Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Árvore na Escola
Árvore Atualidades: confira o relato do Colégio Arbos

Árvore Atualidades: confira o relato do Colégio Arbos

17 jan 2018
3 min
Post modificado em:
4/5/2022

A Árvore Atualidades é um dos módulos da maior plataforma de leitura digital do Brasil, a Árvore. Nela, os alunos têm acesso a jornais e revistas do mundo todo, além de conteúdos autorais de atualidades escritos por nossa equipe. A cada texto lido, os alunos encontram uma série de atividades que trabalham a interpretação e discussão sobre a temática trabalhada.

Quer saber como é usar a Árvore Atualidades em sala de aula? Então, veja que bacana o relato da professora Elaine Cristina Tilly Pelichero, que dá aulas para o Ensino Fundamental do Colégio Arbos e adotou a plataforma.

Árvore Atualidades em sala de aula

O Colégio Arbos é um colégio da grande São Paulo, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, que atende alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A escola faz parte das Escolas Associadas da Unesco, é reconhecida com Apple Distinguished School e possui o prêmio Quality.

Na escola, a professora Elaine trabalha com Árvore Atualidades no seu dia a dia. "Costumo preparar minhas aulas escolhendo temas que combinem com o que estamos trabalhando em aula, nas diversas áreas. A partir daí gosto de fazer toda a sequência de leitura que as crianças fazem e de analisar os descritores que serão desenvolvidos com aquela sequência. Aí proponho às crianças que realizem a pré-leitura, ora em sala de aula, ora em casa", conta a educadora.

Com a plataforma, alunos e professores encontram textos sobre temáticas atuais e atividades prontas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, compondo todo trajeto para trabalhar determinada temática.

Intervenção com apoio da tecnologia

A Árvore também permite que os professores vejam na própria plataforma as atividades realizadas pelos alunos, além de seus relatórios de leitura. Elaine conta como é a torina na sua escola: "a leitura e a pós-leitura, prefiro que realizem em sala, na minha presença, para que eu possa intervir, se necessário. Também prefiro assim para poder sentir as dificuldades de alguns alunos, em quais habilidades eles precisam de mais ajuda".

Com isso, a professora conseguiu identificar qual tipo de atividade e habilidade precisava desenvolver mais nos alunos. "Tenho incentivado maior dedicação naquelas atividades de produção (umas vezes aparecem na pré-leitura e outras na pós-leitura), pois sentia que as crianças não davam muita importância e realizavam de maneira simples demais", explica Elaine.

Dados para aprendizagem

Os relatórios da Árvore Atualidades permitem acompanhar o progresso de cada aluno individualmente, apontando ainda descritores essenciais para o trabalho com textos jornalísticos de acordo com a BNCC.

No Colégio Arbos, Elaine compartilha ainda esses relatórios com os próprios alunos. "Quando comecei a mostrar a eles que eu tenho como ver o que eles produzem e comentei que poderiam demonstrar um trabalho bem melhor ali, começaram a valorizar mais este momento. Também passaram a se dedicar com maior interesse quando comecei a apresentar o mapa de tempo de leitura e de resultados individuais. Meu objetivo é mostrar em quais descritores estão "falhando" para que cada um busque também o seu aprimoramento", conta a professora.

Resultados com Árvore Atualidades

De acordo com a professora, os alunos do Colégio Arbos não só desenvolveram suas habilidades leitoras, como também socioemocionais, como a autonomia. "Percebi que a maioria dos alunos conseguiu avanços nas habilidades de leitura com esse trabalho.Considero, como maior benefício, a autonomia que as crianças adquirem com esse tipo de leitura. São textos de interesse deles, com vocabulário adequado ao gênero e à faixa etária e com uma sequência de trabalho que os encanta e que estimula o desenvolvimento das habilidades leitoras", nos conta a educadora.

Além disso, a plataforma proporcionou maior engajamento dos alunos em sala de aula e nas tarefas de casa. "Tudo isso com o uso do iPad na escola e do computador em casa, com certeza traz um estímulo maior para essa geração e contribui demais com o nosso trabalho", conclui Elaine.

Quer saber mais sobre a plataforma e levar a Árvore para sua escola? Acesse o site e preencha o formulário agora mesmo!

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Árvore na Escola

Leitura no ensino médio é sucesso com Árvore

Confira uma entrevista exclusiva com o Colégio Montessori contando como a Árvore tem ajudado a trabalhar a leitura no Ensino Médio.

Continuar
Árvore na Escola

Como o Colégio Magno aproximou as famílias com a Árvore

Confira esta história de sucesso do uso da Árvore com as famílias do Colégio Magno!

Continuar