Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Inteligência artificial na educação: como funciona?

Inteligência artificial na educação: como funciona?

27 nov 2018
3 min
Post modificado em:
6/4/2023

Quer saber como a inteligência artificial na educação pode contribuir com o ensino e aprendizagem? Como ela pode ainda ajudar o trabalho da gestão escolar? Então, continue a leitura para entender melhor esse conceito e as suas possíveis aplicações no contexto escolar!

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia avançada que tem o objetivo de criar sistemas capazes de realizar tarefas que só seres humanos poderiam executar antes.

Ela utiliza dados e algoritmos para aprender, melhorar e tomar decisões de forma autônoma. A IA tem aplicações diversas, desde assistentes virtuais até sistemas de segurança e análise de dados.

Apesar de não ser uma tecnologia nova, a IA tem evoluído significativamente. Ela tem se mostrado útil para melhorar a eficiência de processos e tomada de decisões em empresas e organizações.

Se você é gestor escolar e quer saber mais sobre IA, continue lendo e descubra como essa tecnologia pode transformar o mundo educacional.

Como aplicar a inteligência artificial na educação?

De fato, essa tecnologia pode contribuir tanto para melhorar a gestão da escola, principalmente no aspecto pedagógico, quanto para otimizar a aprendizagem. Conheça, a seguir, alguns exemplos da sua aplicação:

Gestão pedagógica

A inteligência artificial é capaz de coletar, cruzar e interpretar um grande volume de dados. Por isso, ela é capaz de analisar o desempenho dos estudantes em exames internos e externos (vestibulares, ENEM etc.).  A IA também pode identificar os conteúdos que eles dominam, bem como eventuais gaps em sua aprendizagem.

Portanto, se antes o gestor ou coordenador precisava analisar vários gráficos e uma série de informações, hoje essa análise é facilitada pela IA. Em outras palavras, ela identifica onde a instituição precisa concentrar seus esforços para melhorar os resultados de seus alunos.

Identificação do nível dos estudantes

Todo profissional que já trabalhou em sala de aula entende o quanto um grupo de alunos é heterogêneo. Os estudantes apresentam lacunas de conhecimento únicas, com facilidades e dificuldades maiores para aprender determinados conteúdos ou disciplinas. Nesse sentido, a inteligência artificial facilita um ensino adaptativo, que torna individual essa aprendizagem.

Como dissemos, a máquina consegue identificar quais são as dificuldades dos alunos. A partir daí, ela oferece um feedback imediato e propõe uma trilha de conteúdos e atividades para solucionar essas lacunas.

Esse ensino adaptativo acompanha o estudante em sua jornada de aprendizagem, propondo conteúdos e avaliando o seu aproveitamento no ritmo de cada aluno. Além disso, a IA consegue repassar esses insights aos professores, que conhecem melhor a turma e cada aluno individualmente. Assim, eles podem atuar de maneira ainda mais eficaz.

Personalização do ensino

Sabemos que o professor é uma figura essencial para a aprendizagem, pois domina não só o conteúdo, mas diferentes estratégias de ensino. Porém, também compreendemos que cada estudante — e mesmo cada turma — têm características diferentes, que exigem uma adaptação dos métodos a cada situação. A inteligência artificial ajuda também nessa compreensão. Ela consegue identificar o perfil emocional e cognitivo dos estudantes.

Assim, quando vai preparar as aulas, o professor pode estabelecer um passo a passo efetivo para determinados indivíduos ou turmas. Com isso, pode ainda adaptar seus métodos e planos de acordo com cada um deles. Baseada em dados, a IA consegue prever até as futuras dificuldades de um grupo de alunos.

Dessa forma, todos os envolvidos têm a oportunidade de atuar preventivamente. Isso garante suporte individual aos estudantes e estratégias para solucionar problemas antes mesmo de abordar um novo conteúdo.

