Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Árvore na Escola
8 ferramentas da Árvore que ajudam a gestão escolar

8 ferramentas da Árvore que ajudam a gestão escolar

4 min
Post modificado em:
8/8/2023

Gestor, você já conhece a Árvore? Nesse artigo, vamos apresentar as principais ferramentas e funcionalidades da nossa plataforma gamificada de leitura. Confira!

A plataforma gamificada de aprendizagem da Árvore

A Árvore é uma plataforma gamificada de aprendizagem que semeia o prazer em aprender. Nosso objetivo maior é potencializar as habilidades do século 21, preparando estudantes de todo o Brasil para o futuro. 

Atualmente estamos em 11 mil escolas em todo o Brasil, somando quase dois milhões de alunos e alunas impactados.

Os nossos conteúdos disponibilizados são apresentados em: Ler, Comunicar, Sentir e Criar. Através de uma solução completa, a Árvore ajuda a desenvolver múltiplas habilidades leitoras ao longo de toda a jornada da educação básica.

As nossas soluções

Em Ler, gestores, educadores e estudantes contam com um acervo de mais de 50 mil livros e audiolivros de diferentes gêneros e para todos os gostos! Além disso, a nossa equipe de especialistas elabora diversos materiais pedagógicos alinhados à BNCC

Com uma curadoria especializada, relatórios de leitura inteligentes e um ambiente gamificado, a Árvore possibilita o engajamento dos alunos na leitura e o acompanhamento de todo o seu processo de formação leitora. 

Além disso, a solução Ler reúne conteúdos jornalísticos para trabalhar a educação midiática em sala de aula. Através da nossa banca, o aluno tem acesso a revistas e jornais de mais de 100 países. Os estudantes também têm acesso ao nosso conteúdo autoral , elaborado por um time de jornalistas e educadores, disponibiliza atividades gamificadas para trabalhar a produção textual, o letramento digital, gramática e interpretação de texto. 

A solução Comunicar é desenvolvida para promover a educação bilíngue, com foco em inglês, e conta com um acervo de mais de 4 mil livros, de editoras renomadas como a Scholastic e a National Geographic Learning. 

Além disso, os estudantes contam com dicionário integrado para exercitar e aprender o vocabulário, além de ferramentas de nivelamento alinhadas aos padrões internacionais.

Sentir é o nosso programa socioemocional completo com materiais digitais e físicos, que promovem uma aprendizagem híbrida. Ele é fruto da parceria Árvore + Educa, e conta com material didático assinado por Rossandro Klinjey. O Sentir também oferece um acervo literário voltado para trabalhar as competências socioemocionais ao longo de toda a vida escolar do estudante.

Por fim, nossa solução Criar é voltada para o desenvolvimento da criatividade para inventar novas possibilidades de futuro com apoio de IA. De forma lúdica e divertida, nosso mascote Otto se torna o mentorque guiará o aluno na criação a partir de livros autoriais, a partir de atividades estruturadas ou livres, incluindo a criação das capas.

As histórias criadas na solução Criar se tornam livros físicos com alguns cliques, criando memórias para a vida toda, com apoio para celebrações reunindo escola e famílias. E o melhor: essa solução é gratuita para a escola!

8 ferramentas da Árvore que ajudam a gestão escolar:

Gestor, agora que você já foi apresentado à Árvore, confira quais são as ferramentas que vão apoiar o cotidiano de aprendizagem de sua escola!

1 - Relatórios de leitura

Os gestores e os educadores parceiros da Árvore têm acesso a um relatório completo e inteligente, que facilitará todo o planejamento de trabalho com a leitura na escola.

Desenvolvido pela nossa equipe de tecnologia, o relatório apoia no acompanhamento do perfil e comportamento leitor de cada estudante. Algumas das funcionalidades disponíveis no relatório são:

  • Tempo de leitura: quantas horas de leitura a escola contabiliza? Quais turmas lêem mais? E quais estudantes?
  • Livros indicados: que livros os professores e estudantes estão indicando para suas turmas e colegas?
  • Quantidade e média de livros lidos: como está o hábito de leitura da sua escola?
  • Livros preferidos da instituição: quais serão os livros mais lidos na sua escola?
  • Área de tarefas: seção totalmente dedicada à criação, revisão e aplicação de tarefas para os estudantes e turmas aprofundarem a leitura.
  • Mapa de leitura de cada estudante: através dessa funcionalidade, é possível identificar​ a porcentagem de leitura de um único livro.

