Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Como usar a Árvore para engajar famílias?

Como usar a Árvore para engajar famílias?

28/11/2023
Post modificado em:
28/11/2023

A plataforma gamificada de leitura da Árvore

A Árvore é uma plataforma gamificada de leitura que semeia o prazer em aprender. Nosso objetivo é transformar a leitura em superpoder, preparando estudantes de todo o Brasil para o futuro! 

Atualmente estamos em 11 mil escolas em todo o Brasil, somando quase dois milhões de estudantes impactados. Através das soluções Livros, Atualidades, Sentir e Inglês, a Árvore ajuda a desenvolver as habilidades leitoras dos estudantes ao longo de toda a educação básica.

‍As nossas soluções em leitura

Em Livros, a comunidade escolar encontra um acervo de mais de 50 mil livros e audiolivros de múltiplos gêneros literários e para todos os gostos.

Com uma curadoria especializada, relatórios de leitura e um ambiente gamificado, a Árvore Livros engaja os alunos na leitura e permite que gestores, educadores e famílias acompanhem todo o seu processo de formação leitora. 

Árvore Atualidades reúne editorias jornalísticas para trabalhar o letramento digital e a educação midiática na escola. Através da nossa banca, os usuários têm acesso a revistas e jornais de mais de 100 países. 

O conteúdo autoral de Atualidades, elaborado por um time de especialistas, disponibiliza atividades para que alunos exercitem a produção textual e a interpretação de texto. 

Árvore Inglês conta com um acervo de mais de 4 mil livros, de editoras renomadas como a National Geographic Learning e a Scholastic. 

Os estudantes também contam com dicionário integrado para desenvolver o vocabulário na língua, além de ferramentas de nivelamento alinhadas aos padrões internacionais.

Leia mais: Educação bilíngue: como a Árvore pode ajudar?

O Sentir é um programa socioemocional 100% digital. Fruto da parceria Árvore + Educa, o Sentir conta com material didático assinado por Rossandro Klinjey. 

O Sentir também oferece um acervo literário voltado para trabalhar as competências socioemocionais ao longo de toda a vida escolar do estudante, além de formação para as famílias através da nossa Escola Parental.

5 ferramentas da Árvore para engajar as famílias!

Gestor, confira a seguir os 5 principais elementos e funcionalidades da Árvore para engajar e encantar famílias!

  1. Acervo

Com um acervo de mais de 50 mil títulos, as famílias não precisam se preocupar em adquirir uma lista extensa de obras. A Árvore torna o acesso aos livros mais democrático e inclusivo!

Além disso, a equipe responsável pela curadoria de prateleiras assegura que os estudantes tenham acesso apenas aos livros recomendados para sua faixa etária. Esse cuidado promove uma experiência de leitura segura e adequada ao desenvolvimento de cada estudante.

Com mais de 400 editoras parceiras, incluindo grandes grupos editoriais do Brasil, como a Melhoramentos, a HarperCollins, a Record e o grupo Autêntica, nosso acervo literário é rico em bibliodiversidade

Ao apresentar essa diversidade de gêneros e temas, a escola parceira da Árvore pode engajar as famílias na seleção de livros, promovendo eventos de leitura compartilhada ou clubes do livro com os familiares.

  1. Relatórios de leitura 

As nossas escolas parceiras têm acesso a um relatório inteligente. Desenvolvido por uma equipe de especialistas, a ferramenta apoia o acompanhamento do perfil e comportamento leitor de cada estudante.

Gestores e educadores podem utilizar os dados gerados de diversas maneiras – até mesmo para envolver, cada vez mais, as famílias no percurso educacional de seus filhos. São muitas possibilidades!

Por exemplo, a funcionalidade do mapa de leitura, disponível no relatório, oferece insights sobre a porcentagem de leitura de cada estudante considerando um livro em específico. 

Ao compartilhar os dados gerados pelo mapa, o gestor ou o educador pode incentivar os responsáveis a contribuírem ativamente nas discussões sobre o material lido. 

Em casa, a criança pode voltar às páginas de maior dificuldade, reler a história ou realizar atividades junto com os responsáveis, fortalecendo, assim, a participação familiar no apoio à aprendizagem.

  1. Área de tarefas e materiais pedagógicos

A Árvore Livros oferece uma série de atividades e materiais pedagógicos prontos para a aplicação. Esse acervo de conteúdos foi desenvolvido para facilitar o trabalho do professor e enriquecer o aprendizado dos estudantes, seja em casa ou na escola!

Além disso, cada educador também possui a autonomia de criar atividades personalizadas para os livros do nosso acervo, podendo aplicá-las para qualquer turma ou estudante.

Quando os educadores propõem atividades para serem realizadas em casa, promovem a reflexão e a interação familiar sobre os mais diversos temas literários.

A área de atividades e os materiais pedagógicos da Árvore podem fortalecer os vínculos entre escola e famílias, transformando a leitura em uma experiência compartilhada!

  1. A Escola Parental 

O Sentir – fruto de uma parceria entre a Árvore e a Educa, de Rossandro Klinjey – é um programa de educação socioemocional 100% digital. 

Além de um acervo exclusivo e material didático próprio, o programa também traz as famílias para o centro do processo educativo, causando impacto em toda a comunidade escolar. 

Por meio de encontros e conteúdos formativos da Escola Parental, cada família tem a oportunidade de explorar temas essenciais de desenvolvimento socioemocional de qualquer criança, jovem ou adulto.

Veja mais: Como a educação socioemocional transforma a comunidade escolar na prática 

  1. Gamificação

A nossa plataforma gamificada tem como propósito cultivar o gosto pela leitura entre os alunos, transformando o ato de ler em uma jornada envolvente. A Floresta, nossa gamificação, funciona da seguinte forma: quanto mais tempo dedicado à leitura, mais recompensas o estudante acumula, utilizando moedas e gotas de água para cuidar de sua própria floresta literária.

Todas as regras da Floresta foram elaboradas considerando as recomendações de tempo de tela para as diferentes faixas etárias. Dessa forma, garantimos um ambiente digital saudável para os estudantes explorarem o mundo da leitura de maneira interativa.

Para as famílias, a gamificação representa não apenas uma abordagem inovadora no estímulo à leitura, mas também uma garantia de que o tempo online dos estudantes está sendo direcionado para uma experiência educacional e produtiva.

Gestor, esperamos que tenha gostado de saber de que maneiras a Árvore pode apoiar no engajamento e encantamento dos estudantes e suas famílias. Confira também o artigo: Qual a importância da integração entre família e escola? Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Controle de caixa escolar: 12 dicas de como fazer

Trouxemos dicas que vão contribuir na elaboração e acompanhamento dessa tarefa, garantindo a saúde financeira e a qualidade de ensino da sua instituição.

Continuar
Gestão Escolar

Como o gestor pode avaliar a segurança digital na escola?

Neste post, contamos o que o gestor escolar precisa avaliar na segurança digital na escola. Escrito por nossos especialistas pedagógicos.

Continuar