Gamificação inteligente

Uma das principais tendências da educação hoje é a gamificação. No entanto, para que os alunos tenham interesse em aprender utilizando essa estratégia, é fundamental que os níveis sejam equilibrados. Eles precisam ser desafiadores, ainda assim, possíveis de serem vencidos de acordo com os conhecimentos e habilidades do estudante.

Se o aluno não está conseguindo vencer nenhum dos obstáculos, a tendência é que ele perca o interesse. O mesmo acontece quando o jogo se torna fácil demais — nesse caso, o estudante não se sente desafiado. Para otimizar esse processo, a inteligência artificial analisa o desempenho de cada estudante e adapta o jogo de acordo com a sua atuação.

Se o game está muito fácil e o aluno começa a ganhar sempre, o nível de dificuldade aumenta. Caso contrário, o sistema também é capaz de tornar os desafios compatíveis com sua capacidade atual.

Prevenção à evasão

Em uma escala mais ampla, a IA é capaz de desenhar um perfil detalhado dos alunos e identificar os mais propensos à evasão.

A partir desses dados, a escola pode tomar medidas para prevenir o problema. Pode ser desde um acompanhamento e comunicação com a família até a sugestão de medidas para potencializar a aprendizagem.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a gestão escolar?

A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada em diversos setores e também pode ser uma grande aliada na gestão escolar. Confira alguns exemplos:

1. Otimização do processo de matrícula

A inteligência artificial na educação pode ajudar a gestão escolar no processo de matrícula, permitindo que as escolas automatizem o processo de inscrição. Com a IA, é possível identificar os alunos mais propensos a se inscreverem, prever a demanda por cursos e horários e enviar lembretes personalizados para os alunos interessados.

2. Otimização da gestão de recursos

A inteligência artificial pode ajudar as escolas a otimizar a gestão de recursos, como salas de aula, materiais escolares e professores.

Por meio da análise de dados, a IA pode ajudar a prever a demanda por recursos. Além de otimizar a alocação de recursos para maximizar a eficiência e minimizar os custos.

3. Melhoria da comunicação com os pais

A IA também pode ajudar as escolas a melhorar a comunicação com os pais dos alunos. Com a automação de tarefas repetitivas, como enviar atualizações de progresso ou faltas, a IA permite que os educadores dediquem mais tempo à interação com os pais e alunos.

Em resumo, a inteligência artificial pode ajudar as escolas a otimizar processos, personalizar o aprendizado, identificar problemas precocemente, gerenciar recursos de forma eficiente e melhorar a comunicação com pais e alunos.

Se você é gestor escolar, vale a pena considerar como a IA pode ajudar sua instituição a se destacar e oferecer uma educação de qualidade.

Cuidados com a Inteligência Artificial

Finalmente, vale lembrar que a IA ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento, se comparada ao seu verdadeiro potencial. Ainda assim, empresas já usam essa tecnologia em diferentes setores e se beneficiam de seus insights para melhorar a qualidade de produtos e processos, com vantagens evidentes. Resta agora ao setor educacional se apropriar também da inteligência artificial e trazê-la para a sala de aula.

Como vimos, as instituições poderão potencializar a aprendizagem dos estudantes, oferecer uma alternativa individualizada de acompanhamento e continuar aperfeiçoando a sua atuação por meio dos insights fornecidos pela máquina.


Gostou do nosso conteúdo? Baixe também gratuitamente o e-book sobre ChatGPT na escola.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Educação

Como revolucionar sua aula com atividades de alfabetização digitais?

Se quer oferecer um conteúdo mais interativo para a alfabetização dos alunos, leia aqui como explorar as atividades de alfabetização digital em saula de aula.

Continuar
Educação

A nova rotina da escola com o Novo Ensino Médio

Confira o artigo escrito pelo especialista em Novo Ensino Médio Eduardo Deschamps, abordando como ficará o dia a dia da escola com a adoção do novo currículo.

Continuar