Inovação na escola: como garantir e o que procuram as famílias

Sabemos a importância de inaugurar novas formas e modos do fazer escolar. Afinal, novos elementos e formatos podem dar um up na dinâmica tanto da gestão como da sala de aula, assim como ser um atrativo para os pais dos alunos. Mas você sabe o que é inovação e o que procuram as famílias? Vem com a gente!

O que é inovação na escola?

Tendemos a achar que a inovação precisa  ser revolucionária e trazer rupturas gigantescas, mas isso não necessariamente precisa acontecer. A inovação pode sim ser um produto novo, mas também pode ser um jeito diferente, um jeito melhor de fazer as coisas. Quando se trata da escola, tanto uma forma diferente de fazer as coisas como o uso de tecnologias podem melhorar significativamente o desempenho dos alunos e dos processos de ensino-aprendizagem.

No entanto, as duas formas precisam estar atreladas ao projeto político pedagógico, a um ambiente acolhedor e à formação dos professores. A inovação sozinha não pode por si só transformar a rotina da escola. A real inovação ocorre quando todos esses aspectos da estrutura escolar estão entrelaçados!

O que os pais procuram

As demandas da pós-modernidade têm também modificado as formas que as famílias veem a escola. Assim, a escola é vista agora não apenas como um espaço para o contato com as descobertas da humanidade, mas também um lugar de preparação para o mundo e para a cidadania.

Os responsáveis têm cada vez mais procurado uma formação integral da criança. Para tanto, além de professores bem preparados, uma estrutura física completa, uma perspectiva ética da gestão escolar e movimentações diárias para o alcance dos objetivos do Projeto Político Pedagógico são elementos considerados na escolha da escola. Lembrando que: 

  • Além de um espaço seguro e de acolhimento para seus filhos, os responsáveis procuram uma escola em que o protagonismo dos alunos seja preconizado. 
  • Uma escola que preze pela socialização para o viver em coletividade, mas que proporcione um atendimento personalizado. 
  • Assim como novos processos e ferramentas tecnológicas para que seu filho esteja preparado para o mundo do século XXI.
  • Uma instituição que invista na comunicação para que conheçam o dia a dia da escola e tenham um feedback preciso do desempenho dos seus filhos.

Como garantir a inovação

A inovação, segundo o pedagogo e educador José Pacheco, deve ser sustentável. Não pode ser um ato isolado, precisa ter a capacidade de ser utilizado por todos os segmentos da escola. Mas também, não pode ser um ponto no escuro, precisa estar fundamentada cientificamente. Para tanto:

  • O Projeto Político Pedagógico, a identidade da escola e o tipo de educação que se deseja proporcionar, deve ser bem claro e coerente. A prática da escola deve estar aliada ao documento, isto é, o dia a dia da escola deve ser um espelho dos objetivos que se quer percorrer.
  • Para garantir que a inovação seja sustentável, é importante que a formação contínua dos professores seja incentivada. Os professores são uma peça fundamental para a replicabilidade do ato inventivo e para que a inovação na escola não seja esporádica ou eventual. 
  • O ambiente escolar também precisa ser inovador, mas antes de tudo, deve ser inspirador para a inovação. Ambientes livres, coloridos, acessíveis, limpos e organizados são os mais propícios. Isso porque a estrutura física da escola, as paredes e disposição dos objetos dizem muito sobre a perspectiva pedagógica da escola. 
  • Por fim, mas não menos importante, o uso da tecnologia tem sido uma aliada no cotidiano escolar. Ela tem impactado tanto o processo ensino-aprendizado, uma vez que transforma o aluno em protagonista, como a tomada de decisão nas escolas executada pela gestão. Com ela, o professor tem elementos para oferecer um atendimento individualizado, assim como promover aulas que despertem o interesse do estudante. Já a direção consegue compreender de modo holístico o desempenho discente e ter elementos para para um diálogo mais assertivo com seu corpo docente na construção de estratégias pedagógicas.


A inovação, portanto, tem o poder de impactar todos os atores da comunidade escolar. Além de melhorar os processos da gestão e dos professores, torna o método educacional da sua escola mais assertivo e atrativo! Por isso, não deixe de investir em inovação na sua escola!


Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

reprovação escolar
Gestão Escolar

Reprovação escolar: causas e 6 soluções para diminuir esse índice

Neste post, explicamos as principais causas da reprovação escolar, além de indicar alguns caminhos para diminuir esse índice.

Continuar
sala de aula interativa
Gestão Escolar

6 ideias para criar salas de aula interativas em sua escola

Confira nesta postagem seis ideais inovadores para garantir salas de aula interativas na sua escola. Com isso, você vai garantir uma aprendizagem significativa!

Continuar