![Coordenação pedagógica](https://cdn.prod.website-files.com/61155c49f7b752051f9f05b0/630520cc4c5e3bb45023d4ec_coordenao-pedaggica.webp)
Alguns estudiosos consideram a função de coordenação pedagógica um papel relativamente recente nas escolas. Ela nasceu com o intuito de substituir a função de supervisor pedagógico.
Esse movimento buscou abandonar a ideia de fiscalização do trabalho docente em benefício de potencializar os processos de aprendizagem dos estudantes.
Ao longo dos anos, os cargos de supervisão, coordenação e orientação ganharam novas nuances. Os profissionais destas áreas também adquiriram novas responsabilidades.
O papel da coordenação pedagógica é importante no cotidiano escolar. Neste texto, vamos conhecer as principais atribuições dessa função. Além disso, como o diálogo entre coordenação e gestão pode gerar benefícios para a escola. Vamos lá!
O que é a coordenação pedagógica?
A coordenação pedagógica é uma função essencial dentro de instituições de ensino, seja em escolas, universidades ou outros ambientes educacionais.
Trata-se de um papel desempenhado por um profissional especializado em educação. Esse profissional é responsável por promover a articulação entre os diferentes agentes envolvidos no processo educativo. Esses agentes incluem professores, alunos, pais e gestores.
A coordenação pedagógica tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas de qualidade. Seja por meio do acompanhamento e orientação dos professores ou da análise e elaboração de currículos. O coordenador também pode se envolver na avaliação do processo de ensino-aprendizagem e na implementação de estratégias pedagógicas inovadoras.
Além disso, esse profissional também desempenha um papel de mediador de conflitos, facilitador do diálogo e promotor da formação continuada dos educadores.
A coordenação pedagógica é essencial para ligar teoria e prática. Ela busca melhorar a educação e garantir o sucesso dos alunos.
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Como deve ser a coordenação pedagógica?
A coordenação pedagógica deve ser observadora e desempenhar diariamente uma escuta atenta, acolhendo professores, famílias e estudantes.
Além disso, deve exercitar uma comunicação assertiva, objetiva e horizontal. O coordenador deve ser capaz de compartilhar, orientar e difundir ideias e, deste modo, mobilizar e estimular boas práticas.
Exercer uma postura crítica e reflexiva é fundamental para mapear os desafios dos pais, alunos e professores.
Qual a diferença entre Coordenação pedagógica e Direção escolar?
É importante ter em mente que o coordenador e o diretor não possuem os mesmos papéis na escola. O ideal é que um complemente a atuação do outro no dia a dia escolar e no processo de ensino e aprendizagem.
A coordenação pedagógica é responsável pelos processos ligados ao ensino e à aprendizagem. Além disso, ela irá trabalhar para a integração do projeto político pedagógico da escola pelo corpo docente e em sala de aula.
Enquanto isso, a direção escolar cuida da gestão administrativa e da gestão financeira das instituições de ensino. Olhando mais para organização, planejamento escolar, retenção de alunos, calendário do ano letivo, etc.
Qual a importância da coordenação pedagógica?
A coordenação pedagógica desempenha um papel de extrema importância no contexto educacional. Ela atua como uma ponte entre os diversos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, como professores, alunos, pais e gestores.
Através de sua atuação, a coordenação pedagógica promove a articulação entre teoria e prática, auxiliando na implementação de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes.
Além disso, esse profissional tem a responsabilidade de acompanhar e orientar os professores, fornecendo suporte pedagógico, feedback e estimulando o desenvolvimento profissional.
A coordenação pedagógica também desempenha um papel fundamental na avaliação do processo educativo. Ela identifica necessidades, propondo ajustes e buscando soluções para melhorar a qualidade do ensino.
Sua atuação contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo o engajamento, a autonomia e o sucesso educacional.
Portanto, a coordenação pedagógica é essencial para o bom funcionamento das instituições de ensino. É ela quem garante uma educação de qualidade e o progresso contínuo da comunidade escolar.
Qual o papel da coordenação pedagógica?
Abaixo destacamos algumas frentes de atuação de um coordenador pedagógico. Além da importância de cada uma delas para o funcionamento geral de uma escola.
