Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Saiba como fazer um planejamento escolar eficiente

Saiba como fazer um planejamento escolar eficiente

20 out 2021
3 min
Post modificado em:
30/8/2022

A preparação para o início de todo ano letivo envolve responsabilidades como o planejamento escolar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar esse processo. Assim, esperamos ajudar você a elaborar seu plano de ação de forma mais eficiente.

Para saber mais sobre como fazer um planejamento escolar que traz bons resultados, continue esta leitura!

O que é um planejamento escolar?

O planejamento escolar é um plano que norteia as atividades a serem executadas durante o ano letivo. Ele inclui as estratégias escolares e os objetivos a serem alcançados durante o período, além de prioridades e metas da instituição.

Eventos, reuniões e demais projetos necessários ao funcionamento da instituição de ensino e aprendizado dos estudantes também devem compor o planejamento escolar. Sendo assim, ele envolve decisões pedagógicas e administrativas, e deve ser seguido por todos os integrantes da escola.

Como fazer um planejamento escolar eficiente?

A seguir, vamos dar algumas dicas para que você elabore o melhor planejamento escolar possível, de forma eficiente e efetiva.

Avalie o ano anterior

Ao analisar as ações do ano anterior, faça um diagnóstico das melhores propostas e eventos. Considere aquelas que não foram bem executadas ou que não tenham alcançado o resultado esperado.

Dados da escola, como o índice de aprovações em cada segmento, também requerem atenção especial. Dê o mesmo tratamento para a adição e o cancelamento de matrículas e outras informações que considere relevantes.

Além disso, investigue também quem são os estudantes e os professores da sua escola, a região e características locais de onde moram. Essas informações podem servir de base para novas estratégias e atividades de intervenção.

Dê o primeiro passo para ouvir o outro!

Durante a avaliação do período anterior, separe um momento para escutar pais responsáveis e alunos. Afinal, desenvolver a escuta ativa na escola é primordial para a melhora da comunicação e uma das principais características de um bom gestor escolar.

Trace objetivos

Parte da importância do planejamento escolar se deve a ele estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico e com as informações que você recebeu de toda a comunidade escolar.

A partir disso, considere sugestões, problemas e lacunas para definir os novos objetivos da sua escola. Pense: o que a escola pode fazer de diferente no próximo ano? O que seria importante que os alunos desenvolvessem? As atividades e ações devem responder às necessidades analisadas, ao planejamento do seu estado e às orientações da BNCC. 

Por exemplo, se seus alunos apresentam baixo desempenho na leitura, que tal desenvolver um projeto de leitura com temática de interesse deles?

Outra situação hipotética: para trabalhar a diferença entre o senso comum e o senso crítico, que tal propor uma semana da ciência com vários experimentos científicos?

Essas estratégias podem mobilizar, de forma lúdica e natural, diversas competências destacadas pela BNCC. Portanto, desdobre seus objetivos em pequenas metas e tarefas, tornando mais fácil concretizá-los.

Defina “como” e “quando”

Após fazer o diagnóstico dos problemas e traçar os objetivos, é chegado o momento de desenhar as estratégias. Para isso, considere quais eventos responderão às expectativas traçadas, quantas reuniões serão necessárias e quais tecnologias e recursos serão pensadas. Essas perguntas são imprescindíveis para definir as metodologias a serem utilizadas.

Além disso, é fundamental construir um cronograma objetivo, claro, flexível e, sobretudo, coerente. Por isso, construa metas alcançáveis e sólidas!

Da mesma forma, compartilhe responsabilidades e registre os resultados do planejamento durante o ano. É importante tomar nota da formação continuada dos professores como forma de aprimorar o seu corpo docente.

Invista na leitura como estratégia para trabalhar projetos interdisciplinares

O contato entre os professores e as áreas de conhecimentos pode, por pressão do cotidiano, ser concebido de forma dissociada. No entanto, sabemos que os campos das ciências exatas, sociais e biológicas são transversais.

Nesse sentido, explorar os conhecimentos sem rupturas e separações pode permitir uma compreensão mais abrangente dos alunos e uma relação mais aproximada da comunidade escolar.

Conte com a tecnologia

Não deixe de inserir novas tecnologias no seu planejamento. Além de tornar sua instituição de ensino mais atraente para os responsáveis pelos alunos, as plataformas digitais podem transformar a dinâmica da sala de aula, apresentando novas formas de lidar com os desafios da aprendizagem.

As tecnologias também tornam a sua gestão mais estratégica, aprimorando o atendimento aos alunos e a administração da escola.

De modo semelhante, é importante estar ligado às novas demandas do mundo educacional, como as provocadas recentemente pela pandemia. Essas transformações fizeram necessárias novas configurações de aprendizado e nos despertaram para a importância de desenvolver a autonomia do estudante.

Muitos caminhos levam o estudante a continuar aprendendo fora da sala de aula com o uso das metodologias ativas, seja a partir de recursos digitais, de projetos educativos ou mesmo a sala de aula invertida, isso exige novos olhares no planejamento escolar.

>>> Ouça também o episódio do nosso podcast Plantando Histórias: Inovação e tecnologia na educação, com o educador Jayse Ferreira

Envolva as famílias

Ah! A confecção do seu plano precisa considerar o envolvimento de pais e responsáveis no aprendizado do aluno. Para isso, conheça bem o perfil dos pais e suas expectativas e possíveis receios, de modo a promover reuniões que atraiam sua atenção.

A partir disso, elabore ações que os aproximem e reforcem a importância da sua participação na rotina escolar. 

Dica de ouro: organize o calendário anual da escola

O planejamento precisa ser flexível e objetivo, mas sobretudo, previsível. Por isso, é fundamental estar atento às principais datas comemorativas nacionais, feriados e outras celebrações importantes.

Para saber como fazer um planejamento escolar eficiente, consulte nossa planilha de planejamento escolar com sugestões de atividades e dicas de leitura para cada data importante no calendário nacional e também celebrações internacionais. Esse material permite a previsão e a organização do seu cronograma, servindo como apoio para que seu corpo docente execute as aulas.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Quais são as etapas do planejamento escolar?

Se você está em busca de melhorias para o próximo ano letivo, destacamos as 5 etapas do planejamento escolar para torná-lo ainda mais organizado e previsível.

Continuar
Gestão Escolar

Taxa de Matrícula: como fazer de forma correta

Dicas para a cobrança correta da taxa de matrícula e rematrícula em escolas privadas. Saiba como orientar e oferecer serviços de qualidade.

Continuar