Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Árvore na Escola
Veja como usar Árvore para ensinar ciências

Veja como usar Árvore para ensinar ciências

5 fev 2019
2 min
Post modificado em:
10/1/2022

O principal objetivo desse conteúdo é que os alunos identifiquem a célula como unidade básica dosseres vivos. Primeiramente, foi entregue uma lupa para que os alunos observassem suas mãos, depois, foi solicitado que eles expusessem suas opiniões sobre o que estavam vendo. Na aula de informática, trabalhamos com a Árvore Atualidades, o texto era “Atlas das Células”, da edição 80.

Fizemos a leitura em grupo, fazendo conexões com os conceitos prévios discutidos nas aulas de Ciências. Os descritores em cada edição nos orientam e trazem uma análise do que queremos dos alunos ao final de cada edição.

O texto, embora sugerido para o 7º ano, foi utilizado para o 5º ano, respeitando o interesse da turma. Todo o trabalho na Árvore Atualidades foi direcionado utilizando o plano de aula sugerido, o que facilita consideravelmente o trabalho do professor. No primeiro momento os alunos tiveramuma aula com os conceitos do material didático (apostila do Expoente) podendo estabelecer o conceito básico de célula.

Pesquisa em dupla

Em seguida, com o objetivo de antecipar um conceito fundamental para a compreensão da matéria, os alunos, em duplas, pesquisaram o que é uma célula e produziram um breve texto expositivo com oresultado da pesquisa. Alguns links utilizados para pesquisa dos alunos (sugestões no plano de aula Árvore Atualidades)

Após a conclusão das atividades na Árvore, os alunos fizeram o contorno da mão em uma folha e preencheram os espaços com massinha e, com a ajuda de um palito de churrasco, fizeram frisos para representar a imagem observada (células).

Trabalhando com massinha

Em outro momento utilizando massinha, um pote plástico, gel de cabelo e filme plástico, montaram uma célula e concluíram que: a bola de massinha representa o núcleo, o filme plástico representa o citoplasma e o pote a membrana celular. E concluímos o trabalho observando uma célula animal e vegetal no microscópio.

Árvore Atualidades e interdisciplinaridade

Temos utilizado os textos da Árvore Atualidades em algumas avaliações também. O trabalho fica mais enriquecido com uso da plataforma, pois os alunos podem estabelecer relações com os conteúdos trabalhados e testar os conhecimentos através de jogos e produções.

É notória a evolução dos alunos que utilizam a plataforma da Árvore Atualidades desde o quarto ano. A leitura deixa de ser algo imposto e desprazerosa. Podemos fazer conexões com várias matérias econteúdos e principalmente com assuntos atuais, formando assim, pessoas mais críticas com coerência de pensamentos e opiniões.

*Texto escrito pela Professora Mércia Almeida de Oliveira, do Colégio Expoente – Água Verde.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Árvore na Escola

Por que Árvore Livros ajuda a engajar os alunos?

Quer saber por que utilizar a Árvore Livros na sua escola? E como ela pode engajar os alunos? Confira no post!

Continuar
Árvore na Escola

Como o Colégio Magno aproximou as famílias com a Árvore

Confira esta história de sucesso do uso da Árvore com as famílias do Colégio Magno!

Continuar