Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Como melhorar a participação da família na escola?

Como melhorar a participação da família na escola?

18 maio 2023
4 min
Post modificado em:
18/5/2023

Como anda a interação com as famílias na sua escola? Hoje vamos discutir a participação da família na vida escolar e dar dicas para potencializá-la. Confira:

Participação da família na escola: como definir?

Todos sabemos o quanto a escola é importante na nossa história! Passamos entre seus corredores e salas de aula uma parte significativa das nossas vidas.

Ela é uma comunidade, feita de educadores, gestores, estudantes e famílias. Para que a escola deixe o melhor legado possível, é preciso que todos esses agentes estejam conectados e integrados.

A família é, sem dúvida, um dos agentes mais importantes! Ela é uma ponte que conecta a vida cotidiana fora da escola com as experiências da vida escolar.

Para a família, participar da escola não deve ser só escolher a escola para os filhos, pagar a mensalidade e acompanhar o boletim de notas, por exemplo.

A participação ideal passa por estar presente nas atividades coletivas e nos eventos importantes da comunidade escolar, quando possível. E, principalmente, significa apoiar o desenvolvimento de cada criança e adolescente em casa, com inspirações positivas em torno das vivências da escola.

Desafios na participação da família na escola

A falta de participação dos pais na escola é uma realidade comum no país. Diante da diversidade de famílias e contextos, ainda tem sido um grande desafio garantir essa proximidade.

Gestores e educadores vivem esse desafio na prática e tentam encontrar soluções para diminuir essa distância e ampliar a interação família-escola.

Geralmente, as famílias tendem a diminuir a participação nas atividades escolares de seus filhos à medida que eles vão crescendo.

Mudar essa cultura é um processo longo. E um dos desafios frequentes é o de estimular a participação mais ativa da família até o final da educação regular.

E um detalhe muito importante: a família precisa enxergar a escola como parceira na formação da criança e do adolescente. Não deve haver uma relação de clientela, e sim um respeito genuíno pelo trabalho de gestores e educadores.

É uma via de mão dupla e o diálogo precisa estar presente! É preciso afeto, compromisso, trocas honestas e respeitosas.

Qual a importância da participação da família na escola?

Contar com a participação da família na escola é importante para que cada estudante possa valorizar e criar uma conexão positiva com a aprendizagem, com os professores e vivências escolares.

Há muitas pesquisas acadêmicas sobre a importância da interação família-escola e sobre como essa participação é relevante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Escola e família juntos são mais fortes para superar os desafios!

Quando a família está próxima, muitos podem ser os benefícios! Sua proximidade ajuda na consolidação de aprendizagens e na valorização do ato de aprender. Além de ajudar no fortalecimento da autoestima estudantil e na construção de laços de confiança.

A participação da família na escola também é importante para educadores e gestores. Afinal, eles podem contar com mais apoio para consolidar o trabalho pedagógico no dia a dia em sala de aula.

Como promover a participação da família na escola?

O que fazer para incentivar a participação das famílias no cotidiano escolar? Como a gestão pode potencializar a conexão escola-família de forma concreta?

Gestor, confira algumas dicas que podem ajudar a fortalecer essa relação:

Incentive a participação nas reuniões e eventos na escola

A família precisa também circular pelo chão da escola! Isso inclui certa regularidade de participação em reuniões e outras atividades, na maioria das vezes, presenciais.

Além da reunião de pais, eventos como plantão pedagógico, feiras de ciências, mostras culturais, festas especiais dedicadas às mães, entre outras, dependem diretamente da participação da família na escola. Isso precisa ser evidenciado em todas as oportunidades de contato com os cuidadores.

Para incentivar a presença de familiares, a gestão pode criar um calendário escolar com as datas dos eventos mais importantes. Esse calendário deve ser compartilhado previamente com os responsáveis.

O ideal é compartilhar datas de reuniões, plantões e festas da escola com todas as famílias desde o início do ano escolar. Assim, as famílias já conseguem reservar as datas na agenda e a participação será mais assídua.

Com a rotina de compromissos de trabalho, pode ficar difícil para algumas famílias comparecerem aos principais eventos da escola, caso não sejam marcados previamente.

Gestor, converse com os cuidadores sobre a importância de reservar essas datas desde cedo!

Promova atividades coletivas

Como é importante contar com as famílias participando ativamente das atividades da escola, né? Isso significa se envolver de forma concreta com as atividades, inclusive acadêmicas. Como assim?

Uma boa dica para estimular a participação da família na escola é a promoção de atividades, projetos e ações coletivas, que demandem colaboração de familiares de crianças e adolescentes desde a sua construção até a culminância.