Mediação do currículo escolar
É necessário estar a par dos conteúdos que serão trabalhados. Inspecionar, analisar e acompanhar as competências e habilidades que se pretende mobilizar em cada bimestre.
Essas são práticas que podem corroborar com o currículo e trazer ganhos mais efetivos para os estudantes.
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Apoiar os professores
Para que haja inovação na sala de aula, os professores precisam ter um espaço seguro de acolhimento de suas dores, ideias e propostas.
Uma coordenação que apoia os professores está fortalecendo a autonomia docente, sua prática e processo criativo.
Recriação e inovação
Com o olhar sensível e atento para o processo de ensino dentro da sala de aula, que é onde trabalhará em parceria com os educadores, sugerimos que o coordenador pedagógico se mantenha atento às metodologias alternativas e inovadoras que facilitam o engajamento e a aprendizagem.
Diálogo com o corpo discente
Colocar-se de forma aberta e garantir a horizontalidade faz parte do papel da coordenação escolar. Ao criar um ambiente agradável e de confiança, o estudante tende a se sentir parte da comunidade.
Assumindo a perspectiva de agente ativo, o estudante que tem voz no seu processo de aprendizagem. Ele é motivado a criar diálogos e aproximações com a gestão e os professores.
Desse modo, a coordenação pedagógica ganha mais espaço para orientar, mediar e gerir conflitos.
Criar e estimular projetos
Ao estar atenta à aprendizagem dos estudantes, a coordenação pedagógica estará à frente da sugestão e criação de projetos que trabalhem os objetivos pedagógicos do bimestre.
Os projetos escolares são oportunidades para engajar e apoiar os estudantes no seu desenvolvimento de forma fluida, interativa e desafiadora. E assim, trabalhar habilidades e competências de forma alternativa e inovadora.
Escolher a metodologia de ensino
O coordenador pedagógico pode participar da escolha de quais as melhores metodologias de ensino para a aplicação em sala de aula pelos professores.
A escolha das metodologias de aprendizagem devem estar de acordo com o projeto pedagógico da escola e os valores e objetivos da mesma.
Conhecer a comunidade escolar
Ouvir as famílias é uma ação importantíssima para a construção de uma relação saudável entre a família e escola.
O que resulta não apenas em uma boa relação entre a instituição e os responsáveis, mas também na possibilidade de prever a viabilidade das propostas pedagógicas planejadas para o ano letivo.
Oportunizar a formação continuada
Fomentar seminários e palestras com especialistas, compartilhar informações, livros e artigos do campo da educação. Tudo isso é um modo de fazer com que os professores estejam em constante reflexão sobre sua prática e em contínua formação.
Essas são ações que ampliam o repertório de atuação dos professores e podem inspirá-los a recriar e transformar sua didática.
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Quais são os benefícios do alinhamento entre gestão e coordenação pedagógica?
Além de um catalisador de mudanças, a coordenação pedagógica ocupa um lugar estratégico na gestão da escola.
Principalmente porque é o(a) coordenador(a) que vai estar diretamente em contato com os docentes, familiares e estudantes.
A atuação multilateral permite que dores, problemas e desafios sejam identificados e acompanhados, possibilitando à gestão a tomada de decisões coerentes e qualificadas.
É a coordenação pedagógica que elabora e acompanha dados relevantes sobre o desenvolvimento dos estudantes e desempenho dos docentes.
Esse olhar pode trazer subsídios para transformações mais estruturais, que potencializam a qualidade do ensino e, consequentemente, a forma como a escola é vista pelas famílias.
Um agente dedicado a acompanhar mais de perto a melhoria dos processos pedagógicos, as metodologias aplicadas, a formação dos professores, as dificuldades dos alunos e as dores das famílias tende a oportunizar o processo de inovação e crescimento da instituição.
Gestor escolar, esperamos que nosso texto tenha te ajudado a entender melhor o papel desse parceiro tão importante para a sua escola.
Que tal aproveitar o segundo semestre para estreitar a parceria com o seu coordenador ou coordenadora? Comece com a leitura do nosso artigo Segundo semestre escolar: 11 dicas para gestão.