Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
8 fatores que os responsáveis esperam da escola

8 fatores que os responsáveis esperam da escola

22 maio 2023
4 min
Post modificado em:
22/5/2023

Gestor, você sabe o que os responsáveis esperam da escola? Hoje falaremos sobre 8 pontos essenciais para acolher estudantes e famílias da melhor forma possível.

Por que a escola é importante?

Inegavelmente, você possui uma longa trajetória dentro de uma escola. E com certeza se lembra: estar na escola é construir valores, descobrir coisas novas sobre si, sobre o outro e sobre o mundo.

Além de ser um espaço de aprendizagem, a escola também é espaço de afeto e de criação de laços!

Todos os que já passaram por uma escola se lembram de como ela toca as nossas vidas. Os amigos que fazemos, os professores que admiramos, as brincadeiras que brincamos, o que aprendemos… escola também é memória, é história de vida!

O que os responsáveis esperam da escola?

As famílias buscam uma escola para acolher seus filhos. Suas escolhas são baseadas nas vivências, possibilidades materiais e necessidades.

Muitos responsáveis se perguntam o que esperar da escola de seus filhos, mas uma coisa é certa: sentir confiança na instituição é prioridade!

Nesse sentido, a relação família-escola deve se dar a partir de boa comunicação, boas relações interpessoais e muita troca.

O que os responsáveis esperam da escola é uma dúvida de muitos gestores. O que uma instituição deve oferecer para acolher bem as crianças, os jovens e suas famílias?

Gestor, é fundamental:

  • Tornar o ambiente escolar o mais receptivo e colaborativo possível;
  • Garantir que as salas de aula sejam espaços propícios para a aprendizagem;
  • Formar um corpo docente qualificado;
  • E assim por diante!

Quer saber mais? A seguir, listamos 8 pontos essenciais para considerar e acolher o que os responsáveis esperam da escola.

Assim, é possível entender as expectativas dos pais ao colocarem seus filhos na escola. Além, é claro, de atender às expectativas. Confira:

1 - Comunicação transparente

Sem uma comunicação eficaz dificilmente será construída uma relação de confiança. Comunicação direta é importante. Ela deve ser objetiva e aberta. Assim, as famílias se aproximam, esclarecem as dúvidas e estabelecem uma relação de troca contínua.

Além disso, pesquisas mostram que o envolvimento dos responsáveis é o que mais impacta o desempenho de um estudante na escola. Mais ainda do que a qualidade de ensino que a instituição oferece.

Por isso, a comunicação deve ser prioridade e uma estratégia muito bem pensada pela gestão.

Então, como a escola pode se comunicar da melhor maneira possível? Confira as sugestões a seguir:

  • Enviar dicas periódicas para incentivar as famílias. Orientações para organizar uma rotina de estudos saudável;
  • Comunicação por diversos canais: das redes sociais aos comunicados impressos. Ter uma comunicação integrada é essencial;
  • Aplicar pesquisas de opinião e feedbacks contínuos;
  • Não limitar a comunicação a avisos formais. Deve-se compartilhar também acontecimentos e momentos positivos do cotidiano escolar;
  • Convidar os responsáveis para dentro da escola, organizando eventos com a presença das famílias;
  • Possibilitar momentos leves de interação durante a reunião de pais, com oficinas e dinâmicas.

Confira também nossa página com conteúdos voltados para as famílias!

2 - Propósito da instituição

Comunicar-se bem é também deixar explícitos os valores da escola. O educador Miguel Thompson afirma que é preciso saber qual é o propósito da instituição:

“Qual é o nosso propósito enquanto escola, enquanto educadores? Essa é a nossa força!

É colocar o aluno na melhor universidade? Formar um cidadão? Ajudá-lo no autoconhecimento? Formar especialistas? Contribuir para a sociedade?

Para que existe essa escola? Você sabe o propósito da sua escola?”

Pensar no que os pais esperam da escola é importante. Ter um propósito bem definido e difundido na comunidade local ajuda na atração e retenção de famílias. Além de ajudar na própria rotina escolar e no desenvolvimento de cada aluno.

3 - O Projeto Político Pedagógico

O propósito de uma instituição está ligado ao Projeto Político Pedagógico (PPP). Além disso, os métodos de ensino e objetivos de aprendizagem também são considerados.

O PPP é um documento em constante evolução. Ele acompanha as necessidades da comunidade local. Deve ser construído em conjunto com a comunidade escolar. Responsáveis e famílias devem ser incluídos.

O Projeto Político Pedagógico é o que define a identidade do trabalho educativo na escola. Ele deve:

  • Ter como principal pilar a conexão com o entorno e comunidade local;
  • Incluir os valores, propósito e história da instituição;
  • Apresentar uma proposta curricular, direcionamento pedagógico e objetivos de aprendizagem de acordo com as diretrizes nacionais;
  • Contemplar a formação de professores;
  • Informar a estrutura administrativa da escola, apresentando todos os atores envolvidos;
  • Conter planos de ação e estratégias para alcançar os objetivos traçados e etc.

