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8 dicas para organizar um clube de leitura na escola

8 dicas para organizar um clube de leitura na escola

2 min

clube de leitura na escola

O ensino em escolas na atualidade precisa contar com novas ferramentas que façam sentido para crianças e jovens. Além disso,  é necessário levá-los a assimilar conhecimentos e gerar engajamento nas atividades realizadas em sala de aula. Assim, a formação de um clube de leitura pode ser uma ideia incrível!

Para que tudo aconteça dentro de uma proposta pedagógica coerente, preparamos este post para ajudar. Você vai conferir 8 dicas sobre como organizar um clube de leitura em sua escola.

1 – Estabeleça uma faixa etária

É preciso delimitar a faixa etária dos alunos que participarão do clube. O ideal é refletir sobre qual o melhor momento da vida escolar para realizar a atividade com resultados satisfatórios. E isso não só do ponto de vista do aprendizado intelectual, mas também da sadia socialização que o clube possibilita.

2 – Limite o número de participantes

Pensar no tamanho do grupo de leitores é essencial. Um grupo pequeno demais pode resultar em debates de pouca duração. Mas, em compensação, grupos muito grandes tornam impossível que todos apresentem e desenvolvam com liberdade seus posicionamentos.

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3 – Escolha um local adequado

O local de realização do clube é essencial para que a ação em grupo se torne agradável. Realizá-la em um espaço sugestivo, como uma biblioteca, é um estímulo a mais para adentrar no universo dos livros.

Fora essa opção, é possível também fazer uso de novas tecnologias digitais para formar um clube virtual que funcione. Skype, hangout, snapchat, whatsapp ou outras redes sociais de conversação instantânea podem ser boas opções.

4 – Saiba como escolher o livro

O livro a ser selecionado para leitura deve ser previamente acordado pela coordenação levando em conta os anseios dos alunos. Além disso, deve estar no centro de interesses de todos.

Portanto, o livro deve ser uma obra que dialogue com o momento da vida em que se encontram os alunos para não desencorajar a participação na empreitada. É importante lembrar que podem ser utilizados livros físicos ou digitais, dependendo da disponibilidade e interesse dos envolvidos no clube.

5 – Incentive a participação de todos os alunos

A participação de todos os alunos deve ser encorajada sem permitir que qualquer opinião emitida seja alvo de censura ou retaliação, demonstrando que se trata de um espaço democrático no qual todos estão aptos a participar e enriquecer o debate.

6 – Eleja um mediador para o clube de leitura

A presença de um mediador (professor na maioria dos casos) é essencial para estruturar a discussão e levantar questões relevantes, além de organizar os momentos de fala de cada um. A participação do mediador com opiniões sobre o livro lido ajuda a demonstrar que ele também integra aquele grupo como leitor e não como mero disciplinador.

7 – Tenha um roteiro preestabelecido

Um roteiro de leitura, normalmente pensado previamente pelo moderador, é importante para que a discussão ganhe em objetividade e possa seguir um fluxo minimamente coeso no qual todos possam expressar como a leitura os marcou, o que ficou de mais relevante e quais pontos merecem ser destacados tendo em vista o contexto da obra e sua relação com o nosso tempo.

8 – Tenha o tempo de duração definido

A duração do encontro pode ter um tempo fixo (uma hora é suficiente), mas caso o debate se amplie e engaje os alunos sobre determinado tema é importante permitir o desenlace das opiniões, cabendo ao moderador-professor uma amarração final daquilo que foi discutido ao longo do debate.

O clube de leitura deve ser pensado antes de tudo, frisa-se aqui, como uma forma de mostrar como a leitura pode ter um aspecto coletivo e a partilha daquilo que se aprende nos livros, ser conteúdo potente de significados quando compartilhado com outras pessoas e suas visões de mundo.

Ouça o episódio do nosso podcast Plantando Histórias: Como os livros conectam e aproximam pessoas, com Gabriela Mayer, jornalista na BandNews FM e apresentadora no "Põe no Estante", um clube do livro em formato de podcast

3 – Escolha um local adequado

O local de realização do clube é essencial para que a ação em grupo se torne agradável. Realizá-la em um espaço sugestivo, como uma biblioteca, é um estímulo a mais para adentrar no universo dos livros.

Fora essa opção, é possível também fazer uso de novas tecnologias digitais para formar um clube virtual que funcione. Skype, hangout, snapchat, whatsapp ou outras redes sociais de conversação instantânea podem ser boas opções.

4 – Saiba como escolher o livro

O livro a ser selecionado para leitura deve ser previamente acordado pela coordenação levando em conta os anseios dos alunos. Além disso, deve estar no centro de interesses de todos.

Portanto, o livro deve ser uma obra que dialogue com o momento da vida em que se encontram os alunos para não desencorajar a participação na empreitada. É importante lembrar que podem ser utilizados livros físicos ou digitais, dependendo da disponibilidade e interesse dos envolvidos no clube.

5 – Incentive a participação de todos os alunos

A participação de todos os alunos deve ser encorajada sem permitir que qualquer opinião emitida seja alvo de censura ou retaliação, demonstrando que se trata de um espaço democrático no qual todos estão aptos a participar e enriquecer o debate.

6 – Eleja um mediador para o clube de leitura

A presença de um mediador (professor na maioria dos casos) é essencial para estruturar a discussão e levantar questões relevantes, além de organizar os momentos de fala de cada um. A participação do mediador com opiniões sobre o livro lido ajuda a demonstrar que ele também integra aquele grupo como leitor e não como mero disciplinador.

7 – Tenha um roteiro preestabelecido

Um roteiro de leitura, normalmente pensado previamente pelo moderador, é importante para que a discussão ganhe em objetividade e possa seguir um fluxo minimamente coeso no qual todos possam expressar como a leitura os marcou, o que ficou de mais relevante e quais pontos merecem ser destacados tendo em vista o contexto da obra e sua relação com o nosso tempo.

8 – Tenha o tempo de duração definido

A duração do encontro pode ter um tempo fixo (uma hora é suficiente), mas caso o debate se amplie e engaje os alunos sobre determinado tema é importante permitir o desenlace das opiniões, cabendo ao moderador-professor uma amarração final daquilo que foi discutido ao longo do debate.

O clube de leitura deve ser pensado antes de tudo, frisa-se aqui, como uma forma de mostrar como a leitura pode ter um aspecto coletivo e a partilha daquilo que se aprende nos livros, ser conteúdo potente de significados quando compartilhado com outras pessoas e suas visões de mundo.

Ouça o episódio do nosso podcast Plantando Histórias: Como os livros conectam e aproximam pessoas, com Gabriela Mayer, jornalista na BandNews FM e apresentadora no "Põe no Estante", um clube do livro em formato de podcast

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Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

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