
O termo “letramento” está relacionado ao exercício de ler e escrever. Sendo assim, ser letrado significa responder às demandas sociais de leitura e de escrita.
Atualmente, a gestão escolar entende que estas práticas envolvem também os ambientes digitais, uma vez que a virada do século XXI apresentou novas ferramentas tecnológicas, como o computador e a internet.
O avanço da tecnologia digital, então, incentivou uma profunda reorganização cultural e novas percepções de mundo e de linguagem, transformando nosso modo de interagir com tudo o que nos cerca. Por isso, vamos falar, neste artigo, sobre o letramento digital.
O que é letramento digital?
O letramento digital abarca as práticas de leitura e escrita de conteúdos disponibilizados em ambientes digitais, uma vez que, na internet, ler, escrever e produzir esses materiais não são atividades independentes. Esse conceito, de certa forma, também responde à pergunta “o que é alfabetização digital”.
Afinal, quantas vezes lemos um texto e deixamos, ao final de nossa leitura, um comentário sobre ele? Ou, ainda, você, gestor escolar, já viu alguém compartilhar uma imagem, um meme ou uma matéria jornalística em alguma de suas redes sociais?
No mundo contemporâneo, a comunicação, a troca, o diálogo - e até mesmo os afetos - passam também pelo ambiente virtual. Portanto, letramento digital significa dominar as ferramentas necessárias e construir conhecimento em uma sociedade cujas práticas sociais de leitura e produção de texto envolvem as tecnologias digitais e as linguagens midiáticas.
Assista: O que é letramento digital?
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Inscreva-se já!Qual é a importância do letramento digital?
Ler matérias, artigos ou posts na internet significa também interpretar imagens, fotografias, vídeos ou até mesmo ler mais de um texto ao mesmo tempo. Sendo assim, as práticas curriculares da escola devem estimular em alunos e alunas, desde cedo, o desenvolvimento das habilidades necessárias para o uso das tecnologias digitais.
Desta forma, eles utilizarão as linguagens hipermidiáticas de modo responsável e crítico. Em resumo, esses conhecimentos e habilidades são o letramento digital.
Como estimular o letramento digital nas escolas?
Para estimular o letramento digital, é necessário disponibilizar meios para que os alunos desenvolvam suas competências no ambiente digital. Confira algumas formas para que você, gestor ou gestora escolar, possa fazer isso:
- manter-se atualizado sobre tecnologias de comunicação e de informação, especialmente as mídias usadas pelos alunos;
- propor atividades que explorem a criatividade;
- estimular que os alunos desenvolvam opiniões críticas;
- incentivar trabalhos em grupo;
- oferecer equipamentos tecnológicos no ambiente escolar;
- apresentar conteúdos por meio de novas narrativas digitais;
- estimular o uso dessas tecnologias entre as diferentes equipes que compõem o time escolar.
Formação de professores para o letramento digital
No entanto, além de garantir a formação dos nossos alunos, é essencial que a gestão escolar assegure a existência da relação entre o letramento digital e a formação de professores, enquanto leitores e educadores, nos espaços virtuais.
Segundo a pesquisadora Maria Teresa Freitas, precisamos garantir que os professores se apropriem de gêneros e linguagens digitais para integrá-los, de forma criativa e construtiva, ao ambiente escolar. Por isso, o letramento digital deve ser pensado para além do uso instrumental.
Os educadores, então, devem assegurar que suas salas de aula sejam ambientes de construções e aprendizagens compartilhadas. Os alunos levam suas vivências nos ambientes digitais para a sala de aula, seja por música, vídeo, post ou matéria jornalística.
