Como engajar alunos do Ensino Médio com a Árvore
O Colégio Montessori possui uma história de mais de 20 anos, sendo uma das maiores instituições de ensino do Recôncavo da Bahia. A instituição enfrentava desafios para engajar os jovens do segmento do Ensino Médio e encontrou na Árvore uma solução. Leia mais abaixo.

Superando o desafio
O desafio era engajar os quase 150 alunos do Ensino Médio, fase em que há maior dispersão e distanciamento da escola. Por meio da facilidade de acesso e o ambiente tecnológico, a Árvore conseguiu gerar o engajamento dos alunos.
Os jovens estão cada vez mais conectados e as escolas atuam de forma estratégica quando absorvem a tecnologia em sala de aula e a utilizam a favor do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, torna-se muito mais fácil promover o interesse quando as ferramentas estão disponíveis nos dispositivos que esses jovens já usam e gostam.

Concursos
Os concursos gratuitos promovidos pela Árvore também foram importantes ferramentas para a instituição. Os professores se sentiram envolvidos, pois os conteúdos são elaborados por especialistas pedagógicos especialmente para cada sujeito da comunidade escolar, e possibilitam que se saia do cotidiano em sala de aula.
A partir disso, a equipe do Montessori entendeu que a leitura também serve para se emocionar e entreter, saindo do senso comum e fazendo com que o aluno se sinta fazendo parte do que é lido e dialogue com as obras.

Vantagens
Além das facilidades da tecnologia, a leitura apresentou diversos outros benefícios para esse segmento escolar no Colégio Montessori. Ela amplia o repertório cultural e senso crítico dos alunos, atributos essenciais para a fase de estudos para o vestibular, deixando o leitor mais preparado para as avaliações.
A leitura também demanda foco e concentração, contribuindo para desacelerar e acalmar os estudantes que recebem diversos estímulos e vivem em um mundo ágil.

lidos
emprestados
de leitura

“A Árvore não é somente uma plataforma de leitura digital, mas também uma plataforma de engajamento pedagógico. Hoje a gente tem a percepção de que nossos alunos são sim leitores, porque eles não leem mais somente os resumos das obras, mas se engajam.”
Andrea de Araújo
Coordenadora do Ensino Médio do Colégio Montessori