Checklist do retorno às aulas presenciais: confira 5 passos fundamentais

O enfrentamento à pandemia de Covid-19 foi desafiador para a educação como um todo. As escolas se reinventaram, assim como gestores, professores e equipe. Agora, com o avanço da vacinação e a redução da taxa de mortalidade, autoridades do país têm liberado o retorno às aulas presenciais.

Neste post vamos fazer um checklist do que levar em consideração na hora de tomar sua decisão. Assim, sua escola estará pronta para a volta às aulas. Confira 5 passos para o retorno das aulas presenciais:

1 – Os dados sobre a evolução dos casos de Covid-19 na sua região

Um dos maiores desafios do momento é acompanhar a dinâmica da pandemia e entender o que é possível fazer em cada momento. Uma dica importante é estar atento(a) aos dados da sua cidade ou região.

Um mesmo estado pode ter cidades em  diferentes estágios de evolução da pandemia. Por isso, siga as autoridades locais e acompanhe as permissões e proibições, além das recomendações de segurança.  Assim, você saberá o momento de realizar atividades presenciais nas escolas.

2 – A organização do espaço físico da sua escola

Observar a estrutura do seu espaço escolar é essencial para o retorno presencial em segurança. Valorize as janelas e a ventilação.

Além disso, é importante indicar a capacidade de cada sala de aula, com ênfase no espaçamento mínimo de um metro entre os alunos. Organize as turmas de acordo com seu tamanho e a capacidade das salas. No caso de turmas grandes, aposte em aulas no pátio ou em outras áreas ao ar livre da sua escola.

Leia também: Saúde mental no ambiente escolar: confira o que dizem Dráuzio Varella e especialistas

3 – Protocolos internos com medidas de segurança

Primeiramente, siga sempre as normas estaduais e municipais. Em seguida, crie um protocolo interno e comunique-o a toda a comunidade escolar. Estabeleça as normas de distanciamento, uso de máscaras e protocolos sanitários internos.

Treine seu time para lidar com os problemas que podem surgir no cotidiano. Afinal, a manutenção deste protocolo é essencial para a segurança da equipe e dos seus alunos.

4 – A condição de saúde do corpo docente e discente para as aulas presenciais

Os riscos de transmissão e contágio são diferentes para cada indivíduo. Pesquisas apontam que os anos iniciais e a educação infantil representam menores riscos em relação aos anos finais e ensino médio.

Contudo, é preciso ponderar quais as condições de saúde de cada colaborador e estudante. Individualmente você conseguirá saber quantos profissionais estão aptos ao retorno, da mesma forma, os alunos.

É preciso lembrar que a idade não é o único fator de risco, tenha cuidado e seja empática ao conversar com todas e todos.

5 – As necessidades das famílias, alunos e equipe

Seguir normas e protocolos de segurança são ações necessárias neste período. Ainda assim, é essencial que a decisão do retorno presencial parta da observação das necessidades da comunidade escolar como um todo: alunos, famílias, professores e colaboradores.

O cenário atual tem grande impacto sobre a saúde mental de todas e todos. Portanto, é importante manter o diálogo e ponderar os benefícios e malefícios do risco envolvido no retorno presencial.

Leia também: Ensino Híbrido: 4 dicas para engajar os alunos nas aulas

Vivemos um momento de muitas incertezas e pressão. Ao planejar o retorno presencial, pense que ele não pode ser um peso a mais para a comunidade escolar. Por isso, proporcione um retorno em segurança e acolhedor.

Além das questões acadêmicas, o retorno ao ensino presencial é um momento de reaproximação e conexão entre alunos, professores e colaboradores. Esclareça que o novo normal deve permanecer por um tempo, mas ele não impede a troca de afeto e acolhimento. Desde que respeitados os protocolos sanitários vigentes, é claro.

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

e-book Ensino híbrido

E-book

Ensino híbrido

Aprenda novas habilidades para criação de aulas que realmente funcionam.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

sala de aula interativa
Gestão Escolar

6 ideias para criar salas de aula interativas em sua escola

Confira nesta postagem seis ideais inovadores para garantir salas de aula interativas na sua escola. Com isso, você vai garantir uma aprendizagem significativa!

Continue lendo
professora realizando avaliação qualitativa com aluno
Gestão Escolar

A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar

Neste texto, você vai descobrir o que é a avaliação qualitativa e como ela pode ser importante para o cotidiano escolar.

Continue lendo