Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
12 dicas eficazes para motivar o professor

12 dicas eficazes para motivar o professor

8 abril 2022
4 min
Post modificado em:
6/6/2022

É no universo da educação que vemos cada vez mais a temática da motivação sendo discutida, principalmente, relacionada à prática docente. Considerando a importância de ter professores engajados e comprometidos, elaboramos esse texto para que você, gestor, proporcione estímulos e saiba como motivar o professor, para ações cada vez mais significativas e autônomas na sua escola. 

Como motivar o professor e a neurociência

A motivação é uma das questões que não escapou à ciência. Embora usemos como sinônimo, ser estimulado e ser motivado não são a mesma coisa, uma vez que partem de fontes distintas. 

Não entendeu nada? Calma, vamos explicar melhor! Para neurocientistas, estímulos são  ações externas que pretendem nos fazer mover. Enquanto isso, a motivação depende de motivos e causas internas. 

No entanto, são duas dimensões que se interligam para nos impulsionar a agir. Eles são marcadores que indicarão o quanto vamos nos envolver e nos dedicar a determinadas ações, coisas ou pessoas, em diversas áreas da nossa vida, principalmente o trabalho. 

Muito embora a motivação seja um impulso intrínseco, é importante notar que o meio externo tende a influenciar nossas respostas cerebrais e emocionais. Por isso, os estímulos provocados externamente têm potencial imenso de serem transformados em motivação. Gestores, vamos às dicas de como motivar o professor!

1 - Pense a estrutura da escola

As condições de trabalho, estrutura adequada e equipamentos modernos contam e muito para estimular os professores no seu dia a dia. 

Ter a responsabilidade de garantir recursos que deveriam ser viabilizados pela escola, além de gerar sobrecarga de trabalho pode impedir que ações inovadoras sejam planejadas. 

Por isso, uma estrutura tecnológica e completa permite que as experiências em sala sejam muito mais frutíferas e significativas, gerando motivação não apenas nos seus professores, mas também aos seus estudantes.

2 - Formação continuada

Cuidar para que seus professores expandam sua potencialidade faz parte das ações de uma gestão de excelência. Assim, ter a oportunidade de desenvolver novas habilidades e aprofundar conhecimentos é uma forma muito relevante e necessária de motivar  os professores. 

Essa formação continuada pode abranger experiências literárias, livros, expedições culturais, visitas a museus e outras formas de oportunizar que o professor acesse diversos saberes. Ah! Não deixe de considerar suas escolhas e preferências, uma escuta ativa é fundamental nesse processo formativo.

3 - Como motivar o professor com um espaço colaborativo

Construir canais que incentivem a colaboração nas decisões da gestão a fim de alinhar as providências e outras resoluções são muito importantes para criar um espaço cooperativo e de corresponsabilidade. Assim, esses espaços colaborativos são uma ótima forma de como motivar o professor.

Deliberações que impactem toda a estrutura da escola, assim como a experiência dos estudantes, quando compartilhadas com os docentes, deslocam o professor para o papel de decisor e protagonista. E tem o potencial de motivar para ainda mais participação e pertencimento.

Leia também: 5 dicas de como aplicar a gestão democrática na escola

4 - Crie ambiente harmonioso!

Viabilizar espaços de trocas e confraternização entre os professores, como encontros, rodas de conversas, clubes de livros e outros momentos descontraídos podem ser um up na forma como o corpo docente se enxerga dentro da estrutura da escola. 

Essas ações que vão além da rotina podem potencializar sua motivação, engajamento e dedicação. Afinal, esse professor poderá se ver como parte de uma rede de identificação e afeto, o que tende a fortalecer sua identidade e formação como professor

5 - Uma cultura de feedback

Construir uma cultura de feedbacks construtivos pode ser uma forma saudável de incentivar um espaço harmonioso e melhorar a comunicação entre os agentes da escola.

Combine momentos e formatos de diálogo, como por exemplo, escrito ou pessoalmente, priorizando o respeito e a comunicação não violenta. 

Assim, possíveis eventos conflituosos não terão oportunidade de interferir na harmonia do ambiente escolar. Além disso, elogios e reconhecimentos são muito bem vindos, não economize! 

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Baixe agora!

6 - Apoie! 

Os professores precisam se sentir apoiados pela escola e pelos responsáveis. Para que os docentes se sintam ainda mais acolhidos, promova, portanto, um espaço de diálogo e escuta ativa. Criar canais abertos de comunicação para entender suas perspectivas, expectativas e desafios conta muito! 

