Tecnologia na sala de aula: como pode beneficiar seus alunos?

Em tempos de conexão permanente, é necessário preparar o aluno para os desafios do futuro ao educa-los para atuar no mundo digital. Aprender e ensinar sobre o uso adequado da tecnologia na sala de aula é fundamental.

Neste artigo, vamos falar sobre o impacto dos recursos tecnológicos na sala de aula, seus benefícios para os alunos e os cuidados que o educador precisa tomar. Boa leitura!

A importância da tecnologia na sala de aula

Inseridas em uma sociedade digital, as escolas não podem negligenciar o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso da tecnologia na educação. Afinal, o educador tem um leque variado de recursos à disposição para tornar a aprendizagem significativa, abrangendo, por exemplo:

- Equipamentos simples para exibição de multimídia

Embora sejam mais atrativos e esclarecedores que exposições orais, ainda desempenham um papel meramente focado na transmissão de conteúdo.

- Tecnologias interativas, como os jogos

O aluno precisa entender e escolher a resposta certa para passar de fase.

- Softwares, plataformas e aplicativos para quiz

Educadores disponibilizam exercícios que os alunos respondem em qualquer dispositivo com acesso à internet. Alguns exemplos são o Quizlet e o Wondershare Quiz Creator.

- Plataformas adaptativas

Como a DreamBox e a Geekie Games, por exemplo, que usam os erros e acertos do aluno para propor conteúdos e desafios adequados à sua necessidade.

- Aluno com papel ativo na construção de conhecimento

Algumas alternativas frequentes são a elaboração de podcasts e wikis, mas é possível ir além.

Possibilidades de uso da tecnologia na sala de aula

As opções são muitas e os educadores podem não só inovar, mas também criar propostas realmente relevantes para a aprendizagem e sociedade.

Embora as possibilidades sejam quase infinitas, fizemos uma seleção de alternativas disponíveis e acessíveis. Confira:

Interação através de perguntas e respostas

As perguntas são uma poderosa estratégia para fazer o estudante dialogar com um conteúdo, seja texto escrito, vídeo, animação, etc.

Existem aplicativos que permitem essa ação individualizada, propondo questões aos estudantes. Estes são úteis nas mais diferentes disciplinas e podem ser aliados importantes para melhorar a leitura e compreensão de textos.

Uma boa dica é dar preferência a perguntas que exijam elaboração da informação e não apenas simples repetição.

Também é necessário cuidar para que o nível de dificuldade seja compatível com a etapa de desenvolvimento dos estudantes.

Jogos digitais

A gamificação de conteúdos é uma estratégia eficaz para engajar estudantes e promover o aprendizado. Com a diversão, a interação e a compreensão são potencializadas, melhorando os resultados.

Atividades que exigem pesquisa

A web se tornou principal fonte de pesquisa, reunindo conhecimentos das mais diferentes áreas sendo atualizados frequentemente. Ou seja, a escola não pode ignorá-la.

Cabe aos educadores a elaboração de atividades que ensinem o estudante como obter o melhor das fontes adquiridas.

Selecionar, comparar, analisar, avaliar e aplicar as informações é um dos principais desafios da educação em um mundo digital.

Redes sociais

As redes sociais também podem ser aliadas da educação, ao possibilitar canal de comunicação entre professores e alunos, além de ser um rico espaço de acesso e criação de conteúdos.

O professor pode, por exemplo, criar um perfil para sua turma ou disciplina. A partir daí, estabelecer um cronograma de conteúdos e delegar cada pauta a um grupo, que deverá elaborar uma apresentação criativa para cada publicação.

Cuidados quanto à aplicação da tecnologia na sala de aula

Após descobrir possibilidades de uso da tecnologia e seus benefícios, o educador precisa se preparar para obter o melhor retorno possível. Por isso, fizemos uma relação de alguns cuidados importantes:

Respeitar as especificidades

Cada uma das opções apresenta suas próprias funcionalidades, características e benefícios para o público.

Portanto, cabe ao docente conhece-las profundamente e analisar se aquela tecnologia específica atende às necessidades de seus alunos e se alinha aos objetivos educacionais.

Proporcionar a atividade cognitiva adequadas

O ideal é que o educador recorra a tecnologias que tirem o estudante do quadro de passividade. Recursos que permitam a interação real entre o aprendizado e o conteúdo são mais favoráveis à construção do conhecimento.

Nem sempre um recurso tecnológico, por mais interessante que seja, é adequado para a faixa etária ou nível de conhecimento dos estudantes. É preciso estar atento a essa questão.

Atividades que não são desafiadoras geram desinteresse, enquanto as muito difíceis são desmotivantes.

O nível do desafio deve ser compatível com a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos estudantes. Esse é um critério essencial para despertar interesse e engajamento, proporcionando uma aprendizagem significativa.

Buscar as melhores opções do mercado

Embora muitas dessas alternativas já estejam acessíveis ao educador é importante buscar outras opções no mercado.

Há diversos casos de profissionais de tecnologia que colocam suas habilidades a serviço da educação. Ao desenvolverem aplicativos, jogos e plataformas com excelentes propostas para aliar tecnologia e aprendizagem.

Dessa forma, o professor tem a oportunidade de tornar a experiência do seu aluno realmente diferenciada, proporcionando-lhe um desenvolvimento cognitivo significativo.

Quer conhecer uma dessas opções e descobrir como usar a tecnologia na sala de aula de forma criativa e eficaz?

Conheça a Árvore agora mesmo e entenda como podemos revolucionar a aprendizagem na sua escola!

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

aluno escrevendo
Educação

Como ensinar os alunos a escrever de forma clara? Saiba agora!

Para escrever de forma clara, uma das principais ajudas é ler mais! Confira neste post algumas dicas que trouxemos sobre o tema.

Continue lendo
educadores realizando projetos
Educação

Pedagogia de projetos: saiba os passos para implementar em sua escola

Neste artigo, explicamos o que é pedagogia de projetos e ensinamos, com um passo a passo, como ela pode ser implementada na sua escola.

Continue lendo