Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Educação personalizada: avalie cada etapa do aluno

Educação personalizada: avalie cada etapa do aluno

30 jul 2018
3 min
Post modificado em:
7/6/2022

Cada indivíduo aprende de um jeito diferente, e a educação personalizada tem ganhado força por meio do uso da tecnologia. A educação personalizada se utiliza de recursos diversos, que visam atender aos alunos em seus diferentes ritmos e formas de se construir o conhecimento.

As plataformas adaptativas têm grande destaque nesse processo, pois permitem que as capacidades individuais dos alunos sejam mais bem exploradas. Essas plataformas personalizam a aprendizagem porque respondem em tempo real às necessidades e ao ritmo de cada aluno. Elas trazem sugestões individuais, conforme o tempo que o aluno utiliza para fazer as atividades propostas e o respectivo desempenho..

Porém, para garantir que esse ensino seja eficiente, há o desafio de se realizar adequadamente a medição das etapas propostas. Nesse sentido, uma possibilidade é a avaliação formativa.

A seguir, descubra do que se trata a avaliação formativa, como usá-la na educação personalizada e quais as formas de se obterem melhores resultados com sua utilização.

O que é a avaliação formativa?

A versão tradicional de avaliação usa recursos de aprovação e reprovação, mas que nem sempre correspondem às demandas atuais de construção do conhecimento do mundo contemporâneo, mais rápido e informatizado; também não atende às necessidades dos diferentes ritmos de aprendizado. Talvez, um aluno tenha ótima capacidade de interpretação, mas não consiga demonstrar isso em apenas uma prova.

A avaliação formativa, por outro lado, tem foco na construção diferenciada do conhecimento. Os números se tornam ferramentas, e não a própria medição do nível de entendimento. Nesse formato, a avaliação é contínua, e acontece desde a primeira etapa do aprendizado. Ela não é feita apenas em uma prova, mas utiliza vários outros recursos, como trabalhos e atividades práticas.

O caráter dessa abordagem é de correção e readequação do processo de ensino. Cada aluno, de acordo com seus resultados, recebe orientações específicas para que seja possível a construção do seu conhecimento. Como consequência, a etapa se torna inclusiva e democrática, além de mais eficiente.

E o que é educação personalizada?

A educação personalizada, nesse cenário, refere-se, basicamente, à proposta de um novo modelo de ensino que respeita a condição individual do estudante e otimiza o processo de aprendizagem com o uso de recursos tecnológicos.

Como cada pessoa assimila as informações de um jeito diferente e tem ritmos diversos para aprender, o uso das tecnologias viabiliza a mediação do professor de forma diferenciada para cada aluno, em contraposição à massificação ou uniformização do modelo tradicional de educação.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Como unir avaliação formativa e educação personalizada?

Quando caminhos personalizados de aprendizagem são traçados, é essencial que a avaliação também os acompanhe. Não adianta criar métodos diferentes de ensinar e usar apenas uma régua como parâmetro.

Tudo começa com o planejamento pedagógico. No caso da leitura, por exemplo, é válido criar experiências personalizadas, de acordo com os interesses de cada aluno. A partir disso, é interessante fomentar situações didáticas que o engajem para que as competências avancem de modo crítico.

Após esses passos, é necessário definir os instrumentos de avaliação. Debates, seminários, textos escritos, provas dissertativas, testes e dinâmicas de grupo ajudam a consolidar um feedback efetivo de como ocorreu o avanço das habilidades dos alunos.

Já que a avaliação formativa não se resume a números, ela é seguida por esse feedback. Os números podem até servir como metas de orientação, mas o objetivo principal é melhorar as habilidades do aluno. Portanto, o retorno dado a ele visa compreender suas principais dificuldades e dar orientações sobre o que deve ser realizado. Com a aplicação sistemática do método avaliativo, a educação personalizada cumpre o seu papel.

Qual é a importância de unir personalização e avaliação?

Por si só, oferecer uma experiência individual e customizada de aprendizado ajuda a aumentar o engajamento dos alunos e a mudar a percepção do ensino. Com os recursos certos, é possível criar tarefas estimulantes e que ainda ajudam a desenvolver competências e habilidades específicas.

Ao unir isso à avaliação formativa, os efeitos são potencializados. Reconhecer como cada aluno está posicionado na aprendizagem permite continuar com a personalização para atender às necessidades individuais de cada aluno. Ao final do processo, o educador tem recursos importantes sobre o que funciona e o aluno encara uma experiência que, de fato, cumpre o seu caráter formativo.

A educação personalizada é uma tendência aplicada em benefício dos alunos. E para garantir o aprendizado, a avaliação formativa de cada etapa do processo, com a ajuda da tecnologia, permite enxergar como ocorre a consolidação do conhecimento e leva a bons resultados para estudantes e professores.

Quer ter mais informações como essas? Assine nossa newsletter e esteja sempre por dentro das novidades!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Educação

Educação digital: o papel dos pais e da escola

Entenda a corresponsabilidade dos pais e da escola na educação digital dos alunos e importância e os benefícios para aprendizagem.

Continuar
Educação

8 autores que falam sobre família e escola

Confira 8 autores que abordam a questão do relacionamento entre família e escola.

Continuar