Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
6 vantagens do aplicativo de comunicação escolar

6 vantagens do aplicativo de comunicação escolar

10 jan 2019
3 min
Post modificado em:
3/8/2022

Tradicionalmente, a comunicação entre escola e pais ocorre por meio das agendas escolares, que levam bilhetes, calendários, boletins de notas e boletos bancários. O uso de um aplicativo escolar vem para realizar toda essa comunicação, de forma mais rápida e eficaz.O mundo mudou e a escola precisa acompanhar as mudanças. Nas aulas, o uso da tecnologia deixa o aprendizado mais interativo e motivador para o aluno e o mesmo pode ser dito a respeito do processo de comunicação entre a escola, pais e alunos. Neste post, você descobrirá 6 vantagens que o uso de um aplicativo para comunicação escolar pode oferecer. Não deixe de ler!

Quais são os benefícios de um aplicativo escolar?

A tecnologia digital está presente em nossas vidas e na palma de nossas mãos. Deixamos de usar uma série de recursos analógicos como agenda, calendário e bloco de notas e passamos a utilizar aplicativos em nossos smartphones que apresentam as mesmas funções. Como usar isso a nosso favor?Alguns aplicativos são feitos especialmente para melhorar a comunicação entre alunos, pais e escola.Eles integram e permitem a comunicação com todos os setores escolares: secretaria, financeiro, professores e coordenação. Conheça algumas vantagens do uso de aplicativos escolares.

1. Incentivo ao estudo em casa

Alguns aplicativos permitem que o professor envie materiais extras como vídeos e textos para leitura, para que o aluno reforce o estudo mesmo fora do ambiente escolar. Isso interfere de forma benéfica no desempenho dos estudantes.

2. Comunicação mais eficaz

A comunicação entre pais e alunos se torna muito mais fácil e eficaz. Pelo aplicativo, a escola tem a certeza de que as mensagens foram recebidas. Evita-se também o tradicional problema de perda da agenda com todas as informações e datas importantes para a vida escolar do aluno. Os pais podem ter acesso à frequência e às notas e, em caso de faltas, o aluno tem acesso ao conteúdo que foi dado nas aulas nos dias em que não pôde ir.

Leia também: Com recursos digitais, jovens aprendem a gostar de ler

3. Rapidez em casos de emergência

As informações podem ser enviadas e recebidas por ambas as partes — escola e pais — em tempo real. Isso permite, por exemplo, que em um caso de emergência, pais, mães e responsáveis recebam notícias e até fotos do ambiente escolar de forma rápida.

4. Otimização de tempo e gastos

Você já parou para pensar no tempo que se gasta para mandar um bilhete? É necessário digitar, imprimir, recortar, distribuir e colar o recado nas agendas. O uso do aplicativo otimiza o tempo gasto e ainda diminui as despesas com papel e uso de impressoras, revelando também uma preocupação com a questão ambiental.

5. Solicitação e envio de documentos

Pelo aplicativo, os pais podem requerer documentos e acompanhar o andamento de suas solicitações.

6. Cobrança das mensalidades

A geração de boletos e seu envio virtual aos pais é outra vantagem do uso de aplicativos. Eles ainda permitem que sejam enviados avisos de vencimento ou lembretes de que o boleto ainda não foi pago.

Como fazer a transição para o aplicativo?

Se a sua escola ainda não utiliza aplicativos de comunicação, você pode passar por uma transição utilizando as tradicionais agendas e o aplicativo, permitindo um período de adaptação. A instituição deve ainda oferecer treinamento para seus funcionários, a fim de que todos aprendam a usar o aplicativo da melhor forma possível. Para os pais e os alunos, deve-se marcar uma reunião para mostrar os benefícios da ferramenta e como usá-la.

Como exemplos dessa tecnologia podemos citar o App ClipEscola, o ClassApp e a agenda digital do WPensar. O importante é ter em mente que o uso de um aplicativo escolar só traz benefícios para a comunicação entre escola, pais e alunos, por isso, procure investir nele.

Agora que você já conhece as vantagens dos aplicativos, aproveite para ler outro artigo e descobrir como usar a tecnologia na preparação de suas aulas!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão da Educação Pública: indicadores para Secretarias

Confira no post os principais indicadores para Secretarias que a Gestão da Educação Pública precisa acompanhar!

Continuar
Gestão Escolar

9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler!

Reunimos aqui dicas de livros sobre gestão escolar fundamentais para você que quer aprofundar seus conhecimentos na sua área de atuação ou formação.

Continuar