Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Como envolver os pais no aprendizado dos alunos?

Como envolver os pais no aprendizado dos alunos?

2016-11-22
3 min
Post modificado em:
28/9/2022

Engana-se quem acredita que a escola é a única responsável pelo aprendizado do aluno. Envolver os pais na vida escolar dos seus filhos é fundamental no processo de desenvolvimento escolar. É importante que eles estejam a par do que acontece com os seus filhos na escola, de como anda o seu comportamento em sala de aula e o seu desempenho.

O envolvimento deles é importante até para os professores saberem como lidar com os alunos e o que fazer para melhorar o seu desempenho. Por outro lado, os filhos sentem maior segurança com a preocupação dos pais com sua vida escolar e com o incentivo oferecido por eles, o que reflete em um melhor rendimento. A formação escolar dos alunos deve ser realizada em um trabalho conjunto entre os pais e a escola.

Separamos algumas medidas simples que podem ser tomadas para envolver os pais, mas que podem trazer resultados significativos.

Encontre com os pais

O primeiro passo para envolvê-los no aprendizado dos alunos é conhecendo eles. Além da famosa reunião de pais e professores, onde são apresentados os regulamentos e o projeto curricular da escola, é importante agendar um momento com cada pai para conversar especificamente sobre o seu filho. Porém, é preciso muita atenção quanto a maneira de dar o feedback para os pais.

Fazer comentários negativos e apontar defeitos dos alunos irá apenas atrapalhar a relação com os pais e não acrescentará nada para o aprendizado. É preciso apresentar resultados, informações sobre o comportamento dos seus filhos e propor formas de melhoria envolvendo ambas as partes, dando espaço para os pais opinarem e participarem da tomada de decisões.

Claro que cada encontro deve ser marcado em um horário flexível para os pais, mas as conversas não precisam se restringir a estes momentos. Os professores também podem trocar uma palavrinha na porta da escola, quando o pai busca o filho, ou em alguma outra ocasião menos formal.

Exponha os trabalhos dos alunos

Uma das atividades mais comuns são as apresentações de trabalhos abertas para a família, como as feiras de ciências, por exemplo. Práticas como estas expõem para os pais a evolução de seus filhos no aprendizado e suas capacitações.

Existem diversas outras maneiras de expor as produções dos alunos (através do jornal da escola, mural nos corredores ou nas redes sociais) que podem atingir, não só os pais, mas também colegas, outros professores, funcionários da escola e toda a comunidade.

Além de apresentar na prática a metodologia da escola, esta exposição também é importante para mostrar aos pais que o processo de aprendizado é algo contínuo e feito por etapas. Cada aluno possui uma evolução de acordo com a série em que ele se encontra.

Guia da gestão escolar
Guia gratuito

Confira o guia perfeito para a gestão escolar!

O Guia Definitivo da Gestão Escolar é o material que faltava para todo gestor de escolas! Com dicas exclusivas para fazer seu colégio ter muito sucesso.

Baixe agora!

Envolva os pais em trabalhos e atividades

O envolvimento dos pais também pode ser promovido convidando-os a participar diretamente nas tarefas dos alunos. Propor trabalhos que solicitem a sua participação é um método bastante eficaz.

Além de ser uma maneira de acompanhar o desenvolvimento do aluno, é uma oportunidade para os pais contribuírem para esta evolução e demonstrar aos filhos a preocupação com sua educação. O auxílio dos pais nos estudos e nas tarefas escolares realizadas em casa também estimula os filhos ao raciocínio, incentivando-os ao aprendizado.

Promova eventos na escola

Uma das estratégias bastante utilizada pelas escolas é a organização de festas e eventos na escola para toda a família. Estes eventos não possuem relação alguma com o desempenho escolar do aluno, mas é utilizado para integrar melhor a família, criar laços com a escola e conversar sobre os seus filhos.

Esta também é uma maneira de conhecer melhor os pais de uma forma mais informal e descontraída e apresentar o meio em que a criança está inserida. Portanto, é fundamental que professores, diretores e funcionários preparem-se para acolher todos muito bem. Assim como os pais, os professores são orientadores e referência para os alunos.

Cada um tem a sua importância no seu desenvolvimento e no processo de aprendizado. Porém, envolver os pais em um trabalho em conjunto com a escola pode trazer resultados mais significativos e um desenvolvimento melhor dos alunos.

E então? Achou interessante? Não deixe de compartilhar nas redes sociais para conscientizar pais e educadores. Baixe também o nosso Guia do Engajamento Escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Guia da gestão escolar

Guia gratuito

Confira o guia perfeito para a gestão escolar!

O Guia Definitivo da Gestão Escolar é o material que faltava para todo gestor de escolas! Com dicas exclusivas para fazer seu colégio ter muito sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

8 fatores que os responsáveis esperam da escola

O que os responsáveis esperam da escola? Confira a resposta neste post exclusivo!

Continuar
Gestão Escolar

Gestão escolar e educação antirracista: descubra relação

Você sabe qual a importância da gestão escolar para a promoção de uma educação antirracista na escola? Confira neste post!

Continuar