Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Inteligência artificial na educação: como funciona?

Inteligência artificial na educação: como funciona?

27 nov 2018
3 min
Post modificado em:
6/4/2023

Quer saber como a inteligência artificial na educação pode contribuir com o ensino e aprendizagem? Como ela pode ainda ajudar o trabalho da gestão escolar? Então, continue a leitura para entender melhor esse conceito e as suas possíveis aplicações no contexto escolar!

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia avançada que tem o objetivo de criar sistemas capazes de realizar tarefas que só seres humanos poderiam executar antes.

Ela utiliza dados e algoritmos para aprender, melhorar e tomar decisões de forma autônoma. A IA tem aplicações diversas, desde assistentes virtuais até sistemas de segurança e análise de dados.

Apesar de não ser uma tecnologia nova, a IA tem evoluído significativamente. Ela tem se mostrado útil para melhorar a eficiência de processos e tomada de decisões em empresas e organizações.

Se você é gestor escolar e quer saber mais sobre IA, continue lendo e descubra como essa tecnologia pode transformar o mundo educacional.

Como aplicar a inteligência artificial na educação?

De fato, essa tecnologia pode contribuir tanto para melhorar a gestão da escola, principalmente no aspecto pedagógico, quanto para otimizar a aprendizagem. Conheça, a seguir, alguns exemplos da sua aplicação:

Gestão pedagógica

A inteligência artificial é capaz de coletar, cruzar e interpretar um grande volume de dados. Por isso, ela é capaz de analisar o desempenho dos estudantes em exames internos e externos (vestibulares, ENEM etc.).  A IA também pode identificar os conteúdos que eles dominam, bem como eventuais gaps em sua aprendizagem.

Portanto, se antes o gestor ou coordenador precisava analisar vários gráficos e uma série de informações, hoje essa análise é facilitada pela IA. Em outras palavras, ela identifica onde a instituição precisa concentrar seus esforços para melhorar os resultados de seus alunos.

Identificação do nível dos estudantes

Todo profissional que já trabalhou em sala de aula entende o quanto um grupo de alunos é heterogêneo. Os estudantes apresentam lacunas de conhecimento únicas, com facilidades e dificuldades maiores para aprender determinados conteúdos ou disciplinas. Nesse sentido, a inteligência artificial facilita um ensino adaptativo, que torna individual essa aprendizagem.

Como dissemos, a máquina consegue identificar quais são as dificuldades dos alunos. A partir daí, ela oferece um feedback imediato e propõe uma trilha de conteúdos e atividades para solucionar essas lacunas.

Esse ensino adaptativo acompanha o estudante em sua jornada de aprendizagem, propondo conteúdos e avaliando o seu aproveitamento no ritmo de cada aluno. Além disso, a IA consegue repassar esses insights aos professores, que conhecem melhor a turma e cada aluno individualmente. Assim, eles podem atuar de maneira ainda mais eficaz.

Personalização do ensino

Sabemos que o professor é uma figura essencial para a aprendizagem, pois domina não só o conteúdo, mas diferentes estratégias de ensino. Porém, também compreendemos que cada estudante — e mesmo cada turma — têm características diferentes, que exigem uma adaptação dos métodos a cada situação. A inteligência artificial ajuda também nessa compreensão. Ela consegue identificar o perfil emocional e cognitivo dos estudantes.

Assim, quando vai preparar as aulas, o professor pode estabelecer um passo a passo efetivo para determinados indivíduos ou turmas. Com isso, pode ainda adaptar seus métodos e planos de acordo com cada um deles. Baseada em dados, a IA consegue prever até as futuras dificuldades de um grupo de alunos.

Dessa forma, todos os envolvidos têm a oportunidade de atuar preventivamente. Isso garante suporte individual aos estudantes e estratégias para solucionar problemas antes mesmo de abordar um novo conteúdo.

Gamificação inteligente

Uma das principais tendências da educação hoje é a gamificação. No entanto, para que os alunos tenham interesse em aprender utilizando essa estratégia, é fundamental que os níveis sejam equilibrados. Eles precisam ser desafiadores, ainda assim, possíveis de serem vencidos de acordo com os conhecimentos e habilidades do estudante.

Se o aluno não está conseguindo vencer nenhum dos obstáculos, a tendência é que ele perca o interesse. O mesmo acontece quando o jogo se torna fácil demais — nesse caso, o estudante não se sente desafiado. Para otimizar esse processo, a inteligência artificial analisa o desempenho de cada estudante e adapta o jogo de acordo com a sua atuação.

Se o game está muito fácil e o aluno começa a ganhar sempre, o nível de dificuldade aumenta. Caso contrário, o sistema também é capaz de tornar os desafios compatíveis com sua capacidade atual.

Prevenção à evasão

Em uma escala mais ampla, a IA é capaz de desenhar um perfil detalhado dos alunos e identificar os mais propensos à evasão.

A partir desses dados, a escola pode tomar medidas para prevenir o problema. Pode ser desde um acompanhamento e comunicação com a família até a sugestão de medidas para potencializar a aprendizagem.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a gestão escolar?

A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada em diversos setores e também pode ser uma grande aliada na gestão escolar. Confira alguns exemplos:

1. Otimização do processo de matrícula

A inteligência artificial na educação pode ajudar a gestão escolar no processo de matrícula, permitindo que as escolas automatizem o processo de inscrição. Com a IA, é possível identificar os alunos mais propensos a se inscreverem, prever a demanda por cursos e horários e enviar lembretes personalizados para os alunos interessados.

2. Otimização da gestão de recursos

A inteligência artificial pode ajudar as escolas a otimizar a gestão de recursos, como salas de aula, materiais escolares e professores.

Por meio da análise de dados, a IA pode ajudar a prever a demanda por recursos. Além de otimizar a alocação de recursos para maximizar a eficiência e minimizar os custos.

3. Melhoria da comunicação com os pais

A IA também pode ajudar as escolas a melhorar a comunicação com os pais dos alunos. Com a automação de tarefas repetitivas, como enviar atualizações de progresso ou faltas, a IA permite que os educadores dediquem mais tempo à interação com os pais e alunos.

Em resumo, a inteligência artificial pode ajudar as escolas a otimizar processos, personalizar o aprendizado, identificar problemas precocemente, gerenciar recursos de forma eficiente e melhorar a comunicação com pais e alunos.

Se você é gestor escolar, vale a pena considerar como a IA pode ajudar sua instituição a se destacar e oferecer uma educação de qualidade.

Cuidados com a Inteligência Artificial

Finalmente, vale lembrar que a IA ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento, se comparada ao seu verdadeiro potencial. Ainda assim, empresas já usam essa tecnologia em diferentes setores e se beneficiam de seus insights para melhorar a qualidade de produtos e processos, com vantagens evidentes. Resta agora ao setor educacional se apropriar também da inteligência artificial e trazê-la para a sala de aula.

Como vimos, as instituições poderão potencializar a aprendizagem dos estudantes, oferecer uma alternativa individualizada de acompanhamento e continuar aperfeiçoando a sua atuação por meio dos insights fornecidos pela máquina.


Gostou do nosso conteúdo? Baixe também gratuitamente o e-book sobre ChatGPT na escola.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Educação

Cinema na sala de aula: como aplicar

Veja como usar o cinema na sala de aula e a entenda a importância de usar filmes para o processo de ensino e aprendizagem.

Continuar
Educação

Dinâmica de acolhida para professores: 10 ideias

Tenha em mãos exemplos de dinâmica de acolhida para professores para a gestão escolar aplicar na escola.

Continuar