Novidade! Confira a planilha para o planejamento escolar da gestão em 2024!
Acesse agora!
Blog da Árvore
Educação
Quais são as competências socioemocionais na BNCC?

Quais são as competências socioemocionais na BNCC?

19 set 2022
3 min
Post modificado em:
6/4/2023

O desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais está em alta no contexto educacional. As diretrizes trazidas pela BNCC, a proposta da Educação para o Século 21 (UNESCO) e a abordagem da educação integral reforçaram a necessidade de que gestores e instituições de ensino invistam tempo e planejamento nessa frente.

Mas quais são as competências socioemocionais? Há uma lista exata que deve ser cumprida ao desenvolvê-las no contexto escolar ou, ainda, para o futuro profissional? É possível determinar as mais importantes para os estudantes?

Hoje vamos esclarecer essas e outras questões sobre as competências socioemocionais na BNCC para te apoiar na definição de como esse trabalho será realizado na sua escola.

O que diz a BNCC sobre educação socioemocional?

A BNCC, ou Base Nacional Comum Curricular, é um documento que regulamenta a Educação Básica no Brasil. Ela também determina as diretrizes que as escolas do país devem seguir para construir um currículo unificado para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

As competências emocionais estão entre aquelas que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica. Essas habilidades passaram a ser valorizadas somente após a implementação das diretrizes do documento e visam desenvolver a formação integral dos alunos, preparando-os para lidar com desafios pessoais e profissionais no futuro.

Na Base Nacional Comum Curricular, as competências socioemocionais fazem parte de todas as 10 competências gerais, que podem ser definidas por:

  1. Conhecimento;
  2. Pensamento científico, crítico e criativo;
  3. Repertório cultural;
  4. Comunicação;
  5. Cultura digital;
  6. Trabalho e projeto de vida;
  7. Argumentação;
  8. Autoconhecimento e autocuidado;
  9. Empatia e cooperação;
  10. Responsabilidade e cidadania.

As competências gerais mesclam conceitos e procedimentos da mobilização de conhecimentos e habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais. Além disso, inclui atitudes e valores para resolver problemas complexos da vida cotidiana.

Leia também: Saúde mental x Socioemocional na escola: saiba a diferença e como leitura pode ajudar

Quais são as 5 competências socioemocionais que a escola deve trabalhar segundo a BNCC?

Segundo CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), as habilidades socioemocionais envolvidas nas competências gerais podem ser agrupadas em cinco frentes:

  1. Autoconsciência: está relacionada ao conhecimento individual e à noção das aptidões e limitações de cada ser humano;
  2. Autogestão: trata-se do gerenciamento das próprias emoções diante de diversas situações, pessoais e profissionais, para uma execução de tarefas eficiente;
  3. Consciência social: trata-se do exercício da empatia, do reconhecimento e da valorização da diversidade para uma vida saudável em sociedade;
  4. Habilidades de relacionamento: estão ligadas a uma comunicação respeitosa, ao exercício da escuta, do acolhimento e da cooperação;
  5. Tomada de decisão responsável: envolve o conhecimento das normas, cuidados com a segurança e padrões éticos da sociedade, além dos interesses pessoais e sociais relacionados.

Leia também: Planejamento Escolar: como deixar sua escola alinhada à BNCC

Quais são as competências socioemocionais que a escola deve trabalhar?

A grande maioria das competências socioemocionais conhecidas se desdobram e se interconectam dentro desses cinco eixos de agrupamento. Todos visam ao desenvolvimento integral do estudante.

Nesse sentido, a escola e o seu planejamento pedagógico, norteados pela BNCC, vão definir quais são os aspectos socioemocionais a serem trabalhadas com os alunos.

Esse processo demanda um mapeamento de cada competência socioemocional, partindo da percepção dos educadores sobre o comportamento das turmas no convívio do dia a dia do ambiente escolar e sobre o desenvolvimento pleno de seus alunos.

Atividades que envolvam os estudantes para essa decisão também são fundamentais, já que fomentar a escuta e o protagonismo das crianças e jovens é um passo indispensável ao caminho da educação socioemocional.