Em seu texto "Letramento digital e formação de professores", Freitas conclui que:
“a possibilidade de pesquisar, ler e conhecer sobre os mais variados assuntos navegando na internet confere ao aluno um novo perfil de estudante, que exige também novo perfil de professor. Cabe ao professor estar atento a essa nova fonte de informações para transformá-las, junto com os alunos, em conhecimento. Essa é uma das características do letramento digital: associar informações, ter uma perspectiva crítica diante delas, transformando-as em conhecimento. O professor é parte inerente e necessária a todo esse processo, em seu lugar insubstituível de mediador e problematizador do conhecimento, um professor que também aprende com o aluno.” (FREITAS, 2010, p. 348)
Ouça no Plantando Histórias: O encontro do livro com o digital
BNCC e a aplicação do conceito de letramento digital e tecnologia educacional
Independente de disciplina, é importante que educadores e educadoras se familiarizem com as tecnologias digitais da informação e comunicação, as TDICs, conforme cita a competência geral 5 da BNCC:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
A gestão escolar também pode (e deve!) apoiar a formação continuada de seus professores e professoras, para que estes possam navegar com tranquilidade e sabedoria nos espaços virtuais. Uma boa prática para gestores é incentivar cursos e organizar, nas reuniões de planejamento, palestras e debates sobre o tema dentro do cotidiano escolar.
Desafios do letramento digital
São muitos os desafios para o letramento digital de nossos estudantes. No cenário brasileiro, sem dúvida, o principal deles é a falta de acesso à tecnologia.
Segundo a Folha de São Paulo, no contexto da pandemia do coronavírus iniciada em 2020, cerca de 70 milhões de brasileiros têm acesso precário à internet ou não têm nenhum acesso.
No encontro virtual promovido pela Árvore, “A educação pública em tempos de pandemia: estratégias e desafios com plataformas digitais”, a educadora Jana Barros falou um pouco sobre este cenário.
Ela reforçou que os desafios de acesso à tecnologia não nasceram com a pandemia e que o isolamento destes estudantes em relação às tecnologias digitais sempre existiu. Isso é demonstrado pelos índices de reprovação e de evasão a cada ano letivo.
Assim, a falta de acesso aos recursos tecnológicos é uma realidade da escola pública brasileira. O que nos resta, hoje, é aprender com o contexto que estamos vivendo. Por isso, políticas públicas voltadas para a inclusão digital se fazem mais do que urgentes, considerando que ter acesso à informação significa estar conectado.
Além deste enorme desafio, existe também um segundo para a gestão escolar e para o letramento digital: a formação do senso crítico dos nossos alunos e alunas neste ambiente.
É importante que eles aprendam a se comunicar por meio de diversas plataformas e aplicativos, seja via mensagens, e-mails ou redes sociais. Mas é ainda mais essencial que aprendam a avaliar a credibilidade de manchetes, informações, imagens e todos os conteúdos que recebem todos os dias.
As fake news e os desafios atuais
Podemos citar o fenômeno das fake news como um dos maiores obstáculos para o letramento digital. Apesar de existir há muito tempo, ele vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos devido à facilidade e à rapidez com as quais as notícias podem ser disseminadas.
Atualmente, as redes sociais permitem que qualquer pessoa produza e dissemine conteúdo. Se por um lado isso torna a distribuição de informação mais democrática, por outro faz com que dados falsos se espalhem mais rapidamente.
Um estudo de 2018, realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, descobriu que as fake news circulam muito mais rapidamente do que as notícias verdadeiras. As notícias falsas têm 70% mais chances de serem retuitadas e uma notícia verdadeira leva seis vezes mais tempo para alcançar cerca de 1.500 pessoas.
Por este motivo, quando você, professor ou gestor, for desenvolver práticas pedagógicas de letramento digital, é fundamental ter como objetivo maior o uso consciente do espaço virtual.
O compromisso da gestão escolar inclui incentivar a formação de novos leitores que saibam discernir os espaços públicos dos privados e que sejam respeitosos e críticos enquanto produtores e consumidores de conteúdo no ambiente digital.
Agora que você, gestor ou gestora escolar, já sabe qual a importância do letramento digital, assine nossa newsletter e fique por dentro de notícias e conteúdos que vão servir de apoio neste processo fundamental! Receba as informações mais importantes do universo educacional e saiba como aplicar as inovações na sua escola!