livros entre si e visitar as Florestas uns dos outros! E o melhor: o nosso ambiente gamificado considera as recomendações de tempo de tela por idade para gerar as recompensas.

Desse modo, os estudantes podem manter um equilíbrio saudável entre a vida online e offline. Além de manterem o acesso às telas de forma segura, produtiva e qualitativa.


Gestor, esperamos que esse conteúdo tenha apoiado a sua pesquisa sobre plataformas de educação. Quer saber como levar a Árvore para a sua escola? Solicite aqui uma demonstração. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Realidade virtual na educação: 4 exemplos

É hora de experimentar a inovação tecnológica para a educação! Saiba como a realidade virtual pode revolucionar a maneira como ensinamos e aprendemos.

Continuar
Educação

Tempo de tela: o que dizem especialistas e pesquisas

O que especialistas e pesquisas falam sobre o tempo ideal de telas na infância? Confira nosso apanhado!

Continuar