Nosso relatório oferece dados que vão apoiar gestores e educadores na tomada de decisão, proporcionando um ensino cada vez mais personalizado!

2 - Curadoria especializada e gestão de acervo

A curadoria dos títulos da plataforma é feita pelo time de Conteúdo Editorial em parceria com o time Pedagógico da Árvore. A nossa equipe analisa cuidadosamente o acervo das melhores editoras, nacionais e internacionais. 

Dessa forma, a curadoria das prateleiras e coleções estão sempre alinhadas aos fundamentos da BNCC e às temáticas do mundo contemporâneo.

Os estudantes acessam somente os livros recomendados para a sua faixa etária e, se o gestor desejar, também pode gerenciar o acervo de forma ainda mais personalizada para sua instituição. 

Assim, poderá refinar as recomendações de leitura para a realidade de sua escola, alinhando o nosso acervo ao seu projeto político pedagógico.

O nosso acervo literário conta com mais de 500 editoras parceiras, entre elas os maiores grupos editoriais do Brasil, como a Melhoramentos, a Record, a HarperCollins e o grupo Autêntica. 

3 - Prateleiras inteligentes

Além das indicações feitas pelo nosso time especialista, a plataforma também conta com recomendações automáticas realizadas por uma inteligência artificial desenvolvida pelo nosso time de tecnologia.

É bem simples: quanto mais um usuário lê, melhor o nosso algoritmo consegue mapear o seu gosto leitor. Desse modo, estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar encontram sugestões personalizadas e alinhadas com o seu histórico de leitura na plataforma. 

Gestor, as prateleiras inteligentes facilitam a navegação pelo nosso acervo e têm o propósito de engajar ainda mais todos os leitores da escola, contribuindo para formar uma comunidade leitora em sua instituição.

4 - Atividades pedagógicas prontas para a sala de aula

Nossa plataforma oferece atividades pedagógicas em diversos formatos. Em um mundo cada vez mais conectado, prezamos pela abordagem figital em nossas propostas pedagógicas. Aqui em Árvore, os ambientes físicos e digitais se conectam a todo o tempo! 

Conheça alguns dos principais conteúdos pedagógicos que podem apoiar o cotidiano da sua equipe de professores: 

  • Trilhas de Leituras: As Trilhas têm por objetivo apoiar educadores na formação do leitor literário. Suas propostas são pensadas a partir da área de Linguagens da BNCC, com atividades pensadas para antes, durante e depois da leitura. 
  • Projetos de Leitura: Desenvolvem temas específicos e não têm um componente curricular delimitado, por isso, proporcionam maior interdisciplinaridade e podem ser aplicados para diferentes anos de escolaridade.
  • Estações de saberes: Conteúdo voltado para os componentes curriculares, estão alinhados às habilidades da BNCC e abordam objetos do conhecimento de forma próxima aos objetivos de sala de aula.
  • Cadernos do aluno e do professor em Sentir: Material didático completo físico e digital, desenvolvido em parceria com o Educa, para trabalhar as competências socioemocionais em sala de aula.

Gestor, com o suporte da nossa Assessoria Pedagógica, você poderá definir um plano de ação para incluir os nossos materiais em seu planejamento letivo. Não deixe de entrar em contato conosco! 

5 - Materiais formativos para toda a comunidade escolar

Além das diversas atividades para aplicar em sala de aula, a Árvore também oferece materiais de formação para professores, gestores e famílias!

O Sentir, o nosso programa de educação socioemocional, envolve as famílias na aprendizagem através de encontros formativos da escola parental. 

Nosso objetivo, em parceria com a Educa de Rossandro Klinjey, é uma jornada socioemocional completa para toda a comunidade escolar.