Oportunize também momentos de trocas com os familiares, o que permitirá que o professor compreenda melhor a experiência de aprendizagem do estudante e tenha maiores estímulos para executar seu trabalho da melhor maneira possível. 

7 - Reconhecimento salarial

O estímulo financeiro não é o mais importante. Mas com certeza tem grande papel em como motivar o professor. Fornecer um salário compatível com a atividade docente significa respeitar e valorizar o profissional. 

Um dos principais motivos de desestímulo é o não reconhecimento do valor e do esforço exigido no exercício da profissão. Uma vez que a sua atuação vai muito além da sala de aula, sendo necessários comprometimento e dedicação ainda maiores. 

Por isso, gestor, valorize o profissional da sua escola! Oportunize salários atraentes e planos de carreiras sólidos, que além de tornar sua escola mais interessante a profissionais competentes, pode estimular e aproximar seu corpo docente.

8 - De olho na  saúde mental

A saúde mental é um assunto sério e precisa ser considerado quando pensamos sobre motivação dos professores. O desgaste emocional e físico pode ser muito comum na profissão docente, mas não deve ser normalizado. 

Afinal, depois de um longo período pandêmico, em que 72% dos professores tiveram sua saúde mental prejudicada, é imprescindível incentivar o cuidado e atenção necessários. Assim, fomentar conversas e palestras sobre a temática e principalmente, condições de trabalho reais e humanizadas é um caminho que precisa ser percorrido.

9 - Inspire seu corpo docente! 

Convide pessoas inspiradoras para um momento especial com seu corpo docente. Ouvir e conhecer histórias e experiências estimulantes pode mudar algumas ações e práticas paralisantes e infrutíferas. 

Crie pontes com figuras que compartilhem suas histórias reais, ideias e vivências fascinantes, não somente para dialogar sobre o universo da educação, mas também para aproximar o corpo docente de outras realidades e possibilidades. 

Momentos assim podem ser muito ricos para o aprimoramento da sua motivação como professores, e também para sua motivação na vida pessoal. 

10 - Invista na sala dos professores  

A sala dos professores deve ser um espaço estético, aconchegante e emocionalmente agradável. Os estímulos visuais e olfativos influenciam na forma como nos adaptamos ao ambiente, principalmente as cores que têm um impacto direto no nosso estado emocional. 

Por isso, investir no conforto e na estética do ambiente pode ser um caminho para acolher seus professores.

11 - Dê autonomia 

Autonomia docente é a capacidade de tomada de decisão de modo reflexivo, sensível e consciente. Para isso, é fundamental que o corpo administrativo confie e dê condições para que o professor crie e interfira,  elaborando experiências educativas mais significativas. 

Assim, o professor tem maior liberdade para enxergar as necessidades dos estudantes, que  podem estar além dos limites da sala de aula, mas que se relacionam e refletem diretamente nela. 

12 - Retornar aos objetivos da educação

Relembrar a perspectiva do projeto político pedagógico continuamente, assim como retornar aos objetivos da instituição escolar e os sentidos da educação ao longo do período letivo, são exercícios muito necessários à prática docente. 

O ato de lecionar deve manter a intencionalidade educativa, destacada pela BNCC como ações orientadas para o aprendizado, visando que o estudante conheça a cultura e o universo a sua volta. 

Mas além disso, o educador deve ser incentivado a refletir sobre seu papel na sociedade, assim como o potencial da sua prática num dos países mais desiguais do mundo. Como também, os impactos e a relevância da sua prática. Essas reflexões, certamente, são oportunidades para que o professor encontre a motivação necessária para o seu exercício docente diário.

Esperamos que aproveite nossas dicas! Nosso intuito é contribuir para que o aprendizado na sua escola seja cada vez mais significativo, com a colaboração de um corpo docente dedicado, comprometido e imerso na prática educativa. Aproveite e baixe gratuitamente o nosso Guia do Engajamento Escolar!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da Gestão Escolar

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Grupo de WhatsApp da escola: como gerir da melhor forma

Gestores escolares, descubram neste post como gerenciar da melhor forma os grupos de whatsapp da sua escola.

Continuar
Gestão Escolar

Propaganda de Escola: 20 ideias para sua instituição

Confira neste post dicas e ideias criativas de propaganda de escola para aplicar na sua instituição.

Continuar