6 dicas para aulas online realmente engajadoras. Confira já!

Em poucos meses as aulas online passaram a ser uma realidade em escolas de todo o país. Assim, professoras e professores tiveram que replanejar suas aulas. Pensar em novas estratégias para garantir que seus alunos participem e interajam foi fundamental!

Nesse texto vamos indicar 5 ações que podem ajudar a garantir o engajamento da turma. Confira:

1 - Invista na identidade visual das suas aulas

As aulas online são desafiadoras. O fato do aluno estar distante e não sabermos como é sua rotina de estudos ou ambiente de concentração faz com que tenhamos que inovar na hora de planejarmos as aulas.

Uma dica simples e que pode atrair seus estudantes é investir na identidade visual de suas aulas. Aqui não falamos de algo muito complexo. Você pode apostar em slides coloridos e na utilização de imagens atraentes para estudantes do segmento para o qual você leciona.

Sobretudo, não esqueça de apostar em personagens icônicos, memes e desenhos. Esse pode ser um caminho para aproximar você e seus alunos de forma espontânea e divertida.

2 - Indique vídeos, gifs e animações

Quanto mais tempo seu aluno ficar em frente a tela, mais difícil será a concentração. Afinal, aulas expositivas tradicionais podem ser maçantes à medida que o tempo de aula aumenta. Por isso, indique vídeos curtos que possam interagir com o conteúdo exposto.

Busque com isso estimular o diálogo e a participação. Muitas vezes a dinâmica de vídeos, documentários, filmes e animações podem ser estimulantes. Afinal, apresentam outra linguagem para alunas e alunos.

3 - Utilize enquetes e interatividade

Uma das maiores dificuldades das aulas online é a realização de avaliações formativas. Ou seja, de aferir o quanto do conteúdo foi absorvido por cada estudante ao longo do processo de ensino. No entanto, para realizar esse tipo de avaliação você pode apostar em enquetes interativas ao longo das aulas.

Assim, você engaja seus alunos e recebe feedbacks instantâneos de como o processo de ensino e aprendizagem se desenrola. Faça uma pesquisa no Google em busca de soluções. Com isso, você pode  aumentar a interatividade ao longo das aulas online.

4 - Aproveite as oportunidades do mundo digital

Apesar do estranhamento repentino, a internet permite um mundo de possibilidades. Não se feche a elas! Você pode aproveitar esse espaço para transmitir a tela e fazer pesquisas em conjunto. Além disso, pode mostrar ferramentas e sites interessantes.

Afinal, online você pode navegar por um mundo de possibilidades. Sites públicos, dados, mapas, etc. Por isso, não deixe essa oportunidade passar.

5 - Aposte na empatia, a mudança é para todos

As aulas online são desafiadoras para os nossos alunos também. Afinal, eles estão lidando com um universo novo que demanda responsabilidade e muita concentração. Tenha isso em mente na hora de planejar suas aulas.

Portanto, peça para que seus estudantes abram as câmeras. Permita também que interajam entre si e que participem das aulas. Separe um momento de aula para que os microfones fiquem abertos e as dúvidas possam surgir. Afinal, a interação só ocorre quando as oportunidades são apresentadas.

Por fim, ao mesmo tempo que nos deparamos com um mundo novo, algumas práticas típicas das salas de aula devem permanecer. Afinal, você pode criar uma sala de aula virtual divertida e engajada. Basta manter as formas afetivas de interação já tradicionais das nossas escolas.

Contudo, tenha paciência! Estamos construindo juntos novas práticas alinhadas aos desafios atuais.

No items found.
e-book Ensino híbrido

E-book

Ensino híbrido

Aprenda novas habilidades para criação de aulas que realmente funcionam.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

livros do paulo freire
Professores

8 livros de Paulo Freire para pensar educação

Entre em contato com os livros de Paulo Freire. Preparamos uma lista com os principais títulos para conhecer o trabalho do educador.

Continue lendo
aluno engajado em sala de aula
Professores

4 estratégias para melhorar o desempenho dos alunos!

Quer saber como melhorar o desempenho de seus alunos em sala de aula? Neste post, você confere dicas práticas de como fazer seus alunos se engajarem!

Continue lendo