Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Checklist do retorno às aulas presenciais em 5 passos

Checklist do retorno às aulas presenciais em 5 passos

10 de agosto de 2021
3 minutos
Post modificado em:
1/9/2022

O enfrentamento à pandemia de Covid-19 foi desafiador para a educação como um todo. As escolas se reinventaram, assim como gestores, professores e equipe. Agora, com o avanço da vacinação e a redução da taxa de mortalidade, autoridades do país têm liberado o retorno às aulas presenciais.

Neste post vamos fazer um checklist do que levar em consideração na hora de tomar sua decisão. Assim, sua escola estará pronta para a volta às aulas. Confira 5 passos para o retorno das aulas presenciais:

1 – Os dados sobre a evolução dos casos de Covid-19 na sua região

Um dos maiores desafios do momento é acompanhar a dinâmica da pandemia e entender o que é possível fazer em cada momento. Uma dica importante é estar atento(a) aos dados da sua cidade ou região.

Um mesmo estado pode ter cidades em  diferentes estágios de evolução da pandemia. Por isso, siga as autoridades locais e acompanhe as permissões e proibições, além das recomendações de segurança.  Assim, você saberá o momento de realizar atividades presenciais nas escolas.

2 – A organização do espaço físico da sua escola

Observar a estrutura do seu espaço escolar é essencial para o retorno presencial em segurança. Valorize as janelas e a ventilação.

Além disso, é importante indicar a capacidade de cada sala de aula, com ênfase no espaçamento mínimo de um metro entre os alunos. Organize as turmas de acordo com seu tamanho e a capacidade das salas. No caso de turmas grandes, aposte em aulas no pátio ou em outras áreas ao ar livre da sua escola.

Leia também: Saúde mental no ambiente escolar: confira o que dizem Dráuzio Varella e especialistas

3 – Protocolos internos com medidas de segurança

Primeiramente, siga sempre as normas estaduais e municipais. Em seguida, crie um protocolo interno e comunique-o a toda a comunidade escolar. Estabeleça as normas de distanciamento, uso de máscaras e protocolos sanitários internos.

Treine seu time para lidar com os problemas que podem surgir no cotidiano. Afinal, a manutenção deste protocolo é essencial para a segurança da equipe e dos seus alunos.

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!

4 – A condição de saúde do corpo docente e discente para as aulas presenciais

Os riscos de transmissão e contágio são diferentes para cada indivíduo. Pesquisas apontam que os anos iniciais e a educação infantil representam menores riscos em relação aos anos finais e ensino médio.

Contudo, é preciso ponderar quais as condições de saúde de cada colaborador e estudante. Individualmente você conseguirá saber quantos profissionais estão aptos ao retorno, da mesma forma, os alunos.

É preciso lembrar que a idade não é o único fator de risco, tenha cuidado e seja empática ao conversar com todas e todos.

5 – As necessidades das famílias, alunos e equipe

Seguir normas e protocolos de segurança são ações necessárias neste período. Ainda assim, é essencial que a decisão do retorno presencial parta da observação das necessidades da comunidade escolar como um todo: alunos, famílias, professores e colaboradores.

O cenário atual tem grande impacto sobre a saúde mental de todas e todos. Portanto, é importante manter o diálogo e ponderar os benefícios e malefícios do risco envolvido no retorno presencial.

Leia também: Ensino Híbrido: 4 dicas para engajar os alunos nas aulas

Vivemos um momento de muitas incertezas e pressão. Ao planejar o retorno presencial, pense que ele não pode ser um peso a mais para a comunidade escolar. Por isso, proporcione um retorno em segurança e acolhedor.

Além das questões acadêmicas, o retorno ao ensino presencial é um momento de reaproximação e conexão entre alunos, professores e colaboradores. Esclareça que o novo normal deve permanecer por um tempo, mas ele não impede a troca de afeto e acolhimento. Desde que respeitados os protocolos sanitários vigentes, é claro.

Confira também nosso e-book gratuito sobre Ensino Híbrido!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Grupo de WhatsApp da escola: como gerir da melhor forma

Gestores escolares, descubram neste post como gerenciar da melhor forma os grupos de whatsapp da sua escola.

Continuar
Gestão Escolar

Propaganda de Escola: 20 ideias para sua instituição

Confira neste post dicas e ideias criativas de propaganda de escola para aplicar na sua instituição.

Continuar