Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Acervo digital: como criar um na sua escola?

Acervo digital: como criar um na sua escola?

11 maio 2023
4 min
Post modificado em:
11/5/2023

Gestor, você sabe o que é um acervo digital? Já pensou em criar um em sua escola? Confira as nossas dicas e saiba como a Árvore pode ajudar!

O que é um acervo digital?

Um acervo digital é a compilação de livros, audiolivros, textos, artigos, documentos e outros tipos de materiais digitalizados. Instituições ao redor do mundo, das bibliotecas aos museus, organizam acervos digitais para viabilizar o acesso a seus conteúdos.

Um exemplo é a Biblioteca Nacional, repositório do patrimônio bibliográfico do país. Essa instituição pública oferece o seu acervo digitalizado para consulta do público geral. Nele, os visitantes encontram livros, documentos históricos diversos, material cartográfico, periódicos que atravessam décadas, entre outros.

Diversas universidades mantêm as suas publicações, artigos, teses e demais produções científicas reunidas e catalogadas em acervos online.

Além disso, é bem comum que instituições de ensino superior disponibilizem bibliotecas virtuais para o uso acadêmico.

Um acervo digital pode ser organizado em diversas plataformas e softwares. Cabe à instituição decidir qual é a melhor forma de armazenamento e compartilhamento de seus conteúdos.

Quais são os benefícios de um acervo digital?

Montar um acervo digital possui diversas vantagens! Algumas delas são:

  • democratizar o acesso à informação;
  • oportunizar a pesquisa de modo remoto;
  • preservar materiais e documentos importantes de forma segura;
  • facilitar consultas e leituras cotidianas, que podem acontecer por meio de uma variedade de dispositivos digitais;
  • disponibilizar uma infinita variedade de materiais a baixo custo.

Quando falamos de instituições educacionais, organizar um acervo digital pode trazer diversos benefícios. Imagine só ter um amplo acervo de vídeos, livros, artigos, imagens e demais conteúdos educativos?

Um acervo digital pode facilitar a pesquisa de professores e estudantes, enriquecer o planejamento pedagógico e otimizar o cotidiano dos gestores escolares.

Como a escola pode criar um acervo digital?

Criar um acervo digital exige planejamento. É importante que todo o material seja devidamente organizado e catalogado. Então, um bom planejamento irá garantir um padrão de qualidade e amplo acesso aos conteúdos.

A seguir, listamos alguns passos necessários para estruturar o acervo digital da sua escola da melhor maneira possível. Confira:

1 - Direcionamento do acervo:

Qual será o objetivo do acervo digital? Quais materiais ou conteúdos educativos você deseja armazenar? Livros e audiolivros? Artigos? Vídeos? Imagens?

Lembre-se: é fundamental estar atento para questões de direitos autorais durante a criação de um acervo digital. Por isso, garanta que as obras selecionadas sejam adquiridas, estejam disponíveis gratuitamente ou em domínio público.

Vale também uma consulta com a comunidade escolar para orientar o direcionamento do acervo: por exemplo, quais as preferências de educadores e estudantes?

2 - Articulação com os espaços físicos:

O ideal é que a escola articule os espaços físicos com os digitais. Desse modo, a experiência do leitor e pesquisador será ainda mais completa!

Por isso, vale analisar qual será o escopo do acervo digital levando em consideração o acervo físico já existente.

3 - Plataforma digital:

Selecione uma plataforma segura e de fácil acesso para armazenar o seu acervo. Plataformas famosas como Google Drive ou Dropbox podem ser ótimas ferramentas para o seu acervo digital.

Quanto mais intuitiva for a plataforma, melhor os usuários poderão navegar e pesquisar!

Essa iniciativa inspiradora é um bom exemplo:

Um artigo da Fundação Telefônica Vivo nos conta a experiência em uma escola Estadual de São José dos Campos. Nela, a professora Cristiane Scarpeto teve a ajuda de um estudante para migrar livros digitalizados a uma página do Google Sala de Aula.

O espaço virtual, nomeado de "Sala de Leitura Cora Coralina", reúne materiais didáticos, literários e jornalísticos para a consulta de alunos e professores.