Assim, a escola precisa ter um projeto muito bem definido e compartilhado com toda comunidade escolar.

4 - Corpo docente qualificado

Um dos principais responsáveis pelo cumprimento dos objetivos pedagógicos da escola é o professor. Ao pensar no que os pais e responsáveis esperam da escola, gestores devem levar em conta a seleção e formação do corpo docente.

Educadores se preparam para inovar por meio de estudos e formação constantes. Eles experimentam, desenvolvem novas práticas e estimulam processos de ensino e avaliação.

Nesse sentido, gestores devem oferecer uma formação continuada de modo estruturado, garantir a autonomia docente e incentivar a pesquisa.

Em uma formação continuada, educadores devem aliar prática e teoria a todo o tempo. Nas palavras de Angela Kim:

“Para termos uma educação de qualidade, é essencial que o professor seja esse ser que reflete. Ele deve partir de um problema, de um questionamento, e buscar na teoria o que especialistas estão falando (...)

O professor deve estudar, observar e avaliar como os alunos respondem. O parâmetro do professor é sempre a aprendizagem dos alunos. É preciso se questionar sobre como isso está ajudando os alunos a aprenderem.”

5 - Inovação

E o que os responsáveis esperam da escola quando o assunto é inovação? Famílias esperam que a escola ofereça um espaço seguro e acolhedor. Além disso, elas querem que a educação seja integral. Assim, ela deve responder às demandas do mundo contemporâneo de forma criativa e inovadora.

No contexto em que vivemos, uma escola inovadora deve:

  • Promover uma aprendizagem personalizada;
  • Priorizar o protagonismo estudantil;
  • Fomentar o uso de tecnologias educacionais com intencionalidade;
  • Proporcionar a formação e incentivar a experimentação docente;
  • Oportunizar a integração com a comunidade escolar e estreitar laços com as famílias.

Gestor, inovar é sobre encontrar novos caminhos coletivos, portanto, garanta que a sua escola mantenha o diálogo sempre vivo! E isso inclui pais e alunos.

6 - Localização e mensalidade

A localização, a mensalidade e os aspectos materiais do cotidiano também são levados em consideração pelas famílias no processo de seleção da escola.

A localização pode impactar diretamente na comodidade do deslocamento e reduzir ou aumentar o tempo de trajeto. Esse ponto é importante especialmente quando falamos de crianças menores. Ter a escola próxima facilita a mobilidade em casos de emergência.

O custo da mensalidade também é outro fator de peso. É indispensável uma mensalidade condizente com a realidade material da família. O gasto com a escola costuma ser significativo, especialmente quando há mais de um filho.

Gestor, você conhece a Lei de Mensalidades Escolares? Clique aqui e saiba o que os responsáveis esperam da escola quando o assunto é pagamento de mensalidades.

7 - Estrutura física

Consideramos o que os responsáveis esperam da escola em relação à estrutura física. Devemos observar principalmente a segurança, o acolhimento e a acessibilidade.

Os espaços escolares impactam diretamente no bem-estar e desenvolvimento dos alunos, por isso, gestores devem garantir:

  • Salas, banheiros, bibliotecas e laboratórios bem cuidados e equipados;
  • Quadras esportivas ou espaços adequados para o desenvolvimento sensório-motor dos estudantes;
  • Rampas, corrimãos e outras medidas que garantam a inclusão de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

8 - Reputação da escola

Espera-se que a escola tenha um histórico de bons resultados acadêmicos. Isso inclui o desempenho dos estudantes em avaliações nacionais como o ENEM ou locais.

Quando uma escola é reconhecida pela excelência de seu ensino, ela ganha boas recomendações da comunidade. Isso faz com que as famílias se sintam seguras na escolha.  

Ah, lembre-se: a comunicação para o público externo é muito importante. Isso se dá através das redes sociais e outras mídias. Essa comunicação contribui para construir a reputação e reconhecimento de uma instituição de ensino.


Gestor, esperamos que esse texto tenha te ajudado a refletir sobre o que os responsáveis esperam da escola. Leia também: Inovação na escola: o que é e o que buscam os pais? Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Como melhorar a participação da família na escola?

Confira neste post como a gestão escolar pode melhorar a participação da família na escola e intensificar o contato com os responsáveis.

Continuar
Gestão Escolar

A comunicação com os pais interfere no desempenho escolar?

Afinal, a comunicação com os pais interfere no desempenho escolar? Neste artigo damos algumas sugestões práticas de estreitar o vínculo familiar.

Continuar