Direção escolar: 9 dicas para otimizar o trabalho

Cuidar dos alunos, professores e toda comunidada escolar, estar atento à saúde financeira e aos espaços físicos da escola, deixar as famílias satisfeitas e coordenar todo o time pedagógico. Ser diretor escolar de fato não é uma tarefa fácil. 

Pensando nisso, trazemos neste post 9 dicas para otimizar o trabalho da direção escolar. São algumas contribuições pensando em deixar o cotidiano do diretor mais ameno e fácil de conduzir. Confira!

1 - Tenha uma gestão do tempo eficiente

A primeira dica é imprescindível para que todas as outras deem certo. Controlar de forma eficiente e inteligente o tempo vai ajudar a organizar todas as tarefas do seu dia e evitar imprevistos.

Assim, tenha uma agenda organizada e calculada. Você pode até mesmo usar o próprio Google Agenda para se organizar. Na agenda, tente tirar horários para tarefas também mais simples ou momentos que precisam de foco e concentração. Assim, você evita ficar depois do horário com tarefas que precisam ser liberadas. 

Sabemos que a agenda de um diretor escolar conta com muitas reuniões ao longo de um único dia. Então tente sempre otimizar essas reuniões, se preparando previamente e cumprindo o horário estipulado.

2 - Tenha uma excelente comunicação

O trabalho de direção escolar envolve se comunicar diariamente com diferentes públicos. Saber como agir e falar com cada um deles é fundamental para realizar um bom trabalho. Dessa maneira, tente se planejar para comunicados recorrentes ou reuniões que você já tenha previsto.

É importante também se comunicar de forma clara e objetiva para evitar ruídos. Se você precisa que sua equipe cumpra determinada tarefa, passe essa demanda de forma assertiva e, de preferência, também por escrito ou através de algum meio que a pessoa possa consultar depois.

3 - Conte com o apoio da tecnologia

Contar com um software de gestão escolar ou organização de tarefas pode ser uma boa ideia para manter as duas dicas anteriores em dia. A tecnologia pode nos ajudar a ter uma comunicação e gestão de tempo mais eficiente e descomplicada.

Hoje, já existem muitos programas feitos especificamente para o contexto escolar. Você pode até mesmo explorar as tecnologias educacionais que a sua escola já possui para aproveitá-las ao máximo. 

4 - Se prepare para o gerenciamento de crises

O trabalho da direção escolar também envolve resolver e gerenciar algumas crises. Algumas delas se repetem e você pode tentar prever formas de se preparar e se adequar para o melhor gerenciamento das mesmas.

Por isso, trocar com sua equipe e preparar todos da escola para crises e possíveis questões a serem resolvidas evita que os conflitos aumentem ou tomem maiores proporções. Além disso, é bacana ter um grupo focado exatamente no gerenciamento de crises para que a ação ocorra de forma rápida e eficiente.

5 - Motive seu time e mantenha o trabalho em equipe

É importante sempre lembrar que a direção escolar não é feita somente pelo diretor. Existe toda uma equipe que auxilia no trabalho e possibilita que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Dessa forma, é preciso manter seu time motivado, atento às demandas e, principalmente, unido. O trabalho em equipe é essencial para que tudo ocorra bem. Lembre-se de delegar certas funções e dar o suporte necessário para todos do time.

6 - Mantenha uma atitude inspiradora

Ser diretor escolar é também ser um líder na sua escola. E um líder precisa manter uma atitude inspiradora e positiva com todos ao seu redor. Portanto, isso inclui não só inspirar seu time direto, mas também professores, alunos e famílias.

Para tanto, é importante novamente uma comunicação eficiente, além de uma postura profissional em reuniões, contatos e demais momentos da escola.

7 - Tenha contato com alunos, professores e famílias

Essa dica se relaciona com a anterior: a melhor forma de manter toda comunidade escolar inspirada e unida é por meio do contato constante com todos. Estar perto de professores e alunos ajudará a definir e entender melhor como está o trabalho em sala de aula e realizar qualquer ajuste. 

Além disso, como figura inspiradora, estar presente em diferentes momentos e disponível também para as famílias ajudará a criar um elo poderoso com todos da escola.

8 - Escute ativamente a comunidade escolar

Deixamos essa dica em separado para frisar o quanto a escuta precisa ser ativa. Ou seja, é preciso de fato ouvir o que todos da comunidade escolar têm a dizer, fazer colocações assertivas, registrar o que for recebido e encaixar nas demandas do colégio aquilo que foi recebido.

Ter uma escuta ativa faz bem pro próprio trabalho da direção escolar: ela ajudará a mapear as diferentes questões que sua instituição de ensino possui.

9 - Mantenha as portas sempre abertas

Por fim, recomendamos que a sala da direção escolar seja um espaço de portas abertas. É muito bacana que alunos, professores, coordenadores e famílias se sintam à vontade para frequentar esse espaço e ter o diálogo com a direção.

Mantenha sempre as portas abertas e veja todo seu trabalho florescer de forma incrível na sua escola!

Se curtiu as nossas dicas, compartilhe esse conteúdo com outros gestores escolares!

No items found.
Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

mulher mexendo nas redes sociais em telefone
Gestão Escolar

A imagem da escola na era das redes sociais: aprenda a se comunicar com os pais

Como sua escola pode manter uma ótima comunicação com as famílias na era das redes sociais? Confira neste post!

Continuar
professora realizando avaliação qualitativa com aluno
Gestão Escolar

A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar

Neste texto, você vai descobrir o que é a avaliação qualitativa e como ela pode ser importante para o cotidiano escolar.

Continuar
professora realizando relatório de leitura
Gestão Escolar

Entenda a importância do relatório de leitura e como fazê-lo

Você sabe como elaborar um relatório de leitura dos alunos da sua escola? E a importância dele para o ensino? Confira neste post!

Continuar