Além de convidar previamente as famílias para as atividades de rotina, por que não convidá-las também para ajudar na organização dos eventos?

Por exemplo, desenvolver projetos extracurriculares com as turmas, sugerir entrevistas com a família ou criar um clube do livro com os responsáveis são caminhos interessantes para ampliar a participação da família na escola.

Que tal uma feira de profissões com participação de familiares, compartilhando suas experiências profissionais na escola? Ou a realização de um curta-metragem com familiares participando da produção e ou atuação? E quem sabe convidar familiares para serem oficineiros por um dia na escola? Há muitas ideias!

Para ampliar as possibilidades de atividades coletivas, a gestão pode compartilhar uma caixa de sugestões com as famílias. Nesta caixa, será possível colher ideias e possibilidades de atividades comuns.

Confira também nossa página com conteúdos voltados para as famílias!

Incentive a participação na rotina de escolar

A participação na escola vai além da presença física nos corredores, atividades e reuniões. Ela também é fundamental em casa. Vamos explicar por quê!

Quando a família acompanha com regularidade a vida escolar da criança e do adolescente, estimulando o estudo fora da escola e a lição de casa, por exemplo, ela ajuda a consolidar o objetivo principal da escola: a aprendizagem.

Ao acompanhar a rotina escolar do filho ou filha, as famílias ajudam a estimular práticas de estudo e notam dificuldades pontuais. Além de ajudar com valores e questões comportamentais.

Gestor, para incentivar as famílias com essa tarefa, pode ser interessante compartilhar materiais com dicas específicas ou guias para esse tipo de colaboração. Mas como dar dicas concretas para um público tão diferente?

Para as dicas, é importante levar em conta diferentes segmentos escolares, as faixas-etárias das crianças e jovens, sem comprometer a autonomia. As famílias devem acompanhar com atenção cada estudante, mas sem tirar seu protagonismo!

As dicas podem variar das mais simples e rápidas, para as famílias com pouco tempo, até as que demandam um pouco mais de dedicação, se adequando às possibilidades e rotinas de famílias muito diversas.

Boa comunicação com as famílias

Garantir uma comunicação efetiva e de qualidade é um passo importante para promover a participação da família na escola.

Gestor, invista em estratégias e recursos de comunicação para manter contato frequente com as famílias, de forma acolhedora e respeitosa.

Eles podem variar, mas devem levar em conta três momentos distintos: o início do ano letivo, a rotina ao longo do ano e o encerramento do ano escolar.

No início do ano letivo, lembre-se de compartilhar calendários das ações mais importantes, dos encontros presenciais e os contatos das equipes de professores e de orientadores pedagógicos da escola.

Ao longo do ano escolar, envie comunicados mais rápidos, informe sobre atividades, avaliações e compartilhe sugestões mais pontuais para ajudar com a lição de casa, com a mediação do estudo fora do ambiente escolar.

No encerramento do ano, convide para as atividades de culminância, compartilhe relatórios e portfólios dos estudantes. Também é um momento para confraternizar!

Use a tecnologia como aliada na participação da família na escola

Essa dica pode ajudar muito a garantir a participação da família nas atividades escolares. Hoje, com tantas tecnologias à disposição, há uma gama de recursos que podem aproximar as famílias da escola também de forma virtual.

É o caso dos aplicativos de comunicação, das plataformas adotadas pela escola, que podem ajudar as famílias a orientarem o estudo em casa, a incentivarem a leitura e muito mais!

Até os recursos mais simples podem ser acionados, com o devido cuidado, como: redes sociais e grupos específicos. As famílias e os educadores podem fazer uso dessas ferramentas para manter uma comunicação mais dinâmica e efetiva.

Além disso, dar a possibilidade para famílias participarem de forma online de reuniões e plantões pedagógicos pode ser uma boa ideia. Assim, mesmo aqueles que estiverem distantes da escola, poderão acompanhar os encontros.

É evidente que a tecnologia não é capaz de substituir a presença física na escola. Mas ela pode ajudar e muito a diminuir distâncias, agilizar a comunicação e incentivar a presença, ainda que virtual.


Gestor, esperamos que esse conteúdo ajude com os desafios de aproximar a família da escola. Para saber mais, veja o vídeo Plantão da Educação: Família e Escola, disponível no canal de YouTube da Árvore. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Grupo de WhatsApp da escola: como gerir da melhor forma

Gestores escolares, descubram neste post como gerenciar da melhor forma os grupos de whatsapp da sua escola.

Continuar
Gestão Escolar

Conselho de classe: 15 dicas de como organizar na escola

O conselho de classe é um momento muito importante para todos da comunidade escolar. Confira, neste artigo, 15 dicas para organizar os da sua instituição.

Continuar