Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
8 vantagens de utilizar uma plataforma de livros digitais

8 vantagens de utilizar uma plataforma de livros digitais

30 jan 2023
4 min
Post modificado em:
30/1/2023

Sua escola conhece os benefícios das plataformas de livros digitais? Hoje vamos te apresentar as vantagens do uso dessa estratégia no ambiente escolar!

O que é uma plataforma de livros digitais?

Uma plataforma de livros digitais funciona como uma biblioteca digital. Onde o leitor tem acesso a livros, dicionários, enciclopédias, entre outros conteúdos, através de dispositivos como computador, tablet ou smartphone.

Esse serviço pode ser oferecido por uma empresa específica que atue na área. Ou a própria instituição de ensino pode passar pelo processo de digitalizar sua biblioteca, para contar com o recurso na escola.

Mas não para por aí! Geralmente, as plataformas de livros digitais apresentam também funções variadas que enriquecem a experiência do leitor.

Diferentes formas de interação com a leitura, facilidade no acesso, entre outras vantagens  que vamos apresentar mais detalhadamente a seguir.

Quais são as vantagens do livro digital?

São muitas as vantagens que podem ser destacadas sobre o uso de livros e plataformas digitais na formação leitora.

O uso dessa estratégia, bem planejado e com intencionalidade pedagógica definida, vai transformar a experiência dos estudantes em seus processos de aprendizagem. Além dos professores, que vão acessar mais possibilidades de trabalhar a leitura em sala de aula. Vem entender melhor:

1 - Diversidade de acervo

Uma plataforma de livros digitais não enfrenta os desafios de uma biblioteca física. Nela, é necessário investir em espaço e infraestrutura para oferecer um acervo rico, diversificado e de qualidade ao leitor.

Os livros digitais não ocupam espaço físico. As plataformas conseguem acomodar uma quantidade bem grande de títulos e autores. Tudo para atender as demandas dos leitores de todos os perfis e idades.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

2 - Facilidade de acesso

Sabe quando o professor quer trabalhar um livro em sala e não pode seguir com o planejamento porque o título está em falta nas livrarias? Ou o prazo de entrega da compra online é inviável? Além disso, a biblioteca da escola não conta com cópias suficientes para toda a turma?

Pois bem, em uma plataforma de livros digitais isso não acontece. Os livros digitais oferecem acesso ilimitado e permitem leitura simultânea. Além de estarem disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, sem a necessidade de carregar o volume dos livros na mochila.

3 - Experiência do leitor

Leitura é experiência! E, quanto mais rica ela for, mais os leitores se interessam e se engajam nessa atividade. A formação de leitores passa pela via da promoção de uma experiência atrativa. Principalmente àqueles que estão tendo seu primeiro contato com os livros.

Os livros digitais permitem diferentes interações que vão ser definidas pelo gosto do leitor. Como, por exemplo, as configurações de leitura (iluminação da tela, tamanho de letra) e as formas de ler (clássicos, audiolivros ou versão em quadrinhos de uma mesma obra, por exemplo).

Pensando em plataforma, as possibilidades são infinitas! Favoritar livros, indicar aos amigos, realizar atividades sobre a obra e até mesmo interagir em games são algumas delas.

4 - Letramento digital

Muito se fala sobre os estudantes de hoje serem nativos digitais. Ou seja, já nasceram com um celular na mão e sabem usar as mais diversas tecnologias.

Mas não é bem assim! Entre saber deslizar os dedos na tela e ter uma navegação segura, existe um abismo que precisa ser preenchido pelo letramento digital.

Formar cidadãos que tenham consciência no acesso às tecnologias, e saibam fazer um uso de qualidade dessas ferramentas, passa por oferecer, durante o período formativo, um ambiente seguro, de qualidade, com acompanhamento e mediação, quando necessário.

Assim, uma plataforma de livros digitais pode contribuir nesse processo. Isso por estar dentro da instituição de ensino, apoiando educadores e construindo esse letramento digital em colaboração. Tudo através do incentivo a algo que é unanimidade no ambiente escolar: a leitura.  

5 - Ampliação do interesse e engajamento dos estudantes

Ainda falando dos nativos digitais, muitos educadores esbarram em desafios de tornar a leitura interessante para os alunos. Em uma plataforma digital de leitura, esse desafio é reduzido. Uma vez que o próprio ambiente virtual já é um atrativo para crianças e jovens dessa geração.

Dependendo da plataforma, e da maneira que ela vai ser incluída na rotina do ensino, o interesse pela leitura pode ser ampliado. Consequentemente, ajudará a formar leitores altamente engajados, que desfrutam da atividade como lazer.

