Relatório escolar de leitura: como a Árvore facilita o trabalho da escola

18 maio 2022
3 min
gestora escolar analisando relatório no computador

Se você nos acompanha por aqui, já deve ter lido nosso conteúdo de dicas para a construção de um relatório escolar.  

Hoje, vamos nos aprofundar nessa temática pela via da formação leitora dos estudantes e mostrar como a Árvore pode apoiar os educadores na elaboração de um relatório escolar de leitura de forma rápida e eficiente.

Através da nossa ferramenta, o educador pode acompanhar, avaliar, orientar e gerar dados sobre o progresso leitor dos alunos, conteúdo essencial no relatório escolar de leitura.

Vem com a gente para conhecer e se aprofundar nesses recursos!

O que é um relatório escolar de leitura?

Um relatório escolar de leitura visa reunir informações e dados que permitam avaliar o desenvolvimento das habilidades leitoras dos estudantes.

Ele pode ser uma parte específica do relatório de desenvolvimento ou de outro conteúdo avaliativo mais amplo que é utilizado em cada instituição.

Uma visão geral da leitura na escola

Tal qual um relatório de desenvolvimento, o relatório escolar de leitura deve ser analisado dentro do contexto geral da escola e das turmas. Portanto, a informação individual, para fazer sentido, precisa estar em diálogo com o cenário mais amplo de desempenho dos estudantes.

Na Árvore, é muito simples obter essas informações gerais. A própria plataforma deixa os dados acessíveis ao educador a qualquer momento, com atualização em tempo real.

Como visualizar tudo isso? Ao acessar o Painel do Educador, área restrita aos educadores na plataforma, é possível encontrar imediatamente essas informações compiladas na área chamada de Resumo.

A visão inicial em Resumo, mostra um contexto geral de dados quantitativos. Os dados disponíveis vão permitir identificar de forma primária os alunos e turmas mais engajadas, os livros preferidos e os números de leitura da escola.

Dessa forma, você, gestor e sua equipe, podem estar sempre elaborando relatórios da escola, projetando metas e analisando a evolução dos alunos em leitura ao longo do ano letivo de forma muito rápida e dinâmica.

Verificando a leitura individual

Se traçarmos um comparativo com a biblioteca física da escola, a primeira informação sobre a leitura dos estudantes é qual ou quais títulos eles estão buscando e/ou pegando emprestado.

Essa informação, geralmente conhecida como “empréstimos” em uma biblioteca física, vai indicar se os alunos estão ao menos procurando a obra sugerida ou pesquisando conteúdo conforme a orientação dos professores.

Na Árvore, essa e outras informações também estão disponíveis aos educadores, com a diferença que, para alcançá-las, bastam alguns cliques. Ou seja, para acompanhar as leituras individuais, o professor pode acessar o item “Relatórios” no menu indicado anteriormente e assim terá uma visão de relatório individual.

É nesse espaço que ele vai visualizar as turmas da escola e posteriormente, os alunos em cada turma. Dentro dessa área, o educador consegue ainda visualizar a quantidade de livros lidos e emprestados, e quais são essas obras, aluno por aluno.

Facilitando o trabalho de professores e bibliotecários

Os relatórios disponibilizados pela plataforma facilitam a elaboração do relatório escolar de leitura, uma vez que o professor não precisa consultar ou solicitar esses dados com o bibliotecário.

O educador consegue, de forma eficiente e autônoma, não só acessar as informações, como imprimir diretamente da plataforma para anexar aos documentos do estudante.

Nesse formato, o professor ganha autonomia e o bibliotecário ganha tempo. Assim, podem juntos pensar em outras ações de engajamento em leitura para participação de toda a escola.

Atualização em tempo real

Pensando para além do relatório escolar de leitura, que vai ser elaborado de acordo com o período letivo da escola, a ferramenta de relatórios da Árvore permite ainda acompanhar o grau de interesse e envolvimento dos alunos nas propostas indicadas.