4 - Curadoria e catalogação:

É importante que uma equipe de profissionais se encarregue de definir os critérios de curadoria. Além de buscar novos conteúdos, garantir que os materiais sejam de qualidade e estejam sempre organizados e atualizados.

Na plataforma escolhida, crie pastas, subpastas ou prateleiras de acordo com cada tipo de conteúdo. Não deixe de nomear os arquivos de forma padronizada, para que os usuários possam encontrá-los facilmente.

Compilar os conteúdos do acervo em uma planilha é um ótimo caminho! Defina previamente quais informações essa planilha deverá listar.

5 - Planejar e promover boas práticas de uso:

É importante estruturar um planejamento para incorporar o acervo digital ao projeto pedagógico da escola.

Nesse sentido, vale organizar encontros e formações direcionadas para a utilização do acervo digital e da plataforma que o armazena. Convide a sua equipe pedagógica para pensar junto!

  • Como o acervo digital pode agregar ao currículo escolar e aos objetivos de aprendizagem?
  • Como será o acesso dos estudantes e a promoção do uso?
  • De que forma o acervo poderá ser utilizado em atividades interdisciplinares ou extracurriculares?
  • Quais são os desafios previstos e soluções possíveis?

Gestor, um acervo digital pode enriquecer ainda mais o processo de ensino e aprendizagem em sua escola. A seguir, confira como a Árvore pode agregar valor ao conteúdo educacional disponível para seus professores e alunos.

Como a Árvore pode ajudar?

A Árvore é uma plataforma gamificada que semeia a leitura através de um acervo digital completo e constantemente atualizado. Nossos conteúdos são oferecidos em quatro módulos, que se complementam para desenvolver múltiplas habilidades leitoras em estudantes de todo o país:

1 - Árvore Livros:

Educadores contam com materiais pedagógicos alinhados à BNCC, catalogação e curadoria especializada. Além de relatórios para o acompanhamento do desenvolvimento leitor do aluno e milhares de livros para a sua formação continuada.

Na área da Floresta, nossa gamificação, o mascote Otto encoraja e incentiva o hábito leitor dos estudantes. Crianças e jovens terão na palma da mão um acervo de mais de 40 mil livros e audiolivros para todos os gostos!

2 - Árvore Atualidades:

Nesse módulo, contamos com conteúdos jornalísticos para trabalhar o gênero notícia em sala de aula. Nossa banca viabiliza o acesso a jornais e revistas de diversos países. Além de incluir uma parceria exclusiva com o Nexo Jornal e a revista Qualé.

Nossos conteúdos autorais, elaborados por um time de especialistas, contam com atividades gamificadas que apoiam o trabalho com produção textual, letramento digital e interpretação de texto.

3 - Árvore Inglês:

O módulo Inglês reúne um acervo de 4 mil livros das melhores editoras internacionais. Nos títulos, os alunos encontram um dicionário integrado para desenvolver o vocabulário. Basta clicar na palavra para conferir o seu significado.

Contamos também com ferramentas de nivelamento de dois tipos. A primeira é de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Já a segunda é de A a Z, que explora os diferentes níveis de conhecimento da língua (do mais iniciante ao mais avançado).

4 - Sentir:

O Sentir, parceria Árvore + Educa, por Rossandro Klinjey, é um programa socioemocional completo e 100% digital.

O módulo conta com material didático e um acervo de livros literários voltados para trabalhar as competências socioemocionais com todos os anos escolares. O programa conta ainda com materiais de apoio e formação para as famílias, trazendo os responsáveis para perto da escola.



Gestor, quer saber como adotar a plataforma gamificada da Árvore? É só preencher o formulário do site e entrar em contato com os nossos consultores. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

Incentivo à leitura: veja a importância dos pais!

Como os pais podem participar da formação de leitores? Qual a importância e influência que exercem com crianças e jovens? Confira neste post!

Continuar
Leitura

A importância da leitura nas escolas confessionais

Você sabe qual o papel que a leitura desempenha nas escolas confessionais? Vem conferir a respostas neste post!

Continuar