6 - Conteúdo para além do acervo

Nesse ponto você já sabe que uma biblioteca digital oferece um acervo digitalizado com acesso e navegação fáceis e eficientes. Porém, as plataformas de livros digitais podem ir muito além do catálogo de obras disponíveis.

Elas podem conter materiais pedagógicos para apoiar o professor, oferecer recursos tecnológicos que facilitem a leitura como livros em diferentes formatos. Ou ferramentas que possibilitem a interação entre os usuários, na indicação de livros ou atividades.

7 - Dados de uso

Como qualquer sistema digital, as plataformas digitais, seja de leitura ou de educação, podem gerar dados de navegação dos usuários. Esses dados são amplamente utilizados para o monitoramento de perfil e comportamento de quem acessa.

A compilação de dados tem um alto valor para as instituições de ensino que querem conhecer mais seus alunos e melhorar suas performances. “Learning Analiycs” é o termo em inglês utilizado para esse processo de obtenção e análise de dados gerados em ambientes virtuais de aprendizagem e as plataformas de leitura digital podem fazer parte disso.  

8 - Segurança na navegação

Plataformas de livros digitais precisam oferecer uma característica fundamental para o trabalho da leitura nas escolas: segurança para os usuários.

Isso vai estar presente na adequação do acervo disponível, de acordo com faixa etária dos estudantes. Além disso, estará presente na ausência de propagandas dentro do ambiente virtual, a fim de promover uma navegação livre.

Assim, os leitores podem escolher o que querem ler de acordo com seus interesses.

Conheça a plataforma de livros da Árvore

A Árvore é uma solução completa em formação leitora para as escolas. Dentre suas ofertas está a Árvore Livros, uma plataforma de leitura digital com um acervo diversificado, projetos pedagógicos e muito mais!

A Árvore Livros trabalha com inteligência de dados, para acompanhar a aprendizagem dos estudantes.

Gamificação, que engaja no ambiente digital e incentiva a leitura. Biblioteca inteligente, para garantir ambientes seguros de navegação. E apoio aos educadores, com materiais pedagógicos que visam enriquecer a experiência em leitura de toda a escola.

Como é a plataforma de livros digitais da Árvore?

A Árvore Livros é uma plataforma de leitura digital, que trabalha em parceria com escolas de todo o Brasil. Seu sistema é acessível via site ou aplicativo para dispositivos móveis.

Estudantes e educadores têm acesso aos livros de forma fácil e simplificada. Além disso, destacamos alguns dos benefícios abaixo:

  • Acervo diversificado: mais de 40 mil livros e audiolivros, de mais de 400 editoras. Todos atualizados constantemente com novos títulos, disponíveis através de um sistema de catalogação por segmento escolar.
  • Curadoria: um time de especialistas seleciona, cataloga e organiza o acervo. Assim, ele é apresentado de forma segura e adequada aos alunos das diferentes fases da educação básica e aos educadores. A navegação é fácil e ágil.
  • Acompanhamento de dados: educadores têm acesso aos relatórios de leitura dos alunos, possibilitando acompanhar os livros que estão sendo lidos. Além de entender o comportamento do usuário e, assim, criar caminhos para a personalização do ensino.
  • Gamificação: os alunos têm a missão de coletar recursos e manter a nossa Floresta viva por meio da leitura. Isso faz com que ler seja ainda mais divertido!
  • Muito além de uma biblioteca digital: a Árvore Livros ainda conta com materiais pedagógicos como trilhas e projetos de leitura, sequências didáticas e coleções temáticas. Tudo para apoiar o trabalho do educador em leitura para todos os componentes curriculares.


Além de tudo isso, a plataforma de livros digitais da Árvore tem ainda outros recursos. Juntos, eles favorecem o engajamento dos estudantes e fortalecem o trabalho dos educadores.

Ferramentas de atividades, de favoritar e indicar livros, por exemplo, contribuem para que as escolas parceiras tenham média de leitura 2x maior que a média nacional!


Se você, gestor, ficou interessado em conhecer mais sobre a plataforma de leitura digital da Árvore para a sua escola, acesse o site e preencha o formulário! Assim, você consegue agendar uma demonstração gratuita da Árvore.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Leitura

3 atividades de leitura em grupo para sala de aula

Que tal promover algumas atividades de leitura em grupo na sua escola? Confira algumas dicas nesta postagem!

Continuar
Leitura

Qual é a importância da leitura e da escrita na era digital?

Confira a importância da leitura e da escrita na era digital e porque a gestão escolar deve estar preocupada com isso.

Continuar