Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Veja as plataformas educacionais indicadas para cada ano

Veja as plataformas educacionais indicadas para cada ano

24/11/2021
5 min
Post modificado em:
21/9/2022

Pensadas para dinamizar ou facilitar o ensino de diversos conteúdos, potencializando o aprendizado, as plataformas digitais oferecem comodidade e flexibilidade para além da sala de aula. Elas permitem ao professor(a) a criação de jornada de aprendizado de cada estudante, de modo a compreender suas dificuldades e necessidades. Auxiliam, ainda, na  implementação de metodologias ativas e são excelentes ferramentas para trabalhar as competências da BNCC.

Sabemos que as plataformas digitais são grandes aliadas dos professores, mas nem sempre é possível conhecer as várias possibilidades que elas nos oferecem e em quais segmentos seriam melhor aplicadas. Considerando a importância da criação de ambientes inovadores e desafiadores para a sala de aula, separamos algumas plataformas digitais para dinamizar o ensino-aprendizado nas suas aulas! 

Educação infantil

Vivo Brincar

Uma plataforma criada exclusivamente para o público infantil. Foi projetada para ser um canal de diversão! Repleta de dicas de atividades, sugestões para os adultos interagirem com as crianças, almanaques e diversas dicas de brincadeiras. É uma excelente oportunidade para que a hora do recreio continue repleta de aprendizados!

Kahoot

O aplicativo de questionários interativos pode ser utilizado em todos os segmentos escolares, inclusive com os pequenos. Possuindo um formato de jogo, torna o aprendizado muito mais lúdico e desafiador. O mais interessante é que pode ser utilizado para o aprendizado de diversas temáticas, inclusive na alfabetização.

Padlet

O padlet é um mural digital dinâmico que permite a visualização simultânea de várias imagens, vídeos, links entre outros recursos. Os desenhos desenvolvidos pelas crianças poderão ser compartilhados com toda a escola e com seus responsáveis. Pode ser uma super oportunidade de divulgar a produção artística das crianças em datas comemorativas.

Ensino Fundamental - anos iniciais

SDG

É uma plataforma da ONU que reúne todos os 17 objetivos da Agenda 2030. Com a possibilidade de tradução, a página facilita o entendimento de cada objetivo,  fornecendo, ainda, notícias, gráficos e informações geográficas onde as metas poderão ser colocadas em prática. A plataforma  tem o potencial de estimular a responsabilidade e empatia nos estudantes!

Britannica Escola

Em colaboração com a Encyclopædia Britannica, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) fomenta uma interface virtual repleta de vídeos, imagens, artigos, mapas,  jogos e biografias, na qual estudantes da escola básica poderão pesquisar e conhecer sobre diversos assuntos e temáticas.  Há também capacitações que ocorrem mensalmente de forma online para todos os  professores da educação básica.

TV Escola

No ar há mais de 20 anos, a Tv Escola é uma canal disponibilizado pelo Ministério da Educação com o intuito de aprimorar a qualidade da educação brasileira. Funcionando de segunda a sexta, oferece conteúdos para toda a comunidade escolar, além de programações pensadas para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Ensino Fundamental - anos finais

Google Arts&Culture

Uma ferramenta que fornece o acesso remoto a diversos museus e galerias do universo das artes e tantos outros materiais culturais, ampliando o repertório cultural dos estudantes. A plataforma está em inglês, mas pode ser facilmente traduzida. Agora ficou muito mais fácil “visitar” os acervos do mundo!

Canva for Education

O Canva Education é uma ferramenta de criação de imagens e apresentações. Na sua versão gratuita, estudantes e professores podem elaborar comunicações visuais de forma colaborativa. Os recursos são incríveis e fáceis de utilizar! A ferramenta ajuda ainda no desenvolvimento e ampliação da cultura digital do estudante.

Stellarium

Um software de astronomia que vai tornar suas aulas de ciências muito mais dinâmicas! O Stellarium é um planetário virtual que oferece a visualização de estrelas, planetas e constelações. Com acesso gratuito, todos os seus estudantes poderão ter acesso. O software incentiva a pesquisa científica, contribuindo para a expansão do conhecimento e criticidade do estudante.

Ensino Médio

Khan Academy

É um ambiente virtual que oferece uma  série de cursos para diversos segmentos escolares, em que várias disciplinas escolares são oferecidas. Promovido por uma instituição sem fins lucrativos, a  plataforma pode funcionar como uma possibilidade de reforço escolar.

Geogebra

O Geogebra reúne um conjunto de  recursos que possibilitam o aprendizado de áreas como a geometría, a álgebra, a probabilidade e a estatística entre tantos outros campos da matemática. Pensado para diversos segmentos escolares, o software possibilita o acesso a vários conteúdos e materiais de apoio, dinamizando a confecção de gráficos e funções nas aulas!

YouTube Edu

Com mais de 18 mil videoaulas, o Youtube Edu é uma plataforma de ensino. Possuindo conteúdos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de diferentes disciplinas, a plataforma tem o intuito de ajudar os estudantes nas diversas temáticas escolares, sanando as dúvidas que possam vir a persistir depois das aulas e ainda ajudar nos exames vestibulares nacionais.

Google Earth

O programa formulado pela Google possibilita o acesso tridimensional ao planeta Terra. Os recursos interativos e dinâmicos apresentados pelo software podem  ajudar na compreensão de temáticas geográficas facilitando o aprendizado de diversos conteúdos das ciências naturais.

Por fim, esperamos que aproveite nossas sugestões e torne suas aulas ainda mais e inovadoras! O uso dessas plataformas pode transformar a dinâmica das suas aulas e transformar sua relação com seus estudantes! A Árvore é a maior solução digital de leitura para escolas do país e você pode conhecer mais clicando no site!

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Educação

Como revolucionar sua aula com atividades de alfabetização digitais?

Se quer oferecer um conteúdo mais interativo para a alfabetização dos alunos, leia aqui como explorar as atividades de alfabetização digital em saula de aula.

Continuar
Educação

A nova rotina da escola com o Novo Ensino Médio

Confira o artigo escrito pelo especialista em Novo Ensino Médio Eduardo Deschamps, abordando como ficará o dia a dia da escola com a adoção do novo currículo.

Continuar