Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como trazer a leitura para o ambiente digital?

Como trazer a leitura para o ambiente digital?

2017-02-21
Post modificado em:

Nos últimos anos parece ter havido uma controvérsia que divide as pessoas em dois grupos. Há os que têm muita resistência e acreditam que a tecnologia é uma vilã que veio para nos afastar do conhecimento, dos estudos e acabar com os livros, e há os que a enxergam como a única salvação possível para a humanidade.Entretanto, determinismos como estes soam mais como tentativas falhas de se apegar a ideias fixas a respeito da tecnologia do que como verdades absolutas. Na realidade, o ideal é que a tecnologia seja utilizada em prol da educação e seja, aos poucos, inserida em todas as áreas de nossas vidas, inclusive no ambiente escolar.Para isso, diversas práticas podem ser adotadas, entre elas a leitura digital, assunto sobre o qual vamos tratar neste post.

Os benefícios da leitura digital

A adoção da leitura digital em sala de aula traz inúmeros benefícios para alunos e professores. Para começar, os recursos multimídia e a interatividade possibilitadas pela leitura em plataformas digitais ultrapassa muito os recursos do papel.Nas plataformas digitais as imagens podem ser em 3D, os recursos audiovisuais podem ser facilmente acessados e hiperlinks podem levar o leitor a diversas páginas complementares e conteúdos extras. Além disso, jogos, quizz e simulados podem ser utilizados como instrumentos de apoio e testagem da aprendizagem.É necessário ressaltar também que é cada vez mais difícil competir com tablets, notebooks e smartphones pela atenção de crianças e adolescentes. Ainda assim, não podemos visualizar estas tecnologias como inimigas, mas sim como aliadas no desenvolvimento e na educação dos alunos.Por fim, outro benefício da leitura digital é que e-books não ocupam espaço físico. Ou seja, não existe dificuldade de armazenagem e nem de transporte, o que faz com que os livros sejam de mais fácil acesso.Por exemplo, se na biblioteca de sua escola você tiver 5 exemplares de uma determinada obra, em uma biblioteca digital esse livro pode ser lido por milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Como implantar a leitura digital

O primeiro passo para implantar a leitura digital em uma escola é ter uma biblioteca virtual. Para isso, você precisa adquirir a licença de alguma plataforma que ofereça o serviço, como a Árvore de Livros.Em um segundo momento, é importante equipar os alunos com dispositivos que possam acessar essa plataforma. Como fazer isso é uma decisão que deve ser tomada pela administração da escola.Um tablet ou notebook pode ser requisitado junto com o material didático ou a escola pode optar por disponibilizar laboratórios de informática ou gadgets que possibilitem esse acesso, já que sem estas tecnologias a plataforma torna-se inútil.Por fim, é necessário trabalhar, primeiramente, com os professores, para que eles saibam a melhor maneira de fazer esta transição e consigam se adaptar aos novos modelos, utilizando todas as funcionalidades disponíveis.Não basta apenas modificar o suporte — do papel para a tela —, é necessário transformar a maneira de ler e isso envolve utilizar diversos recursos já citados anteriormente, como vídeos e hiperlinks.Depois, é importante que fique claro para os pais e alunos os benefícios que a leitura digital trará para a aprendizagem. Para que a implantação do novo sistema tenha sucesso, é necessário que todas as partes envolvidas estejam caminhando juntas e tenham interesse em fazer a transformação acontecer.Gostou deste texto? Se achou útil, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes e atuais relacionados à educação e à leitura digital.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

O que fazer com tanta informação?

Em meio a tantas tecnologias, as pessoas sabem que a informação está em todo o lugar e não há quase nada que o “oráculo” Google não saiba.

Continuar
Leitura

Bibliodiversidade: o que é e como promover

Neste artigo, você descobre o que é o conceito de bibliodiversidade e como promover na sua escola. Confira!

Continuar