Gamificação na educação: como usar para engajar seus alunos?

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Ser desafiado é algo natural em todas as idades, inclusive para o público infantojuvenil. Tendo em vista que os jogos propõem desafios que instigam e geram dificuldade, interatividade e engajamento, eles despertam o interesse dos indivíduos nessa faixa etária.Esses são os atributos dos quais a gamificação na educação inicialmente lança mão para atrair a atenção dos estudantes para as atividades escolares e possibilitar que desenvolvam formas mais criativas e inovadoras de solucionar os problemas a eles apresentados. Portanto, esse recurso didático pode ser usado de forma estratégica nas escolas, aliado ao projeto pedagógico, para alcançar resultados de excelência.A adoção desse recurso na escola não significa, no entanto, somente inserir jogos ou brincadeiras em sala de aula. A ideia principal é utilizar alguns recursos, como storytelling, dinâmicas grupais, ciclos rápidos de feedback, de forma a fomentar o conhecimento e o envolvimento dos alunos na construção colaborativa do conhecimento. Para saber mais sobre essa estratégia de aprendizagem, continue a leitura do post!

O que é a gamificação na educação?

A gamificação é um recurso didático que traz conceitos do âmbito dos jogos para o processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de encorajar a realização de desafios ou tarefas. Entre os componentes aplicados, estão a cooperação, a competição, a entrega de prêmios e a superação de etapas, por exemplo.E uma das estratégias possíveis é submergir na situação do que se aprende, pois assim o assunto transforma-se em uma experiência que tem mais chances de ser lembrada. Assim, a estratégia didática que utiliza os games promove engajamento no processo de construção de conceitos. Bom exemplo disso é o projeto “Livro e Game”, em que clássicos da Literatura brasileira, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, viraram jogos nos quais é possível interagir e transformar a história, além de ler o texto original para aprender mais sobre o autor e a época.Dessa maneira deixamos uma visão de um aluno que aprende de modo passivo e um professor detentor único do conhecimento na sala de aula, e mudamos para outra, na qual o aluno é ativo e o professor é o facilitador na metodologia de aprendizagem.

Como essa tendência chegou ao cenário da educação?

Por suas próprias características, essa tendência mostrou-se como uma nova possibilidade muito natural para o ambiente escolar. Além de atrair a atenção do aluno mediante a utilização de atributos próprios dos jogos, a gamificação é relevante para a educação também por se adequar ao momento digital, que facilitou sua introdução nas instituições educacionais.Em um ambiente tão concorrido pelas vias tecnológicas digitais, com dispositivos cada vez menores e mais conectados, ofertas bem-sucedidas em atrair a simpatia dos estudantes são bem-vindas na sala de aula.

Como essa prática pode ser adotada por meio de uma plataforma?

Existem, na atualidade, várias plataformas tecnológicas capacitadas para fornecer estratégias aplicadas a dinâmicas e até mesmo à temática, de acordo com as disciplinas ensinadas. Assim, para escolher uma plataforma mais adequada, é relevante que a instituição de ensino busque uma tecnologia digital que possibilite interatividade alinhada com o perfil dos seus alunos e com os resultados que deseja atingir.O professor escolhe os jogos de acordo com os objetivos de ensino e aprendizagem presentes em seu planejamento escolar. Com essas informações, ele define o objetivo a ser atingido. Os jogos permitem ainda calcular a evolução das habilidades sempre em consonância com as metas da instituição.Se todas as necessidades forem atendidas e estiverem alinhadas com o que a instituição deseja para seus alunos, ela pode investir mais na plataforma e trabalhar para obter os resultados esperados.

Quais são os recursos mais utilizados nessa prática?

A gamificação integra os elementos dos jogos — como competitividade, sociabilidade, níveis crescentes de dificuldades e conquistas — ao currículo. A meta é gerar uma motivação diferente, que possibilite o aprendizado por meio das interações promovidas pelo recurso de gamificação, sem divisão entre prática e teoria. Esse objetivo só é atingido por serem proporcionados aos alunos os seguintes elementos:

Contato maior com a tecnologia

Se, antes, a base da técnica em sala de aula vinha da configuração da informação, atualmente, em virtude da disseminação de programas interativos e da popularização de computadores e tablets, a tecnologia digital aplicada ao ensino demanda um recurso didático de aprendizagem que se adapte ao desenvolvimento dos alunos.Assim, é preciso conhecer as ferramentas digitais do ensino a fim de implementar as mudanças necessárias para melhorar a aprendizagem, adequando-se às necessidades e aos interesses dos estudantes.Notebooks, tablets e smartphones estão presentes em quase todas as residências no Brasil atualmente, sendo o seu uso um hábito rotineiro de crianças e adolescentes. Dessa forma, esses instrumentos digitais não são mais vistos como dispositivos utilizados apenas para fins de diversão, mas também como um meio primordial para os estudos.Então, educadores precisam tornar a sala de aula mais atrativa e integrada aos hábitos preexistentes e ao uso que os estudantes já fazem dos dispositivos tecnológicos.

Estímulo para alcançar objetivos

Dinâmicas que contam com o trabalho em equipe e games eletrônicos atraem os estudantes, possibilitando-os a desenvolverem diversas aptidões, inclusive as socioemocionais. Além da disposição em equipe, do raciocínio lógico, da competitividade e também da multidisciplinaridade, o jogador precisa manter-se concentrado durante todo o jogo. Assim, em uma partida, o aluno é exposto todo o tempo à aplicação do conhecimento que recebeu, num teste que conecta prática e teoria.A possibilidade de perder, continuar esforçando-se e, por fim, ser vitorioso no jogo tende a desenvolver a persistência do aluno. Esse estímulo de prosseguir procurando a vitória é uma maneira de capacitar o estudante para enfrentar os desafios que ele vai encontrar no mundo real.Ademais, o raciocínio também se desenvolve por meio do método de observação, tentativa e erro. Nessa estratégia, os alunos podem aprender com as dificuldades e desafios, sendo induzidos a tentar de novo, o que desenvolve a perseverança essencial para conquistar ótimos resultados nas disciplinas.

Presença de elementos de engajamento

A experiência do jogo não pode se desprender da sua finalidade de ensinar, assim, é importante a presença de elementos de engajamento que vão manter o aluno conectado à plataforma, aprendendo enquanto joga.O próprio jogo já é rico em elementos que engajam o usuário, como as conquistas, que farão o aluno se empenhar para avançar cada vez mais, a possibilidade de ajudar outros players e, claro, alcançar, por fim, a vitória.As instituições de ensino devem, então, investir em plataformas, com métodos de ensino fundamentados em ambientes virtuais e inovação tecnológica.Os maiores benefícios da gamificação são a construção de conceitos que se dá pela diversão, a apresentação de narrativas envolventes, a facilidade em construir significados por meio de conteúdos, o desenvolvimento de diálogos e o enfrentamento de desafios e aventuras, que acabam impactando efetivamente na melhora do desempenho na educação.Uma vez que a tecnologia digital possibilita o acesso às informações e ao conhecimento por meio de vias mais eficazes, as instituições de ensino devem trazer cada vez mais os meios tecnológicos para seu meio, a fim de melhorar o desempenho dos alunos em sala. Dessa forma, é preciso entender a gamificação na educação como uma grande aliada para o sucesso do ensino.Gostou do post? Então aprofunde-se mais e entenda a relação entre games e aprendizado sob a perspectiva da neurociência. É uma ótima leitura!

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