Por exemplo, se um professor utiliza sua aula da manhã para falar de um autor, e indicar uma obra literária específica, ele pode, minutos após o fim da aula, verificar quais alunos já se interessaram e iniciaram a leitura do livro.

Outra possibilidade é entender o hábito leitor desse aluno: ele lê um pouquinho por dia? Ou prefere tirar um tempo mais longo para já se adiantar nas páginas?

A ideia aqui não é monitorar todas as atividades dos estudantes na plataforma. Mas entender o quanto aquela proposta gerou interesse, movimentou a turma e instigou a curiosidade de buscar a obra citada.

Essa análise funciona também para medir o envolvimento, o gosto, a participação das turmas nas propostas e, dependendo do resultado, recalcular a rota para promover ações mais atrativas. Além disso, considerar o hábito de leitura dos estudantes na hora de pensar em prazos e cronogramas.

Os “Mapas de Leitura” da Árvore

Ao acessar um relatório escolar de leitura de um aluno específico, o professor vai se deparar com os nossos “Mapas de Leitura”.

Os Mapas de Leitura entregam ao usuário a informação sobre o andamento da leitura de um livro. Através de um recurso visual que representa a distribuição das páginas daquele título, o professor pode inferir sobre o progresso do leitor do estudante.

O nosso sistema identifica o tempo de permanência do leitor em cada página, considerando seu nível de proficiência e a quantidade de texto presente, para contabilizar aquela página como lida ou não.

Dessa forma, o professor poderá acompanhar o progresso dos alunos e incluir essas informações no relatório a ser apresentado no conselho de classe, por exemplo. Ou em uma reunião com os responsáveis.  

Boas práticas na análise dos Mapas de Leitura

A fim de uma avaliação personalizada e que considere as diversidades de saberes e de proficiência dos alunos, é importante que o educador, na hora de avaliar os mapas de leitura, esteja atento aos seguintes pontos:

  • O perfil do estudante que está sendo avaliado: um aluno com habilidades de leitura mais desenvolvidas vai se diferenciar daquele que apresenta algum tipo de dificuldade. O professor conhece sua turma e vai saber identificar essas diferenças.
  • O grau de dificuldade de um livro: seja pela densidade do texto, seja pelo vocabulário ou pela temática pouco conhecida, entender que essa obra pode demandar mais tempo e atenção dos alunos para que seja de fato absorvida, é fundamental.

Potencializando o relatório escolar de leitura com os recursos combinados da Árvore

Além dos dados sobre quantidade de livros lidos e emprestados, títulos preferidos e progresso dos alunos na leitura, a Árvore também disponibiliza as ferramentas de indicação de livros e elaboração de atividades para os professores.

Assim, o professor pode seguir um plano de ação dentro da plataforma que, posteriormente, será possível acompanhar os resultados todos compilados. Dessa forma, a apresentação das informações de interesse ficam mais contextualizadas, unindo leitura e atividades relacionadas a ela.

Um breve passo a passo sugerido:

  • indicar um livro para um aluno ou para uma turma na plataforma
  • acompanhar a leitura via “indicados” nos Relatórios
  • elaborar uma atividade que promova a exploração do texto ou temática do livro;
  • acompanhar o andamento da leitura via aba de “atividades” nos relatórios
  • acompanhar o desenvolvimento e desempenho dos alunos na atividade proposta.


Gestor, conseguimos esclarecer como a Árvore consegue ajudar sua equipe docente na elaboração de um relatório escolar de leitura mais detalhado e eficiente?

Se você ainda tiver dúvidas de como a Árvore pode tornar o trabalho dos professores mais fácil e dinâmico com a leitura, ou se você ficou ainda mais curioso sobre essas e outras funcionalidades disponíveis, entre em contato com o nosso time.

Esperamos que a sua escola, junto da Árvore, tenha cada vez mais sucesso na formação de leitores para transformar a educação!

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