Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Inovação na escola: o que é e o que buscam os pais?

Inovação na escola: o que é e o que buscam os pais?

15 out 2021
3 min
Post modificado em:
11/11/2022

Sabemos a importância de inaugurar novas formas e modos do fazer escolar. Afinal, novos elementos e formatos podem dar o up necessário para manter viva a dinâmica tanto da gestão como da sala de aula.

Além disso, a estratégia pode ser um atrativo para pais e responsáveis dos alunos. Confira este artigo e entenda:

  • o que é inovação na educação;
  • quais são as inovações educacionais;
  • o que procuram as famílias;
  • como garantir a inovação escolar.

O que é inovação na escola?

Muitas vezes, podemos pensar que a inovação precisa ser revolucionária e proporcionar rupturas gigantescas, mas isso não necessariamente corresponde à realidade.

A inovação pode ser um produto novo, mas também está presente no desenvolvimento de novas formas de fazer as coisas, na criação de maneiras mais adequadas para o cumprimento de tarefas distintas.

Por isso, entender o que é inovação na educação está ligado a diversos fatores: quando se trata da escola, tanto uma forma diferente de fazer as coisas como o uso de tecnologias podem melhorar significativamente o desempenho dos alunos, que é medido pela avaliação qualitativa, e dos processos de ensino-aprendizagem.

No entanto, as duas formas precisam estar atreladas ao projeto político pedagógico, a um ambiente acolhedor e à formação dos professores. A inovação, sozinha, não pode transformar a rotina da escola. A real inovação ocorre quando todos esses aspectos da estrutura escolar estão entrelaçados!

Quais são as inovações educacionais?

Muitas características podem fazer com que uma instituição de ensino seja uma escola inovadora, ou seja, que vai além do desenvolvimento da capacidade de memorização e do armazenamento de informações, estimulando as competências socioemocionais. Confira alguns exemplos:

1. Promover uma aprendizagem personalizada

Sabemos que cada aluno tem características únicas, considerando interesses, facilidades, dificuldades e formas de adquirir conhecimento.

Por isso, uma escola inovadora deve caminhar no sentido da personalização da aprendizagem, de modo que o ritmo de cada estudante seja considerado. Isso inclui, conforme a BNCC — Base Nacional Comum Curricular —, evitar comparações entre alunos.

2. Aplique pequenas inovações no dia a dia escolar

Como dito anteriormente, inovação não se refere apenas ao uso da tecnologia. Sendo assim, ela pode ser aplicada ao solucionar problemas de formas diferentes das utilizadas com frequência.

Por exemplo: você reparou que os responsáveis não estão respondendo aos bilhetes enviados pela agenda, que tal utilizar um aplicativo de mensagens instantâneas? Pode ser uma boa maneira de testar a adesão à nova proposta.

3. Propor a inversão da sala de aula

O comum é que os alunos cheguem na sala de aula e tenham contato com um conteúdo novo, certo? Pois essa proposta “ao contrário” permite que os estudantes tenham acesso ao tema do próximo encontro e tragam informações que possam contribuir para a aula.

Assim, eles têm a oportunidade de “comandar” a própria preparação, de maneira individualizada e personalizada.

Ouça no Plantando Histórias: Inovação e tecnologia na educação

O que os pais procuram?

As demandas da pós-modernidade têm modificado as formas como as famílias veem a escola. Assim, a escola é entendida não apenas como um espaço para desenvolver e estimular o contato com as descobertas da humanidade, mas também um lugar de preparação para o mundo e para a cidadania.

Os responsáveis têm cada vez mais procurado uma educação integral da criança, visando sua formação para o futuro. Para tanto, além de professores bem preparados, são necessárias uma estrutura física completa e uma perspectiva ética da gestão escolar, bem como movimentações diárias para o alcance dos objetivos do Projeto Político Pedagógico.

Isso, é claro, sem esquecer que, além de um espaço seguro e de acolhimento para seus filhos, os responsáveis procuram uma escola que:

  • priorize o protagonismo dos alunos;
  • preze pela socialização para o viver em coletividade;
  • proporcione um atendimento personalizado;
  • utilize novos processos e ferramentas tecnológicas para que seus filhos estejam preparados para o mundo do século XXI;
  • invista na comunicação para que possam conhecer o dia a dia da escola;
  • ofereça um feedback preciso do desempenho dos seus filhos.
Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Baixe agora!

Como garantir a inovação escolar?

A inovação, segundo o pedagogo e educador José Pacheco, deve ser sustentável e não pode ser um ato isolado. Para isso, ela precisa ter a capacidade de ser utilizada por todos os segmentos da escola. No entanto, ela não pode ser um ponto no escuro, devendo estar fundamentada cientificamente. Confira como isso é possível:

Ouça no Plantando Histórias: Projetos de Inovação e tecnologia na educação

Quanto ao projeto político pedagógico

O projeto político pedagógico deve ser bem claro e coerente. Afinal, o documento contém a identidade da escola e o tipo de educação que se deseja proporcionar.

Além disso, a prática da instituição de ensino e o planejamento escolar devem estar aliados ao PPP, isto é, o dia a dia da escola deve ser um espelho dos objetivos que se quer percorrer.

Incentivar a formação continuada dos professores

Para garantir que a inovação seja sustentável, é importante que a formação contínua dos professores seja incentivada. O time docente é uma peça fundamental para a replicabilidade do ato inventivo e para que a inovação na escola não seja esporádica ou eventual.

Investir no ambiente escolar

O ambiente escolar também precisa ser inovador, mas antes de tudo, deve ser inspirador para a inovação. Ambientes livres, coloridos, acessíveis, limpos e organizados são os mais propícios. Isso porque a estrutura física da escola, as paredes e disposição dos objetos dizem muito sobre a perspectiva pedagógica da escola. 

Alie-se à tecnologia

Por fim, mas não menos importante, a tecnologia voltada para o ambiente escolar tem sido uma excelente ferramenta para as instituições de ensino. Ela tem impactado tanto o processo ensino-aprendizado, uma vez que transforma o aluno em protagonista, como a tomada de decisão nas escolas executada pela gestão.

Sendo assim, com ela, o professor tem elementos para oferecer um atendimento individualizado e promover aulas que despertem o interesse do estudante.

Por outro lado, a direção consegue compreender de modo holístico o desempenho discente e ter elementos para oferecer um diálogo mais assertivo com o corpo docente na construção de estratégias pedagógicas.

A inovação, portanto, tem o poder de impactar todos os atores da comunidade escolar pois, além de melhorar os processos da gestão e dos professores, torna o método educacional da sua escola mais assertivo e atrativo!

Por isso, não deixe de investir em inovação na sua escola: saiba mais sobre como a plataforma Árvore contribui para este quadro!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da Gestão Escolar

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Você pode gostar também

Gestão da Educação Pública: indicadores para Secretarias

Confira no post os principais indicadores para Secretarias que a Gestão da Educação Pública precisa acompanhar!

Continuar
Gestão Escolar

9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler!

Reunimos aqui dicas de livros sobre gestão escolar fundamentais para você que quer aprofundar seus conhecimentos na sua área de atuação ou formação.

Continuar