Já na solução Ler, disponibilizamos coleções de materiais formativos para gestores e professores, elaborados pela nossa equipe de especialistas em formação leitora.

Ademais, a plataforma conta com um acervo de livros especialmente curado para potencializar a prática docente, com obras que instigam reflexões relacionadas à leitura, aprendizagem, saúde mental, inclusão e muito mais.

Gestor, através do acervo da Árvore, você poderá estruturar momentos de aprendizagem enriquecedores também para as famílias e educadores!

6 - Ferramentas para apoiar a alfabetização e o ensino bilíngue

Na nossa solução Ler, o Leiturômetro foi desenvolvido para apoiar a escolha de títulos para o currículo da Educação Infantil e primeiras séries dos anos iniciais. 

O nivelamento é feito com base no tamanho do texto e no tipo de letra utilizada nas páginas dos livros para o público infantil, facilitando o trabalho com os pequenos em fase de alfabetização e letramento. 

Já no acervo em Inglês, contamos com duas ferramentas de nivelamento: uma está de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR); a outra é a classificação de A a Z, que explora os diferentes níveis de conhecimento da língua (do iniciante ao avançado).

Além disso, durante a leitura, o aluno pode consultar o significado de palavras em nosso dicionário, ampliando o seu vocabulário na língua inglesa.

7 - Ferramenta de indicação

A indicação de livros é um ato de afeto, partilhar inspirações literárias é um passo essencial na formação de leitores.

Pensando nisso, a Árvore desenvolveu uma ferramenta especial para indicações dentro da plataforma. O resultado? Os livros mais lidos são aqueles que foram indicados!

Funciona assim: as indicações podem ser feitas individualmente ou para turmas específicas. Pensando na personalização do ensino, os professores também têm permissão para indicar qualquer livro, mesmo que esteja fora da segmentação inicial do aluno. 

Ah, e os estudantes também podem indicar livros entre si! A plataforma destaca o remetente da indicação para incentivar a criação de laços significativos entre os envolvidos, aumentando o engajamento e transformando a escola em uma grande  comunidade de leitores.

Gestor, uma dica para a sua escola: que tal criar um clube de leitura com a sua equipe docente? Através de encontros formativos, vocês podem trocar experiências leitoras e indicações ao longo de todo o ano letivo!

8 - Gamificação: A Floresta Árvore

A gamificação da Árvore tem um objetivo norteador: desenvolver o gosto pela leitura. O esquema é bem simples: quanto mais tempo de leitura o aluno contabiliza, mais recompensas irá receber. É através das moedas e gotas de água que o estudante poderá cuidar da sua floresta literária. 

Ao longo de toda a vida escolar, as turmas de sua escola conhecerão espécies excepcionais, como a Quadrasis desipaes, de nome popular “Quadrinheiro”, uma pequena árvore que parece que saiu de um desenho animado.

Além de engajadora, a Floresta é um ambiente seguro, por isso, as famílias podem ficar tranquilas! Todas as regras da gamificação foram elaboradas considerando as recomendações de tempo de tela para as diferentes idades.

Não temos dúvidas que a gamificação é uma poderosa aliada no processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os alunos realizam uma atividade educacional – neste caso a leitura!  –, por meio da motivação e do prazer. 

Aqui na Árvore, funciona muito bem! Identificamos que a leitura aumenta em até 6x mais com a nossa Floresta. Incrível, não é?

Gestor, você quer transformar a sua escola em uma grande comunidade de leitores? Preencha o formulário e fale com os nossos especialistas. Até breve!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Árvore na Escola

Conheça o relatório escolar de leitura da Árvore

Conheça as funcionalidades da Árvore que permitem visualizar relatórios escolares de leitura de cada aluno.

Continuar
Árvore na Escola

Árvore e Gincana de Leitura Positivo 2023: uma parceria de sucesso na Educação

Gestor, no post hoje você entenderá como a parceria entre a Árvore e o Sistema Positivo de ensino contribuíram para o sucesso de uma escola em Santa Catarina.

Continuar