Baixe gratuitamente: E-book – Competências Socioemocionais na escola

EBOOK ROSSANDRO KLINJEY
Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Baixe agora!

Confira a lista das Competências Socioemocionais na BNCC

Para te ajudar a direcionar o olhar na hora do mapeamento, elaboramos uma lista das 15 competências socioemocionais na BNCC mais conhecidas, separadas conforme os cinco diferentes eixos de agrupamento. Confira:

Autoconsciência

  1. Autoconhecimento: diz respeito ao conhecimento de si e é alcançado através da investigação e da consciência dos próprios interesses, características, emoções, aptidões e fragilidades;
  2. Autoestima: capacidade do indivíduo de valorizar seus atributos e particularidades;
  3. Autoconfiança: confiança do indivíduo em si mesmo, em suas aptidões, habilidades e capacidade de tomada de decisão.

Autogestão

  1. Autoavaliação: capacidade do indivíduo de fazer uma avaliação sobre si próprio e entender quais habilidades e competências precisam ser fortalecidas, visando ao desenvolvimento integral;
  2. Gerenciamento de tempo: capacidade de planejar e executar suas tarefas de forma saudável e consciente;
  3. Gerenciamento de crise: capacidade de manejar as emoções para situações desafiadoras, que demandam controle e autoconsciência.

Leia também: Competências socioemocionais: como incentivar autonomia?

Consciência Social

  1. Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro, entender suas bagagens, experiências e fragilidades diante de uma situação e, por isso, é um exercício para desenvolver um olhar acolhedor e sem julgamentos;
  2. Valorização cultural: capacidade de valorizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, visando garantir uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
  3. Cooperação: capacidade de mobilização de habilidades e competências para trabalhar em comunidade por meio do diálogo, da resolução de conflitos e da proatividade.

Habilidades de relacionamento

  1. Respeito: capacidade de estar atento e considerar o outro, já que é isso que nos impede de prejudicar e fazer mal às outras pessoas;
  2. Comunicação respeitosa: capacidade de mobilizar empatia e respeito na hora de se comunicar, melhorando a habilidade de informar e expressar opiniões, sentimentos e pensamentos de forma objetiva, gentil e responsável;
  3. Pensamento crítico: capacidade de exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem científica para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, bem como formular e resolver problemas criando soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Tomada de decisão responsável

  1. Responsabilidade: capacidade do indivíduo de arcar com as consequências dos próprios atos ao tomar decisões;
  2. Ética: é a capacidade de respeitar os padrões e valores de uma sociedade, agindo de acordo com o que é correto;
  3. Criatividade: capacidade de invenção, reinvenção e inovação nas mais diversas áreas.

Leia também: Competências socioemocionais na escola: entenda o papel da instituição

Gestor, quais desses aspectos socioemocionais já estão sendo trabalhadas na sua escola? É importante ressaltar que aquelas que apresentamos nesse texto se misturam e se interconectam. Por isso, é possível desenvolver duas ou mais ao mesmo tempo.

Trabalhar o respeito passa pela empatia e pela valorização cultural. Uma comunicação respeitosa envolve responsabilidade. O pensamento crítico se conecta à ética e à criatividade. Esses são alguns exemplos, mas na prática é possível perceber que isso é muito comum.

Quer ter acesso a mais dicas sobre quais as competências socioemocionais estão envolvidas no universo escolar e como desenvolvê-las? Então aproveite para saber como promover as competências socioemocionais em sala de aula.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
download de material ebook competências socioemocionais

Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Você pode gostar também

Educação

6 dicas de recursos tecnológicos para sala de aula

Que tal conferir algumas sugestões de recursos tecnológicos em sala de aula? Neste post, trazemos algumas sugestões e ideias de como utilizá-los.

Continuar
Educação

Competências socioemocionais na escola: como trabalhar

Quer saber como trabalhar as competências emocionais na escola? Confira 5 exemplos de boas atividades e entenda o papel da instituição nesse processo.

Continuar